SERVIDOR E BANCO

LIZA 10/08/2013 11:02:33
#427388
amigos, esse tópico é mais para trocar uma idéia sobre segurança, gostaria de saber como vocês fazem com servidores e banco de dados, no caso, tenho alguns clientes que são pequenas lojas de departamentos, em média rede com 10 micros e 1 servidor, como esse servidor é dedicado, o risco de dar problema por mau uso é quase zero, mas pode ocorrer dele parar, vocês deixam um servidor reserva ?, e quanto ao banco sql server 2008 ( express), qual tipo de manutenção teria que ser feita periódicamente para garantir o bom funcionamento ?, existe algo neste sentido ?

Tenho também um cliente com 5 lojas em municipios diferentes, cada loja tem seu servidor, porém o cadastro de produtos é feito todo pela matriz, adotamos esse padrão para não correr riscos com queda de links, e agilizar os processo na rede interna de cada loja, nesse sentido seria a solução mais correta mesmo ?

Gostaria de opiniões.
LIZA 13/08/2013 20:28:11
#427497
alguma dica ?
MARCELO.TREZE 13/08/2013 22:11:11
#427498
Resposta escolhida
Liza você terá diversas soluções, quanto a manter um servidor reserva, eu particularmente, nem cheguei a cogitar esta possibilidade, porém o essencial seriam os backups, pois um servidor sem dados não ajudaria muito, eu particularmente oriento ao cliente para que mantenha os backups atualizados, isso porque sou técnico também então avalio os danos e corrijo na hora, se for o caso utilizo o backup, mas um servidor extra pode agilizar muito as coisas.

quanto ao SQL server 2008, é dificil ele dar problema, veja bem desde que o banco esteja bem estruturado, mas tratando-se de microsft, sempre tem um errinho, vc terá de ler muito.

pra começar

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/bb522471(v=sql.105).aspx

quanto as lojas em municipios diferentes, geralmente aconselhamos um sistema na web, porém vc já possui um sistema, então meu conselho replicar os bancos.

a replicação consiste em copiar o conteudo de um banco para o da matriz, a maior vantagem deste tipo de processo é que se falhar a internet por algum motivo os dados serão salvos offline, e serão distribuidos assim que a net retorna.

bom mais um link para leitura

http://pessoalex.wordpress.com/2008/11/23/replicacao-de-dados-passo-a-passo-utilizando-o-sql-server-2008/

teremos outras opiniões mas basicamente é isso ai.

boa sorte

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas