RETORNO AO DEV E UMA DÊVIDA CRUEL, WF OU ASP.NET

MKING 26/02/2016 15:22:48
#458262
Boa tarde pessoal, tudo bem?

Ando bem sumido do fórum e do desenvolvimento também, pois migrei para área mais voltada a analise e agora estou retornando pois o mercado de trabalho infelizmente está bem escasso para analistas...

Pois bem, para esse processo de retorno fiz um acordo com uma amiga que está abrindo um negócio de comida caseira e ela me pediu um sistema para identificação controle de pedidos, gastos, estoque e etc, irei fazer pra ela e ao mesmo tempo me reciclar mas estou com algumas dúvidas e gostaria que me ajudassem se possível:

1 - O que vocês acham melhor nesse caso, Windows Forms ou Asp.net Web?

2 - Estou por fora de preços, quanto eu poderia cobrar dela nesse sistema? (Lembrando que estou fazendo realmente para uma amiga, tipo madrinha de casamento e ela faz questão de pagar rs)

3 - Alguma dica que possa ajudar, aceito de bom grado

Muito obrigado a todos!
DS2T 26/02/2016 15:49:57
#458265
1 - Depende muito do que você pretende para o futuro e do escopo do projeto. Se a ideia é deixar esse sistema num servidor da própria empresa (nada rodando em nuvem), acho que é indiferente. Eu gosto mais de Windows Form, pois não preciso ficar me preocupando muito com testar nos navegadores (porque essa parte do client side ainda não é bem padronizada... as vezes rola bugs num navegador e outro não.). Por outro, você encontra uma gama incrível de bibliotecas para desenvolvimento web. Então você consegue deixar com um design bem dinâmico. Você até consegue com windows form também, mas os componentes personalizados do windows form geralmente tem que ser feito por você ou são pagos. Na web não, muita coisa boa de graça.

Agora sobre o padrão de projeto, eu recomendo que você faça em camadas. Aí a única diferença do seu projeto ficará por conta da View mesmo. Seria fácil transportar para outra plataforma, se quiser.


2- Isso depende muito cara. Quando eu faço meus sistemas, eu contabilizo quantas horas vou levar... e depois multiplico por 30 (meu valor hora). Esse negócio de fazer projeto para amigos e parentes, é muito complicado. Eles fazem questão de pagar, mas se você cobra o justo... eles acham que você tá rapelando eles. Então você acaba fazendo super barato e acaba não valendo a pena ... Outra dica que eu dou é sempre fazer um contrato... já passei muito desgosto nessa vida por falta de contrato.


3- A dica é tentar empregar as melhores práticas. Aproveita que ela é sua amiga e vai te dar um tempo pra desenvolver. Não faça o sistema de qualquer jeito, use um padrão de projeto bacana, orientação a objetos, um framework bacana pra persistência. Pense nesse projeto como seu portfólio. Mas não apenas a aparência, tenha orgulho do seu código também...

Abraços!
SINCLAIR 26/02/2016 16:16:04
#458268
Colega MKING

Assino em baixo o que o colega DS2T escreveu, ressaltando o trecho:

Citação:

Pense nesse projeto como seu portfólio. Mas não apenas a aparência, tenha orgulho do seu código também...



Faça sempre o melhor, ainda que consuma mais tempo.

Tudo de bom.
Faça seu login para responder