TELA DE LOGIN

GOLVEIAR 18/11/2014 19:14:58
#442602
Ola galera beleza! Me ajuda ai. Fiz uma tela de login com usuário e senha com o botão login desabilitado. Quero que o programa só verifique usuário e senha depois que o usuário para de digitar e se voltar a digitar ele para a consulta e quando verificar que usuário e senha estiver correto ele habilita o botão login. Alguém tem uma ideia de como fazer isso.
NILSONTRES 18/11/2014 19:57:38
#442603
explica melhor
MARCELO.TREZE 18/11/2014 20:07:56
#442604
Resposta escolhida
colega você vai ter que fazer um select no keyup do textbox, e encontrando o usuário habilitar o botão
FILMAN 18/11/2014 20:09:03
#442605
Vamos, lá.
Não vejo o porque fazer assim, mas vai do seu critério!

Meu raciocínio é o seguinte, se você já validou o login porque habilitar um botão? Basta apenas logar!

Mas caso seja assim realmente deseje do seu jeito, nos mostre o que você tem pronto!
  • Sabe realizar consultas no banco de dados;

    nos mostre o que tem e passamos o caminho das pedras para concluir seu login!
  • GOLVEIAR 18/11/2014 22:59:33
    #442610
    Private Sub VerificaUsuario()
    MousePointer = 11
    Conecta True
    Set TbConsultas = New ADODB.Recordset
    strSQL = [Ô]Select * FROM usuarios Where Usuario=[ô][Ô] & txtUsuario.Text & [Ô][ô] and Senha=[ô][Ô] & txtSenha.Text & [Ô][ô][Ô]
    TbConsultas.Open strSQL, Conexao, adOpenStatic, adLockOptimistic, adCmdText

    If TbConsultas.EOF Then
    cmdLogin.Enabled = False
    blnUsuariodoPrograma = False
    Else
    cmdLogin.Enabled = True
    blnUsuariodoPrograma = True
    End If
    Set TbConsultas = Nothing

    Set TbConsultas = Nothing
    MousePointer = 0
    End Sub

    mas eu quero que execute esta função so depois que o usuario parar de digitar
    FILMAN 19/11/2014 01:27:31
    #442618
    Nesse caso você terá que usar um timer.

    crie um variavel CONTADOR que receberá no LOAD do FORM = valor 0(zero)

    Coloque o timer no form com o Interval de 1000(1seg.) Enable = False

    Deixe o Foco do cursor inicialmente no TextBox do login

    No evento KeyPress do TextBox Login você fará um IF verificando se o Timer esta Habilitador ou não
    IF Timer1.Enabled = False Then Timer1.Enabled = True

    no Evento Timer do seu Timer1 você fara o seguinte

    IF CONTADOR = 2 THEN [ô]Determina quantos segundos o sistema executará a função
    Call VerificaUsuario
    Timer1.Enabled = False
    END IF

    CONTADOR = CONTADOR + 1


    Dando Continuidade no evento Change dos dois TextBox (Login/Senha) deverá fazer o seguinte, sempre zerar o contador

    CONTADOR = 0


    é mais ou nenos essa ideia, espero ter ajudado a dar uma luz pra você!
    MARCELO.TREZE 19/11/2014 10:34:45
    #442622
    Eu acho que chamar a função no keyup do textbox ja resolve, porém apesar de eu não ver necessidade, você teria de desabilitar o textbox de senha também.

    ficaria algo assim assim

    digita o usuário, verifica no keyup do usuario se o mesmo existe, existindo habilita o txtsenha.

    no keyup do txtsenha verifica se a senha é correta e habilita o botão, pronto

    Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas