SERVI?O DE ARMAZENAMENTO EM NÊVEM

MLALEX 09/05/2017 11:32:36
#473834
Olá pessoal!!

Estou precisando de algumas dicas.

Preciso de hospedar cerca de 50Gb iniciais de imagens para um projeto em Asp.net, sem previsão de limite. O servidor com o qual normalmente trabalho me passou um orçamento inviável. Existem alguns serviços de armazenamento em nuvem com custo bem menor e alguns que oferecem isso gratuitamente para os primeiros 50Gb, com é o caso do Mega ( https://mega.nz/ ) .
E quais são as dúvidas?

- Como enviar arquivos via código para esse ou para qualquer outro serviço de armazenamento, mesmo que pago, visto que os links são criptografados?
- Seria mais viável criar um servidor próprio para uso exclusivo desse meu projeto?
- Conhecem alguma outra forma de fazer isso com custo menor que as vias tradicionais?

Agradeço a opinião de vocês.

KERPLUNK 09/05/2017 11:41:59
#473836
Geralmente, os arquivos são enviados por ftp. 50 giga é arquivo pra caramba hein? Um servidor próprio, ainda que totalmente possível e simples de ser feito, vai eventualmente fazer com que seu sistema tenha lentidão, exceto no caso de sua conexão ser muito boa.
KURTGU 09/05/2017 12:10:26
#473838
google drive tem uma opção para ganhar 2t free não sei se te ajuda.
MLALEX 09/05/2017 12:14:18
#473839
Valeu a dica Kerplunk!!

Minha conexão é de 10Mb, mas oscila muito. Não acredito que seja tão boa assim.

Vou pesquisar por fazer o upload via ftp, mas inicialmente não vi nenhum desses serviços mencionar essa possibilidade.

MLALEX 09/05/2017 13:03:07
#473840
Boa Tarde KURTGU.

O problema na verdade nem é com o espaço gratuito, mas como enviar os arquivos para lá via código, visto que não tem um path muito claro. Tentei pegar o link de download de um arquivo que enviei via o site deles, para saber o diretório onde esse arquivo está alojado, mas o link é criptografado. Ou seja, qual o diretório para onde devo enviar os arquivos via código? Esse é a questão.
OCELOT 09/05/2017 14:13:38
#473846
Se vai usar para armazenar arquivos somente então pode até usar serviços como Google Drive, Mega ou outros do tipo, agora se é para mostrar imagens em seu site então esqueça eles, neste caso você vai precisar de algo do tipo do Amazon S3, que é um dos mais usados para isso.

Eu nunca usei e vi muito pouco sobre ele, não sei te dizer ao certo tudo como funciona, mas ele possui uma API para ser integrada em qualquer sistema, onde você vai poder manipular os arquivos e pegar os links públicos que você vai usar para exibir os arquivos em seu site.

Eu não sei bem sobre preço mas pelo que ouvi não é muito caro, e você paga só pelo que usar, sendo que tudo é cobrado, desde o espaço de armazenamento, dados trafegados e até quantidade de chamadas da API.
MLALEX 09/05/2017 14:38:33
#473848
E exatamente isso que eu preciso OCELOT. Vou dar uma olhada.
DS2T 09/05/2017 15:09:28
#473850
Resposta escolhida
Então, vou passar um pouco do que sei sobre o assunto... porque uns meses atrás tive que dar uma boa pesquisada, antes de implementar no meu sistema.

Os líderes de mercado são a Amazon e o Google Cloud Storage.
Ambos funcionam de forma bem parecida. Elas cobram pela quantidade de bytes armazenadas durante determinado tempo.
Exemplo: Durante um mês, você usou um armazenamento de 50GB. Cada GB deste representa alguns cents (Varia de região para região, em que você escolhe qual região ficará suas informações). Aí ele faz a multiplicação.
Porém, em ambos os serviços, você paga uma taxa para cada requisição HTTP que você fizer... Cada pacote de 1000 POST representa alguns cents (costuma variar de 1 até 3, dependendo da região), cada pacote de 10000 GET representa outros cents... etc

Eles possuem uma API bem completa, onde te ajuda a controlar o upload de arquivos (caso o download, tenha sido interrompido, por exemplo).
A Amazon possui várias soluções de Cloud... você precisa identificar uma que será mais adequada pra você. E isso vai depender de alguns fatores, a taxa de atualização dos arquivos e a velocidade com que você precisará recuperá-los...

O Mega como já comentado, tem 50GB livre completamente FREE. No Nuget você consegue encontrar um pacote para comunicação com ele também.
O problema dele é que já aconteceu do dono falar [Ô]pessoal, recupera seus backups que o mega pode ser desativado a qualquer momento[Ô]. Não passa muita segurança...

Tem o Google Drive também, que não chega a ser uma super solução Cloud (tá mais para um bom repositório de arquivos), mas tem uma API para desenvolvedores também... é um serviço Google, então é confiável.

Abraços!
MLALEX 09/05/2017 19:50:18
#473853
DS2T, suas informações acrescentaram muito para limpar algumas dúvidas que surgiram das minhas pesquisas.
Estou aguardando algumas repostas para decidir o que fazer, mas já descartei o Amazon e Google Cloud, porque devido ás variáveis, você não sabe o valor certo que irá pagar.

Descobri uma tal de GoDaddy que trabalha com armazenagem ilimitada ( https://br.godaddy.com/hosting/windows-hosting ) por um valor pequeno, mas já li algo que desabona seu serviço.

Existem outras que liberam um bom espaço em disco por um valor pequeno, mas depois exploram o espaço excedente. Um exemplo ( http://maxhospedagem.com.br/hospedagem_de_sites.php )

KURTGU 10/05/2017 08:25:11
#473857
Citação:

:
Boa Tarde KURTGU.

O problema na verdade nem é com o espaço gratuito, mas como enviar os arquivos para lá via código, visto que não tem um path muito claro. Tentei pegar o link de download de um arquivo que enviei via o site deles, para saber o diretório onde esse arquivo está alojado, mas o link é criptografado. Ou seja, qual o diretório para onde devo enviar os arquivos via código? Esse é a questão.



Cara google drive tem api ontem mesmo fiz um sistema pra enviar e baixar arquivos do google drive.
DS2T 10/05/2017 08:54:55
#473861
Estou aguardando algumas repostas para decidir o que fazer, mas já descartei o Amazon e Google Cloud, porque devido ás variáveis, você não sabe o valor certo que irá pagar.


Mas sabendo do volume de dados que irá trafegar, e uma média de Post/Get por cliente, você consegue fazer uma estimativa bem próxima da realidade.
Fora que acaba sendo uma vantagem. As vezes você compra um plano de 1TB, mas só usa 50GB... nesses planos da AWS e GC, você paga apenas pelo que armazenar. Acho mais justo assim.

Já hospedei um site no GoDaddy uma vez, até que não tive problemas.
O aperto que passei com eles mesmo foi o e-mail. Eles usam a porta 465 para SSL e 25, sem conexão segura. Só que como sabemos, a porta 25 é bloqueada em uma porrada de provedor aqui no Brasil. E o System.Net.Mail não trabalha com autenticação ssl implícita... Fiquei um tempinho boiando pra descobrir isso. Mas enfim, no demais não tive problema. Poderia me falar o que te desagradou? As vezes posso correr dele um dia.


Sobre seu servidor próprio, acho que não vale a pena. Seria mais uma dor de cabeça pra você tomar conta...

Essas imagens serão recuperadas com qual frequência? Terá upload com qual frequência?
A disponibilidade provavelmente deve ser um fator importante (serviços como do google, oferecem 99,99999% de disponibilidade.. por gravar dados redundantes, caso um servidor pare)...

Enfim, tem que pensar direitinho...

Abraços!
Página 1 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas