RELATORIOS: CRYSTAL? DATAREPORT? OBJETOPRINTER?

USUARIO.EXCLUIDOS 15/01/2005 13:02:05
[txt-color=#0000ff][txt-size=3]Sou péssimo em relatório, ou seja, não sei praticamente nada de Relatórios...

Estou precisando que algum VBManiaco me dê umas dicas e também alguns exemplos de relatórios simples e complexos, sou ruim em formulas...[/txt-size][/txt-color]
USUARIO.EXCLUIDOS 15/01/2005 14:46:00

Ai vai um exemplo...

1 Inicie o Visual Basic e selecione as opções File->New Project do Menu Principal .
2 Na Janela New Project selecione o ícone Data Project
3 Será criado um novo projeto chamado DataProject com os seguintes elementos
4 Clique duas vezes no objeto DataEnvironment1 e a seguir clique com o botão direito do mouse sobre o objeto Connection1 selecionando a opção Properties... do Menu suspenso (Fig 3.0) ;Na caixa de diálogo Propriedades do Data Link na aba Provedor selecione Microsoft Jet 3.51 OLE DB provider e na aba Conexão em especifique a localização da base de dados Biblio.mdb
5 Clique novamente com o botão direito do mouse sobre Connection1 e selecione a opção Add Command , será incluido o um objeto Command1 no ambiente. A seguir clique com o botão direito do mouse sobre Command1 e selecione a opção Properties...
6 Na caixa de diálogo Propriedades de Command1, em Source of Data , selecione a opção SQL Statement e insira o comando SQL :
SELECT Author, ÂÂÂ'Year BornÂÂÂ' FROM Authors WHERE (ÂÂÂ'Year BornÂÂÂ' = ?)
como mostrado abaixo
7 Clique na Aba Parameters e defina os valores para o parà¢metro conforme mostrado na figura abaixo (Fig 7.0), A seguir clique no botão OK

A variável será atribuída ao parà¢metro e o relatório será gerado com base no critério escolhido. Onde temos:

Parameters - Contém a lista de parà¢metros (objetos) que estão associados com o objeto Command.
Parameter Proprieties - Contém o grupo de propriedades que você pode alterar para o parà¢metro selecionado
Name - Indica o nome do parà¢metro.
Direction - Indica se o parà¢metro é um valor de entrada ou saida ou ambos, ou se o parà¢metro esta sendo retornado por uma procedure.
Data Type - Determina o tipo de dados para o qual o parà¢metro é convertido
Precision - Indica o número máximo de digitos para o parà¢metro.
Scale - Indica o número máximo de dígitos a direita do ponto decimal.
Size - Indica o tamanho máximo em bytes do parà¢metro.
Host Data Type - Usando quando o parà¢metro é referenciado por uma aplicação Host.
Required - Indica que o valor do parà¢metro é obrigatório quando da execução do objeto command.
value - Indica um valor para o parà¢metro.
Agora só falta criar um formulário onde criaremos uma interface que solicitará o ano de nascimento do autor para em seguida gerar o relatório com base nesse critério. Abaixo temos um layout de uma das possibilidades:

O código associado ao botão de comando - command1 - para exibir o relatório é o seguinte:

Private Sub Command1_Click()
If IsNumeric(Text1.Text) = True Then
DataEnvironment1.Command1 CInt(Text1.Text)
DataReport1.Show
Else
MsgBox " Informe um ano válido !!!", vbCritical, "Data Report - Usando Parà¢metros"
End If
End Sub

Se você não entendeu consulte o site
http://www.macoratti.net/data_rpt.htm
RO.DRIGOSG 15/01/2005 17:41:18
De uma olhada neste arquivo q eu enviei.

Mostra como montar um relatório e imprimir por data?

http://www.vbmania.com.br/vbmdetail.php?varID=2015

Um abraço!
WEBMASTER 15/01/2005 17:48:30
nossa...nao era mais facil passar o proj pra ele RENE DA SILVA ?
Mas vlw kra!!!!
IVOFABIANO 17/01/2005 10:00:49
Uma coisa eu vou te dizer (e acho que muitos vão concordar), só use o Crystal reports se não puder fazer o relatório no Data Report ou no printer...
Apesar de permitir mil estripulias, o Crystal reports dá muita dor de cabeça com os "velhos" problemas de compatibilidade de componentes...

Abs
USUARIO.EXCLUIDOS 17/01/2005 10:49:56
Resposta escolhida
YOUNG_H4CK3R, [txt-color=#ff0000]Estamos aqui para Ensinar a PESCAR, e não dar o PEIXE de Mão Beijada![/txt-color]
Antes que haja a réplica, entendi o que você quiz dizer, espero que entenda o que disse...
Até mais!
Página 1 de 2 [12 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas