RUN-TIME ERROR 3265 ... E AGORA?

SIRIOUS 24/03/2013 20:22:50
#420977
Prezados participantes do forum:
Tenho um sistema em VB6, rodando sob Windows 7 - 64bit. Vem funcionando OK (cadastro, consultas, relatórios).
Resolvi criar um novo campo, onde eventualmente cadastro um dado adicional, que pode ser visualizado através
de form de consultas. Tudo isso funciona OK, tanto em <run-time> como pelo executável criado para a compilação.
Todavia, após compilado, quando vou consultar por esse novo campo, ocorre um <run-time error [ô]3265[ô] item not
found in this collection>. Como se o campo não existisse na pasta do programa onde foi compilado.
Já verifiquei que o banco (Access 7.0) armazenado na pasta de programas possui o novo campo...
(as demais rotinas do programa <há diversas, como cadastro, exclusão, edição, consultas com fotos, relatórios,
etc>. funcionam normalmente, como antes. Somente quando tento acessar informações que possam estar nesse
novo campo, é que dá o problema...
Alguém poderia me dizer onde estaria o erro? (se for preciso, junto fragmentos do código de cadastro e de con-
sulta a esse novo dado. O código todo é muito extenso e, como disse, o sistema funciona estabilizado, salvo por
essa falha de que falei...). Fico na escuta...
SIRIOUS 25/03/2013 11:30:55
#420996
Amigos, por exclusão, conclui que esse tipo de erro em tempo de execução provém do fato de o sistema não enxergar o (novo) campo criado na tabela.
O curioso é que, em tempo de projeto, clicando em ALT + F5, roda normalmente, tanto para gravar uma nova informação nesse novo campo, como para
leitura do arquivo no formulário de consultas. Igualmente o arquivo executável (dentro da pasta do project) roda sem maiores problemas... Apenas depois
que compilo o programa e que tento acessar pela pasta C:\Program Files (x86)\Aplicativo é que dá o erro (somente se tentar obter alguma informação do
novo campo, ou se tentar gravar alguma coisa nele). Nas demais rotinas, o aplicativo funciona perfeitamente...
Acredito que o problema esteja mesmo nesse campo novo (tipo Memo, assinalado <allowzerolenght>), pois fiz um teste, utilizando um campo já existente e,
depois de compilado, rodou OK. A propósito, o arquivo mdb do project é o mesmo que o programa compilado acessa.
O programa é compilado via PDW do VB 6 normalmente.
Abaixo, as rotinas para gravar e para ler o conteúdo desse campo específico:

[ô]Form de entrada de dados.
Private Sub cmdGravar_Click()
Dim Localizar As String
Localizar = txtNomeArquivo
TabelaAplic.Seek [Ô]=[Ô], Localizar
If TabelaAplic.NoMatch = False Then
TabelaAplic.Edit
AtualizaCampo
TabelaAplic.Update
MsgBox [Ô]A ocorrência foi gravada...[Ô]
Unload Me
End If
End Sub

Private Function AtualizaCampo()
If txtComentario = [Ô][Ô] Then
IsNull (TabelaAplic([Ô]Ocorrencia[Ô]))
Else
TabelaAplic([Ô]Ocorrencia[Ô]) = txtComentario
End If
End Function

[ô]Form de consultas
Private Sub Image2_Click()
Dim Achar As String
Achar = Label9
TbCadPgm.Seek [Ô]=[Ô], Achar
If TbCadPgm.NoMatch = False Then
If TbCadPgm!Ocorrencia > 0 Then
MsgBox [Ô]Existe ocorrência para esse aplicativo.[Ô]
lblComent.Caption = TbCadPgm([Ô]Ocorrencia[Ô])
lblComent.Visible = True
Else
MsgBox [Ô]Não há ocorrências registradas ...[Ô]
lblComent.Visible = False
End If
End If
End Sub

Não sei mais o que tentar...
ALEVALE 25/03/2013 11:39:53
#420997
Se não me engano existe um problema de compatibilidade quando se compila programas do VB6 em estações (X86) e depois para rodar as estações (X64) ou vice e versa.
Aqui no fórum existia algo falando sobre isso mas não me recordo se é exatamente esse o problema.
SIRIOUS 25/03/2013 12:05:16
#420999
Obrigado pela participação, Alevale.
Mas acredito que não se trata de incompatibilidade, uma vez que o aplicativo roda 99%. Somente quando tento acessar esse novo campo, seja para gravar ou para leitura dos dados desse campo é que aparece o [Ô]run-time error [ô]3265[ô] item not found in this collection[Ô]. Tenho aplicativos criados no tempo do XP e em Win 7 64bit. Todos eles rodam sem problema...
ROBSON 25/03/2013 13:25:37
#421001

O erro 3265 refere-se a exatamente um campo que não existe.
verifique exatamente como o nome do novo campo está escrito.
Verifique acentuação, minusculas, maiusculas, simbolos especiais.
o nome do campo tem que ser exato.
SIRIOUS 25/03/2013 14:06:16
#421008
Robson, concordo com sua colocação. Contudo, tanto o campo existe que, em [ô]run-time[ô] ou rodando diretamente pelo executável
da pasta do project, consigo gravar ou ler as informações (p.ex., clicando no ícone <Imagem2> acontece o seguinte:
1 - Pelo programa já compilado: Error run-time 3265.
2 - Pelo exe ou pressionando ALT + F5 com o project aberto: Informa se existem dados no campo, ou não...
O problema é só com esse campo. Mesmo já tendo compilado e recompilado o project, tudo funciona OK, exceto quanto a esse campo.
Eta errinho... O pior é que essa msg de erro é por demais genérica.
SIRIOUS 25/03/2013 21:15:32
#421035
Amigos, agradeço àqueles que se prontificaram a ajudar.
Vou tentar uma outra maneira de criar um controle nos moldes que preciso, sem a inclusão de um novo campo.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas