SOCORRO!!! SUB FORMULARIOS!!!!

USUARIO.EXCLUIDOS 15/09/2006 09:55:02
#171636
Olá Pessoal!!!

Estou com um super problema...
Estou desenvolvento um projeto para área agrícola..
usando access... o vb bem light... coisa do interior...
Quando me deparo tendo de fazer um subformulário...
E eu não faço a mínima idéia de como fazer isso... não sei nem começar... sem idéia mesmo!!!
Ai me lembrei dos meus companheiros do vbmania... Me dê uma mão ai... Gente..
Estou fazendo um formulário de cadastro de fazenda...
No formulário que seria o "Principal", vou colocar o código, nome, e o proprietário da fazenda... Até ai beleza já tá pronto... O problema vem agora... No "Subformulário", que quero deixar anexado junto ao anterior, eu vou colocar as glebas que a fazenda é dividida, o tamanho da gleba e a cultura que está plantada na gleba... é isso ai...
Se alguma boa alma puder resolver isso pra mim...

Obrigado...

USUARIO.EXCLUIDOS 15/09/2006 10:03:21
#171637
o form principal tem que ser um "MDIForm"
os "subs" são forms comuns, mas sua propriedade "MDIChild" tem que ser "true" para ser dependente do MDI

se foi isso que eu entendi né! [S20]
USUARIO.EXCLUIDOS 15/09/2006 10:16:47
#171640
Não... isso não dá, porque este form que tá dando problema faz parte de um sistema, e já está dentro de um form MDI... e a propriedade MDIChild dele já está ativada...
Preciso de outra solução...
Eu preciso desse subformulário, porque o usuário quando for usar o sistema, ele vai digitar o código, depois o nome, e depois o proprietário no Form "principal". é eu quero um subformulário para digitar os dados das glebas. Porque senão, toda vez que ele for digitar a gleba, ele terá de digitar novamente o codigo, nome e proprietário da fazenda... porque uma fazenda tem muitas glebas... Será que deu pra entender??? (não sei nem se eu entendi.. rsrs)


USUARIO.EXCLUIDOS 15/09/2006 10:48:13
#171646
Bom dia, Rollo...
Existe uma forma de se fazer o que vc quer, porém é muito extenso para escrever aqui. Visite a página http://paginas.terra.com.br/informatica/cursobd/subformularios.htm que talvez vc encontrará o que precisa!
Até mais! E boa sorte!
USUARIO.EXCLUIDOS 15/09/2006 10:50:06
#171648
Bom dia Flor... Como vc está Linda hoje!!!
Deixa eu olhar... ver se serve...
USUARIO.EXCLUIDOS 15/09/2006 15:08:08
#171709
Colega, desculpa aí, mas não tem como explicar melhor o que vc quer? Como esse form tem que ficar?

Tendi mto bem não...:-/
USUARIO.EXCLUIDOS 16/09/2006 13:11:26
#171853
é Assim... Eu tenho uma tabela de Produtores com codProdutor e nomeProdutor e uma tabela de Fazendas com codFazenda, nomeFazenda e CodProdutor. elas estão relacionadas. Tenho também uma tabela de glebas com codGleba, codFazenda, NumeroTalhão, Cultura e DataPlantio.
Todas relacionadas.
o que eu quero é o seguinte:
Vamos supor que o produtor já esteja cadastrado, ai então eu vou cadastrar a fazenda pertencente a ele, certo?!.
Então eu vou lá digito o Cód. da Fazenda, o nome dela e cód do produtor(que é o proprietário).Entendido?
Pois bem ai eu teria de cadastrar as glebas dessa fazenda. digitando o cód da gleba, o cod da fazenda(a qual a gleba pertence), o numero do talhão, a cultura que está plantada nessa gleba, e a data que foi plantada... até ai tudo bem?
No sistema convencional do VB, eu faço um form para cada um e boa, não é?
Mas o que eu quero é juntar os 3 forms em um só...
Ai vc me pergunta, "Porque?".
O porque é o seguinte: Quando eu cadastro um produtor automaticamente terei de cadastrar as fazendas pertencentes a ele, e consequentemente as glebas pertencentes a cada fazenda...
Então, ao invés de eu digitar Cod do Produtor no cadastro de produtor e no cadastro de fazenda, e depois eu digitar o cod da fazenda no cadastro de fazenda e no cadastro de cada gleba(cada fazenda tem umas 500 glebas!!!) eu deixaria esses dados que se repetem em um formulário principal e os outros dados em um subformulário. Cadastrando tudo de uma vez, tanto produtor como fazenda como gleba... Ufa!!! é isso... ficou mais claro agora??
Me ajuda ai vai??
USUARIO.EXCLUIDOS 16/09/2006 13:29:48
#171855
Amigo,

Pelo que entendi de sua explicação, não seria mais facil vc criar um msflexgrid com os dados de cada um. Ou seja, no cadastro do produtor estaria um msflex com todas as fazendas dele. Ao clicar na fazenda, apareceria outro msflex com todas as glebas. No caso de ter que incluir uma fazenda, bastaria clicar em um botão que ele ja pegaria os dados do produtor, e no caso de adicionar uma gleba, um botão junto ao msflex das fazendas, que ele ja pegaria os dados do produtor e da fazenda.

Veja se é isso.

Abs
Mem
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas