TANTO TRABALHO... PRA QUE???

MARCELO.VB.PIRA 09/01/2005 23:33:50
huymmmm... tenho q ver isso com o departamento comercial da soft house... estou comletamente atado a eles... eu sei!!! é perigoso... mas vou correr o risco... é melhor ter alguem que saiba vender vendendo pouco do que ficar sem saber vender e nem vender merd... nenhuma...

vou ver se tem tamanho de arquivo para poder enviar...

o "sisteminha" (UHAHUHAUHAUHUA) tem APENAS 23 mega de instalaçao...

CLEVERTON 09/01/2005 23:47:40
CONCORDO COM O "MESTRE" MAX O FISCAL

acho que antes de mais nada devemos ter o "velho e bom foco" do cliente que vamos "pegar"

se o foco for a barraca do seu zé, realmente ele só vai querer um recibozinho que sai o nome do cliente e o valor da venda

já se o cliente focado for uma "grande loja", devemos estar preparados com um verdadeiro "SISTEMÃO"
USUARIO.EXCLUIDOS 10/01/2005 08:49:46
Resposta escolhida
Mas também temos de levar em conta que é "IMPOSSàVEL" agradar a grecos e troianos ao mesmo tempo, penei muito com clientes que faziam eu mudar totalmente meu codigo, varias e varias vezes, para depois sumir sem dar sinal de vida.
Se o tio bil, fosse desenvolver um OS, baseado no gosto de usuários, nunca estaria pronto, a verdade é que todo mundo tem um mero palpite, (mude isso, mude aquilo)
"As vezes, como dominadores da boa linguagem (BASIC) temos que indicar para o Cliente o que é melhor e o que não é" Fiz um sisteminha para uma Pequena loja de SUVINIS (com entrega, veja só! he ha rsr) que ira funcionar em rede, e o dono recebia pedidos por telefone, lançava no sistema e imprimia a nota fiscal (BEMATEC), passava pro entregador e o mesmo ia entregar o produto com os dois recibos e tal ..., ai um belo dia (Domingo) ele me liga pedindo para fazer uma modificação:

"Germanir, queria que ao fazer o pedido para o cliente e imprimir, no sistema só lançasse como pago, quando meu entregador entregasse o produto, pegasse o din din e voltasse para a loja"

Paresse ser algo simples mas vi que tais modificações iriam me trazer problemas, não iria compensar a merreca que cobrei (não vou nem citar)

"Ai perguntei, Gabriel, por acaso já ocorreu de algum cliente fazer um Pedido e desistir? ele me respondeu, em 7 Anos de empresa só ocorreu DUAS VEZES, então disse, não seria melhor COLOCAR AQUI um PEQUENO BOTÃO para excluir pedidos cancelados?"

Entenderam? temos que dar sugestões e 'forçar de uma certa forma' o cliente a pensar do nosso modo, se não, ai vai ficar difícil.

Por fim, também desenvolvi um sistema comercial com impressão na famosa BEMATEC , e etc, notei que em todo lugar que ia instalar o programa, quando falava que eu era o programador, logo vinha aquela perguntinha maldita: "Tem como mudar isso, ou aquilo", quando passei a ser um representante comercial de um Programa isso mudou...

Estou falando de "bicos" em microempresas, é claro que Desenvolvimento a grande porte, exite uma análise do publico alvo, como já foi citado.

Falou
USUARIO.EXCLUIDOS 10/01/2005 09:37:57
é, Germanir, sua análise está certa. Aqui a gente vê que a história sempre se repete... Tenho certeza de que todo mundo já enfrentou essa enrascada de ouvir o cliente pedindo "modificaçãozinha" pra atender aos 0,0001% de exceções à  regra. E o pior: alguns cairam na esparrela!
Agora,
Citação:

...é "IMPOSSàVEL" agradar a grecos e troianos ao mesmo tempo...

Aqui é onde entra a primeira fase do projeto: definir pra qual dos dois grupos (gregos ou troianos) o seu aplicativo será montado; e isso não significa necessariamente que seu aplicativo visará o grupo maior, e sim aquele que esteja menos satisfeito com os seus concorrentes e que esteja mais disposto a desembolsar os seus proventos. Um aplicativo que "atira pra todos os lados" demandará maior tempo de desenvolvimento, que resulta em custos que não serão pagos pelos clientes, resultando em frustração para o desenvolvedor.
USUARIO.EXCLUIDOS 10/01/2005 09:55:25
Verdade! concordo Plenamente!

Realmente isso acontece, acredita que um belo dia, fui vender um controle de estoque (completo - full mesmo, varias opções) para uma Madereira (fundo de quintal) ao mostrar o programa vi que o dono ficou entusiasmado com o Fechamento de Caixa que era feito no programa, o controle de estoque com depreciaçao, estatisticas diversas (FUNCIONARIS, VENDAS E ETC), no final de tudo, ele virou pra mim e disse: Germanir, quero um "Programinha" que apenas imprima o recibo para o cliente, não preciso de todas estas opçoes, alguns produtos eu vendo sem notal fiscal, so quero o recibo.
No início fiquei chateado, pois foram meses e meses, criando modificando para nada. Depois vi que o foco do programa pode variar de acordo com várias situações, dentre elas, destaco uma, a necessidade. Ai nunca mais tentei vender um Controle de estoque para uma loja que não faz controle algum, Impressao fiscal para uma loja que adquiri seus produtos em um PARAISO FISCAL, Controle de Vendas de Funcionários se a loja não paga comissão sobre vendas, e assim por diante.
Mas assim como VB, a gente aprende algumas coisas na MARRA.
Foco foi uma delas.
LCSD 10/01/2005 11:08:26
Marcelo

Tem um "Sisteminha" meu que funciona legal, inclusive aquela tela que postei é dele, só que alguns "expertos" queriam pagar um mixaria nele, pois bem, o façam em Excell ou o raio que os parta, "De Grátis" ou quase isto não sai.
[s24]

é complicado, mas Sistemas Generalistas, como vemos são pesados do lado do Desenvolvedor e não atendem a determinado ramo de atividade, o melhor, na minha opinião, é focar em um Setor específico, mas tem o outro lado, se o tiro for n'água, você estará no mato sem cachorro.
[s55]

USUARIO.EXCLUIDOS 10/01/2005 11:18:18
KPellinha de melão,

Mais um motivo pra gente "perder" mais um pouco de tempo com o planejamento: já pensou fazer um aplicativo que vai atender desde o seu Mané da esquina até à  Vale do Rio Doce? Depois descobre que o seu Mané não vai querer pagar nem um milionésimo do que você quer e a Vale já tem um pograminha meia-boca rodando? Se planejar antes, e depois o mercado der uma travada (e com o (des)governo que temos, isso não é tão difícil), pelo menos o prejuízo vai ser menor...
LCSD 10/01/2005 11:21:58
Max

O Sistema foi projetado para o meu irmão, que era Representante Comercial, portanto estava pronto!

Agora os "Expertos" de Plantão querem "De Grátis" (quase isto), pode ir esquecendo, mesmo que 70% esteja pronto e funcionando, para o Foco Principal ele estava MUITO bom.
[s24]

[txt-color=#0000ff]O "Argumento" que usam é que você tem Milhares de programas que podem ser vendidos, deixa de ser "ganancioso"! [/txt-color]

Vai por mim, se você cair na mão destes que te falam isto acima, estará frito, geralmente são os que mais "sabem cobrar" no negócio deles, se é que me entendem.
[s50]

Página 2 de 2 [18 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas