TANTO TRABALHO... PRA QUE???

MARCELO.VB.PIRA 09/01/2005 11:54:32
Tanto trabalho... pra que???

O cara senta o rabo na frente de um PC, não dorme, não sai, a esposa fica puta, os amigos reclama, a pele fica verde, os olhos vermelhos, o gato da casa já não o reconhece mais, a braba fica profética, a corcunda aumenta, o problema de gases se agrava e se perde a noção do que é dia, noite, fome e frio...

06 (SEIS!!!) meses!!! Quebrando cabeça num sistema idealizado para ser a panacéia dos deuses, capaz de agà¼entar o mais estúpido e fuçador dos usuários, testado exaustuvamente, com arquivos de ajuda com contexto para cada text Box, quase uma centena de relatórios prontos além de um gerador de relatórios feito na unha!

Conexão com 15 tipos de impressoras fiscais diferentes, captura de imagem via scanner, webcam, etc.

A maior batalha para aprontar tudo e mostrar o portfolio do sistema a trocentas soft houseÂÂÂ's e penar até uma delas aceitar o projeto, desde que você faça algumas “pequenas” mudanças. E lá se vão mais 6 meses adaptando o soft para as “pequenas” mudanças (praticamente, revirar o projeto inicial de ponta cabeça) e lá se vão mais e mais testes, mais dores de cabeça, mais TUDO de novo...

Ai chega o primeiro cliente, na verdade um show room que não vai pagar nada, apenas para divulgação do projeto. E o cara pega o sistema DE GRAÇA e ainda te pede mais um milhão de mudanças, e você tem que fazer porque este INFELIZ é que vai ser tua frente de loja!!!

E depois de tudo pronto, começam a chegar os clientes e a maioria deles, são padrões como todo mundo conhece:

- muquiranas, completamente tapados, chamando o teu sistema de “sisteminha” ou “programinha”
- perguntando se o pc 286 que ele tem em casa vai rodar o sistema
- falando que nunca precisou de servidor e num vai ser agora que vai comprar um
- falando que so paga 10% do valor porque já ta pronto mesmo e vai ser só uma cópia de um cd do sisteminha
- chama a filha, o sobrinho, o afilhado ou outro imbecil para operar o sistema e pelo apadrinhamento a culpa dos erros nunca vão ser destes estúpidos usuários
- Não entende que em caso de falta de luz, de quebra de computador, de erro de operação, o sistema não funciona

e finalmente o pior:

“Olha, o teu sisteminha é muito bom, tem de tudo... mas é muito complexo e eu queria um que emitisse uma notinha pro cliente, que usasse um negócio daqueles que passa no desenhinhos da caixa (leia-se código de barras) e me mostre o que eu vendi no dia...”

ai, o triste infeliz do desenvolvedor fica sem palavras, sente uma bola de sinuca descer garganta abaixo, os olhos ardem e querem verter água, os dedos do pé formigam, ele cerra os punhos com tanta força que os dedos estralam, conta até 10, olha para a imagem de nossa senhora na parede, olha para o céu e numa súplica a papai-do-céu se pergunta:

Tanto trabalho... pra que???

[txt-color=#008000]** Editado uma ÃÅ¡NICA EXPRESSÃO em Negrito e Maiúscula. [/txt-color]
[s95]
FELIPEA 09/01/2005 12:12:01
Tá certo... Tanto trabalho pra que ???
Vc fez o maximo pra ficar tudo ótimo, levou 6 meses pra fazer isso, e os caras reclamam ! As vezes não pagam, as vezes só pagam 10% do valor...

Flw
USUARIO.EXCLUIDOS 09/01/2005 12:48:19
E ainda me perguntam pq eu sou programador! Que vida maravilhosa nós temos!
é f*** mesmo cara! Por isso eu evito ao máximo fazer esses tipos de sistemas, prestar consultoria é muito melhor!

[]'s
USUARIO.EXCLUIDOS 09/01/2005 14:11:09
Marcelo,

Não fica chateado comigo não... mas o primeiro passo que a gente deve dar, muito antes de amassar o popà' na frente da telinha, é juntar subsídios pra saber PRA QUEM o nosso pograminha está sendo feito. "Foco no cliente", como se diz hoje os seguidores (muitos deles à  força ) dos sistemas de gestão da qualidade.

De vez em quando aparece um tópico aqui no VBMania, com algum colega perguntando: "Alguém tem alguma idéia de aplicativo pra desenvolver?", pois, mais difícil do que um bom emprego é uma boa idéia. Mas, quando essa boa idéia surge, quando lhe estala na cachola aquele ovo de Colombo, esse não é nem um milésimo do todo necessário pra se chegar a um produto realmente "querido" (que o seu público-alvo olhe e pense: "Puxa! Mas é justamente isso que eu procurava!").

Só pra exemplificar: tenho hoje uma idéia de aplicativo que pretendo que fique redondo no final do ano (enquanto minha esposa promete emagrecer em 2005, eu faço votos de aprontar um pograminha ). Pretendo fazê-lo nas horas de folga, quando não estiver na frente do computador . Mas não escrevi nenhuma linha dele até agora, e sabe por quê? Porque tenho um público-alvo e pretendo passar as próximas semanas perguntando pra ele:
- Você já viu algo parecido?
- Se já, você usa? Por que sim? Por que não?
- E se você tivesse um aplicativo que, além de fazer o que aquele lá faz, fizesse isso e isso e mais isso?
- Quanto você paga por ele? Você se disporia a pagar um pouco mais por essa, essa e mais essa funcionalidade que o outro não tem?
- Você gostaria de testar versões beta pra mim?

Veja: estou me aventurando numa área que não domino, então tenho que me cercar de garantias de que, assim que ficar pronto, meu aplicativo tenha aceitação no mercado, fazendo tudo aquilo que meu público quer que ele faça, e melhor do que o aplicativo do concorrente. Ao contrário do que você falou, eu não aceitaria fazer um "downgrade" para um cliente que "não precisa disso tudo". é certo que, depois dessa pesquisa prévia do mercado, você teria embasamento pra responder: "Meu aplicativo não é a ferramenta mais adequada para as suas necessidades". Mas, se ao contrário, você ocupar seu tempo com esse "downgrade" (ao invés de batalhar a única coisa para a qual o seu esforço faz sentido: a venda), isso deixa patente a falta de organização do seu trabalho, que só se preocupou com as questões técnicas, deixando a parte administrativo/comercial de lado. é essa concatenação de atividades que diferencia o "programador" (que não se livra de alguém que lhe dê vazão ao que cria) do "profissional desenvolvedor" (que pode ter autonomia pra gerenciar todos os passos do processo criativo - da idéia inicial à  comercialização).

Foco no cliente, meu camarada. Ajuste e limpe as lentes do seu produto pra focar no cliente!
MARCELO.VB.PIRA 09/01/2005 18:07:10
beleza Max...

este sistema em questão na veradde é uma migração de um sistema em DOS que desenvolvi e trabalho com ele a mais de 10 anos... esse dito sistema foi produzido em cima de pesquisas de mercado, consultorias e muita, MUITA experiencia de mercado para ver o que dava e o que num dava certo. é que Só agora (fazem 2 anos) resolvi mudar para o ambiente windows e estou tendo que refazer tudo, e para isso preciso amassar a bunda na cadeira em frente ao teclado.

Quanto as versões beta, é exatamente o que falei quando me referi ao "show-room"

e o mais importante: JAMAIS faria downgrade em meu sistema... NEVER!!! NUNCA!!!!
a estorinha foi para exemplificar alguns dos acontecimentos corriqueiros da profissão.

foi mais para piada... é que ja passei por tantas q resolvi dividir as pernadas da vida com os outros usuarios...

A melhor coisa, é achar uma soft house q te distribua... vc nem vê quem ta comprando, quem ta reclamando, NADA!!! recebe sua parte e vem por mail as alteracoes e ajustes do sistema...
WEBMASTER 09/01/2005 18:44:00
Soh não podemos ligar para o que os outros dizem!!
USUARIO.EXCLUIDOS 09/01/2005 19:06:32
Marcelo,

Imaginei que você não estaria tão desamparado assim, mas achei necessário abrir o olho do pessoal para a questão da pesquisa de mercado. Espero que entenda minha posição, já que aqui no site tem um batalhão de colegas ainda à  procura de um lugar ao sol, mas que acha que apenas o domínio sobre o VB é condição suficiente para lhe garantir o futuro.

Quanto à  sua solução de soft house, também é uma boa para o meu perfil. Eu que não tenho aptidão nenhuma para a área comercial.

Young,
Citação:

Soh não podemos ligar para o que os outros dizem!!

Se for para abrir novas oportunidades, LIGUE SIM!!!
WEBMASTER 09/01/2005 19:11:59
Eh claro neh Max...depende do caso ;)
MARCELO.VB.PIRA 09/01/2005 19:34:06
hehehehe... acabei de ler um mail do gerente comercial da soft house... um dos provaveis clientes que visitou um outro cliente show room (ou beta, se preferir) entrou em contato com ele para fazer o down grade, pois para ele bastava um "cadastrinho" de produto e um "sisteminha" simples ... o gerente comercial da softhouse falou que poderia pensar no caso, mas o preço não diminuiria, pelo contrário: sofreria um acrescimo de 200% por se tratar de uma nova concepção de um sistema ja existente e que neste caso, infelismente a soft house não poderia dividir em tres parcelas como faz com a atual versao, por se tratar de uma ferramenta nova, etc... além do que, eles não trabalham com "sisteminhas", programinhas" ou "cadastrinhos"

UAHUAHUAHUAHUAHUAHU

meu... se fosse eu eu ate pensaria em baixa o preço!!! sou um PéSSIMO comerciante, viu?

apesar deste sistemÃO (UHAUHAUHAU) ainda num ter girado em grana boa ainda, estou começando a achar que é melhor se lascar liso, devendo e duro do que arregar para esses palhaços que querem sugar o sangue nosso...

espero que saibam o q tão fazendo... quero ficar rico logo!!! UAHUHAUHAUHAUH ou pelo menos pagar os tres meses de aluguel atrasado.... hehehehe
WEBMASTER 09/01/2005 19:36:09
Eu não baixaria !!!

Não me rendo fácil....rsrs
USUARIO.EXCLUIDOS 09/01/2005 20:06:39
Que história em MARCELO_VB_PIRA, mas não se preocupe qto vc menos esperar terá um monte dos seus sistemas vendidos, eu to devendo 3 meses do facu se eu não pagar tudo agora em janeiro corro o risco de não poder fazer rematricula e tenho tb que vender meus softs senão já viu né [S45]. Esse pessoal pensa que fazer sistema é fácil e sai falando "sisteminha", então manda eles fazerem esse "sisteminha" que eles dizem e pior peça para eles fazerem downgrade do "sisteminha" depois de pronto, daí sim eles vão dar o devido valor que merecemos por ficar com a bunca na cadeira na frente do teclado e monitor. Posso de dar uma dica, se vc tem um show room coloca ele no Superdownloads, talvez os interresses aumentem.

Fui...
RGAFFO
Página 1 de 2 [18 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas