TEF PARA SISTEMAS

JOAOBENEVIDES 01/03/2016 08:34:12
#458438
Bom dia pessoal , Gostraide saber se alguem ja fez ou esta em desenvolvimento de um modulo de Tef , gostaria de saber se tem algo pronto , como funciona atualmente estou usando o GetNet alguem sabe algo a respeito de como fazer ?
SINCLAIR 01/03/2016 09:53:43
#458445
Resposta escolhida
Colega,

GetNet, se não me falha a memória, é do Santander.

Dia destes fiz uma pesquisa (foi quase um TCC, credo!) para mapear como estão as implementações de TEF.

Queria saber até como ficaria com o caso das [Ô]Moderninhas[Ô] do UOL, visto que elas não tem o cAut, necessário no XML das NFCe.

E como ficaria pagamento via celular, já que lei Federal obriga o uso de TEF quando há ECF?

Entrei em contato com a SEFAZ/SC, com as operadoras de cartão (adquirentes) e com a Pay&Go.

As boas notícias são que os custos (enormes!) para homologação praticamente não existem mais, visto que não se precisa viajar e é possível homologar pela internet, em uma máquina virtual que é disponibilizada para o homologador ir acompanhando (mas são bem rígidos, qualquer falha tem que recomeçar tudo).

Um pequeno roteiro, de até onde fui, em formato de perguntas e repostas.

[txt-color=#0000f0]SEFAZ[/txt-color]

De fato máquinas POS (Point of Sale) não podem ser utilizadas com ECF/Impressoras Fiscais?

Se o contribuinte for do Simples Nacional ele poderá utilizar POS. Se for contribuinte enquadrado como Normal deverá utilizar TEF.

Em caso de não ser permitido o uso de POS em ECF/Impressoras Fiscais, opções ofertadas no mercado, como leitores de cartão de crédito anexadas ao celular e outras que não se ligam ao ECF ficam proibidas de uso em futuro estabelecimento comercial?

Vide resposta acima.

Software para uso com POS, em empresas do Simples Nacional precisam de homologação?

Sim. Todo software utilizado para EFC deve ser homologado, portanto deve ser um PAF.

Software para uso com TEF, em empresas enquadrada como Normal, precisa de homologação, pelo que se entendeu, mas a empresa desenvolvedora pode ser de outro estado e comercializar em Santa Catarina?

Sim. Sim, desde que tenha seu software homologado.

[txt-color=#0000f0]UOL (0800-728-2164)[/txt-color]

Como fica o número de autorização da venda, obrigatório nas NFCe, se for vendido com o aparelho [Ô]moderninha UOL[Ô] ?

Não retorna, tem que pegar no site.

E se for com o leitor anexado à smartphone, como fica o número da autorização?

Não retorna, tem que pegar no site.

Precisa homologar o Software?

Não.

Como fica o uso em SC com ECF?

Não houve parecer da atendente.

[txt-color=#0000f0]Cappta homologadora (0800 773 6105)[/txt-color]

Posso homologar meu software para quais bandeiras?

(ainda buscando a resposta)

Custos?

Não tem.

A homologação somente presencial?

Somente para clientes com máquinas da Cappta?

(ainda buscando a resposta)

Precisa marca específica do Pin Pad, como Bematech, Epson ou outra marca?

(ainda buscando a resposta)

E se usarem máquinas da RedeCard ou Cielo não poderão usar meu software?

(ainda buscando a resposta)

Pode TEF com impressora não fiscal?

(ainda buscando a resposta)

Qual o custo para o cliente final?

[txt-color=#0000f0]NGK (0800 727 9996)[/txt-color]

Custos?

Até junho isento.

A homologação somente presencial?

Remoto.

Somente para clientes com máquinas da NGK?

E de qualquer rede que adquirir, como Cielo, RedeCard, etc.

Precisa marca específica do Pin Pad, como Bematech, Epson ou outra marca?

Qualquer marca, basta ser certificada na ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e pelas principais Adquirentes (Rede, Cielo, etc

Pode TEF com impressora não fiscal?

Sim.

Qual o custo para o cliente final?


Paygo flex adesão 400,00 mensalidade 140,00.



A propósito, João, conseguiste dar prosseguimento aos teus tópicos abaixo?

11/02/2016
http://vbmania.com.br/index.php?modulo=forum&metodo=abrir&id=457484&pagina=1

19/02/2016
http://vbmania.com.br/index.php?modulo=forum&metodo=abrir&id=456920&pagina=1

19/02/2016
http://vbmania.com.br/index.php?modulo=forum&metodo=abrir&id=457912&pagina=1



Tudo de bom.
GUIMORAES 02/03/2016 08:51:11
#458490
JOAOBENEVIDES,

Homologuei meu TEF junto à Software Express, onde os mesmos disponibilizam a documentação, porém não enviam exemplos de integração com qualquer linguagem.
A homologação ocorre via internet, basicamente há duas homologações, uma pré-homologação, onde é enviado um questionário de aproximadamente 70 questões, onde cada uma se refere ha um teste. Você deve imprimir os testes e anexar os mesmos as perguntas (Se for ECF tem que imprimir o cupom e o cupom vinculado) e os envia a instituição, para que seja feita a análise. Após este processo, eles verificam se os testes estão em acordo, e entram em contato para agendar a homologação.
JOAOBENEVIDES 02/03/2016 09:05:40
#458492
voce poderia me passar os contatos para que eu possa fazer uma homologação la
SINCLAIR 02/03/2016 09:49:43
#458494
Prezados,

Salvo mudanças recentes, a Software Expresse e a Seven não estavam mais autorizadas à proceder homologações, tendo a NTK (Pay & Go) sido atribuída à realizar as operações.

Tudo de bom.
GUIMORAES 02/03/2016 10:07:27
#458496
SINCLAIR,

Citação:

Prezados,

Salvo mudanças recentes, a Software Expresse e a Seven não estavam mais autorizadas à proceder homologações, tendo a NTK (Pay & Go) sido atribuída à realizar as operações.



Isto é novidade, não estava sabendo. Pois bem, acredito que o processo de homologação com a NTK seja o mesmo, basta entrar em contato com as empresas e solicitar a documentação de integração.

Abraços.
NILSONTRES 02/03/2016 10:17:06
#458497
No SAT não é obrigado TEF, mas quer dizer então que se meu cliente fizer questão de ter, é toda essa papagaiada ai ?
GUIMORAES 02/03/2016 10:30:23
#458498
NILSONTRES,

Na verdade, no estado de São Paulo o TEF deixou de ser obrigatório, mas se seu cliente fizer questão ele pode aderir.
O processo de homologação do TEF para o S@T é outro, pois a impressão do comprovante em impressora não fiscal é mais simples, não exige os mesmos testes de impressão que o ECF exige. Basicamente para o S@T, quando é efetuado a impressão do comprovante do TEF, o sistema deve exibir uma mensagem de confirmação da impressão do mesmo, é mais simples.
JOAOBENEVIDES 02/03/2016 10:33:11
#458499
GUIMORAES123

voce tem este modelo o meu é sat ja
SINCLAIR 02/03/2016 10:42:12
#458501
Colega NILSONTRES,

Citação:

No SAT não é obrigado TEF, mas quer dizer então que se meu cliente fizer questão de ter, é toda essa papagaiada ai ?



Sim, colega! é a [Ô]papagaiada[Ô]. E é caro. Além do custo para homogalção que se paga para a homologadora, tem que viajar, hospedagem, custos com alimentação, taxi e tudo mais inerente à uma viagem. E se der errado, marcar para outro dia. Só que agora, felizmente, pode ser feito remotamente (elimina custos de viagem) e até junho não há custos para homologação.

Quanto ao que o colega GUIMORAES123 escreveu...

Citação:

Na verdade, no estado de São Paulo o TEF deixou de ser obrigatório, mas se seu cliente fizer questão ele pode aderir.
O processo de homologação do TEF para o S@T é outro, pois a impressão do comprovante em impressora não fiscal é mais simples, não exige os mesmos testes de impressão que o ECF exige. Basicamente para o S@T, quando é efetuado a impressão do comprovante do TEF, o sistema deve exibir uma mensagem de confirmação da impressão do mesmo, é mais simples.



é bem assim mesmo. No caso de impressões em impressora não fiscal, chama-se POS (Point of Sale). Lembrando que onde usa ECF (SC, por exemplo, é obrigatório TEF, não sendo permitido o POS). E, em todos os estados, por determinação federal, onde se usar impressora fiscal, precisa ser TEF (não pode POS).

Colega GUIMORAES123...

Citação:

Citação:
Prezados,

Salvo mudanças recentes, a Software Expresse e a Seven não estavam mais autorizadas à proceder homologações, tendo a NTK (Pay & Go) sido atribuída à realizar as operações.


Isto é novidade, não estava sabendo. Pois bem, acredito que o processo de homologação com a NTK seja o mesmo, basta entrar em contato com as empresas e solicitar a documentação de integração.



Sim, o procedimento é exatamente o mesmo, nada muda. Apenas foram descredenciadas a Software Express e a Sevem, da noite para o dia. Pegou todos os programadores de surpresa.

[txt-color=#0000f0]Contudo:[/txt-color] fiz uma pesquisa agora e parece que a Software Express veio com outro produto, chamado CliSitef, antes era o SiTef. Parece que a Software Express voltou a ser homologadora após a correção de algumas questões.

Veja em outro fórum que acompanho e dificuldade para os programadores...

SEVENPDV descontinuada, já em 2014 (tempos depois foi a Software Express, mas voltou)
http://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/13829-certifica%C3%A7%C3%A3o-sevenpdv-descontinuada/

Software Express voltou, parece mais [Ô]fixada[Ô]
http://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/24260-tef-dedicado-sitef-software-express/

Contudo, particularmente, eu faria pela NTK.

Reclama um dos fundadores do projeto ACBr...

Eu também estava de homologação marcada a mais de 1 mês para 06 e 07, mas veja, a culpa não foi da SevenPDV e nem da Software Express, pelo que conversei com o pessoal deles o negócio veio de surpresa para eles, eles ficaram boiando como nós.


Tudo de bom.
NILSONTRES 02/03/2016 12:44:53
#458502
OK, Obrigado a todos pelas informações.
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas