SEGURAN?A DA INFORMA?ÃO
2 clientes grandes meus foram atacados por um novo ransonware e ambos não tinha backup, após horas escovando bits e reescrevendo hexadecimais de banco de dados corrompido que consegui extrair com o R-Studio fiquei pensando o seguinte.
Implementar o algoritimo de Rijndael no momento de um backup pra nuvem e colocar uma extensão própria pra encryptar no algoritimo ( ja fiz ), o ransomware não irá conseguir dar crypt no arquivo do banco pois não reconhecerá a extensão nem seus dados válidos.
Implementei isso em um dos clientes que foram afetados e funcionou muito bem, gerei a chave propria pro cliente e somente ele com a chave consegue decriptar.
a dúvida é:
Faço isso em todos os clientes por precaução? lembrando que o cliente não precisará fazer nada além da rotina de backup pois o sistema ja reconhece o arquivo encrypt e na hora de passar o backup pra dentro ele decrypta analisando a key ( um AES-256 )
estou pensando tmb em partilhas aqui pra vcs todo o algoritimo com interface.. mas é algo que daria pra usar pra fazer estrago...
Repensei sobre postar os códigos e não farei isso.
Sobre os backups,
todos os meus sistemas tem backup e acredite, eles são automáticos o usuario seta pra onde quer salvar. Só que nesses 2 clientes quando falo que eles não tinham backup é pelo seguinte.
Um deixou o pendrive de backup fisgado na maquina e não abriu a nuvem pra upar o arquivo ( o ransonware infectou tudo )
e o outro simplesmente deletou os backups rsrs
visto esse cenário ( e o fato de perder uma noite inteira escovando bits ) pensei no AES-256 e uma key RSA.
qualquer backup gerado pelo algoritimo criado agora está sendo criptografado então criei uma VM e rodei o mesmo ransonware que os clientes infectaram-se e ele não leu meu BD encriptado, ou seja, sucesso.
Fiz o decrypt do arquivo e o ransonware tmb não pegou, então em determinados casos talvez eu passe a usar esse algoritimo como precaução, sei que parece algo extremo, mas a canseira que eu tomei por causa dos problemas me fez criar isso.
Sobre partilhar como foi feito, talvez é dar corda pras pessoas mal intencionadas ou os [Ô]novatos[Ô] que só querem coisas de mão beijada. Se quiser entrar em contato comigo pra trocarmos idéias sobre essa área é só mandar pm
Abraço
Tenho vários sistemas desktop reescritos.
Foi a primeira coisa que falei sobre o ataque[Ô] se fosse web não ocorreria [Ô]
Pela experiência que tive com ransomwares eu vi eles funcionarem de duas formas, a primeira é pela maior falha de segurança que existe hoje em dia, o usuário que abre qualquer coisa que recebe por email. A outra foi uma combinação de duas falhas graves, ter o Remote Desktop configurado e funcionando na porta padrão e usuários que colocaram senha fáceis de mais.
No primeiro caso o usuário perdeu todos os arquivos dele, mas eu tinha backup então a perda foi pequena, só o que ele tinha feito no dia, e não afetou o banco de dados do sistema que eles usam (que não é meu) pois estava em uso provavelmente.
O segundo caso aconteceu duas vezes até eu descobrir que foi pelo Remote Desktop e que o usuário usava a senha [Ô]123[Ô], eu descobri isso apenas porque vi o horário que os arquivos foram alterados, e que não deveria ter ninguém na empresa nesta hora. A primeira vez foi a que realmente causou problemas pois pegou o banco de dados do sistema que eles usam e tinha acontecido do HD de backup falhar alguns dias antes disso, e eu avisando que precisava trocar ele, resultado, perderam quase uma semana de registros.
O backup em si não foi afetado em nenhum caso pelo ransomware pois eu configurei ele corretamente, apenas eu tinha acesso aos arquivos e nenhum usuário tem acesso de administrador, agora o sistema que eles usam o cara que fez ele é um [Ô]gênio[Ô], colocou o banco de dados na mesma pasta do programa e deu permissão a todos os usuários para gravação, é nessas horas que eu fico imaginando se esse [Ô]programador[Ô] sabe como o banco de dados funciona, que no caso é o Firebird, então por precaução eu fui lá e mudei a permissão de acesso, como o Firebird roda com a conta System é só ela que precisa ter acesso ao arquivo.
Depois disso na noite seguinte aconteceu novamente o mesmo problema com o mesmo usuário, só que como eu tinha protegido o banco de dados foi afetado apenas os arquivos deste usuário, e foi ai que identifiquei mesmo que o problema era o Remote Desktop e a senha fraca deste usuário, depois disso obriguei todo mundo a trocar de senha e impus uma polÃtica de senha no Windows com tamanho e complexidade mÃnima, depois disso ainda não tive mais problemas.
E o problema com o banco de dados pelo menos foi o suficiente para convencer de que um sistema de backup de verdade não é perda de dinheiro e sim uma necessidade, foi então contratado um sistema de backup na nuvem, agora é feito um local do PC inteiro e na nuvem das coisas mais importantes, tudo configurado para rodar toda noite e no caso de falha é enviado um email para mim avisando que o backup falhou.
além de criptografar o arquivo eu mudo a extensão dele, posso colocar qualquer tipo de extensão e depois posso por a extensão correta pelo algoritimo, se for a mão corrompe o arquivo.
Coloquei um arquivo criptografado com a extensão do firebird FDB e rodei o ransomware CERBER3 na VM e ele não criptografou os arquivos devido a chave RSA, ja que além de eu tornar os dados criptografados eu obrigo a abertura do arquivo a ser colocado a key.
Sei que tem algumas coisas que nada poderei fazer quando algum ransomware mais forte aparecer na web , mas dessa forma que implementei o rijndael , 3 tipos foram testados e nenhum dos 3 pegou.
sobre backup em nuvem, temos uma pequena obs a fazer:
se o arquivo for imenso e a nuvem ainda estiver fazendo upload justamente no momento do ataque do ransomware, nada poderá ser feito, ja que, ele tmb infecta os arquivos que ainda estão passando pra nuvem ( tmb testei isso ). Melhor forma mesmo é rotinas de backup diferentes como citou o JOAOBENEVIDES.
estou vendo a possibilidade de por esse processo AES somente em casos extremos onde sei, que a engenharia social do cliente é completamente falha
Citação::
OCELOT,
além de criptografar o arquivo eu mudo a extensão dele, posso colocar qualquer tipo de extensão e depois posso por a extensão correta pelo algoritimo, se for a mão corrompe o arquivo.
Coloquei um arquivo criptografado com a extensão do firebird FDB e rodei o ransomware CERBER3 na VM e ele não criptografou os arquivos devido a chave RSA, ja que além de eu tornar os dados criptografados eu obrigo a abertura do arquivo a ser colocado a key.
Depende de como funciona essa criptografia e de como essa chave foi adicionada, se é o seu programa que controla tudo isso não te protege, digamos assim, se eu posso abrir o arquivo em um editor hexadecimal por exemplo, editar e salvar, então você não está protegido, se for este o caso então simplesmente os malwares que você testou ignoraram o arquivo com extensão que não reconheceram, agora se pra abrir em qualquer programa que seja o arquivo existe uma proteção com senha então pode estar protegido.
Citação:sobre backup em nuvem, temos uma pequena obs a fazer:
se o arquivo for imenso e a nuvem ainda estiver fazendo upload justamente no momento do ataque do ransomware, nada poderá ser feito, ja que, ele tmb infecta os arquivos que ainda estão passando pra nuvem ( tmb testei isso ). Melhor forma mesmo é rotinas de backup diferentes como citou o JOAOBENEVIDES.
Na verdade isso não é problema para programas de backup de verdade, o que uso (Acronis) usa um sistema de cópia de sombra, basicamente no inicio do backup ele cria uma cópia de sombra, que é uma cópia que não existe fisicamente no HD então não faz diferença o tamanho do arquivo e não tem nenhum impacto em performance, porém se o arquivo é modificado enquanto está sendo feito o backup a cópia de sombra se mantém intacta, as alterações são salvas em outro local do HD até o backup completar, e isso é transparente para qualquer programa que tente acessar o arquivo.
Ele não abre em nenhum programa pois pede a key rsa. E realmente já tinha visualizado o cenário de meu sistema controlar isso ser ruim. Fato é que eu separei a responsabilidade. Você tem razão quando diz sobre sombra, mas sabe como é cliente, uma hora futuca onde não deve é já era rs