TRABALHAR COM WINFORM NA WEB É PROIBIDO?

KERPLUNK 30/03/2015 18:51:38
#445580
MARCOS,

Eu entendo perfeitamente que a falta de tempo para estudar é uma barreira muito grande e praticamente impossível de se transpor. No entanto, devo ressaltar os meus argumentos:
- Todas essas tecnologias para desenvolvimento web, são muito parecidas na sua forma de usar. Por isso, dominando uma, é apenas um passo para também dominar a outra e com o tempo, qualquer uma delas vai ser algo muito simples para se aprender, não levando mais que um ou dois dias. Acredite, é assim mesmo.
- As mudanças de versão, trazem novidades, mas muito raramente(para não dizer nunca) são modificadas à ponto de ter que reescrever muita coisa na sua aplicação.
- Todas as versões novas, possuem retrocompatibilidade bastante elevada, ou seja, você pode utilizar uma versão mais nova da que você usou e ainda usar os recursos novos sem problemas.
- A curva de aprendizado, é reduzida drasticamente, no momento em que se tem a compreensão do funcionamento, tanto de aplicações Web quanto da tecnologia que se vai usar. Simplificando, deve-se antes de aprender qualquer delas, mudar o modo de pensar, parar de tentar comparar com programação para Desktop
- A maior barreira para aprendizado de tecnologias web(depois do tempo hábil para estudo), é a mudança de paradigma. Se você não tem o entendimento correto da tecnologia web, você terá que aprender isso antes. Infelizmente, muito pouco do que se sabe quando se programa exclusivamente para desktop, tem aproveitamento quando o assunto é programar para Web.
- Todos os dias, temos atualizações e recursos novos em vários desses frameworks prontos para Web, como JQuery, AngularJS, Modernizr. Mas como mencionei, esses recursos, muito raramente impedem o uso de recursos de uma versão anterior. A compatibilidade é mantida por várias versões e caso haja alguma versão que trará uma extinção de algum recurso antigo, você é avisado disso e a atualização, nunca é obrigatória.

Reforçando: Aplicativos desktop, amarrados à um sistema operacional específico e que não oferecem uma mobilidade para o usuário, estão sendo cada vez mais deixados de lado pelo público(clientes), por isso, a atualização para um sistema mais versátil, não é somente uma questão de opção pessoal, mas sim uma necessidade para continuidade do seu negócio. E aqui, não incluo apenas VB6, mas qualquer outra tecnologia que seja nesses moldes.

Muitas empresas estão optando hoje em dia por [Ô]terminais burros[Ô], ou thin clients, tendo praticamente nada instalado neles e com acesso reduzidíssimo à um sistema de uso diário, e não raras vezes nem sequer acesso livre à internet, o que por si só, impossibilita o uso de um banco de dados público acessado por IP.

Mesmo assim, compreendo a dificuldade em se arranjar tempo para estudar. Com VB6, o domínio é apenas sobre uma tecnologia, uma sintaxe e um sistema operacional. E por isso a curva de aprendizado é muito curta. Em questão de um ou dois meses no máximo já é possível desenvolver sistemas de complexidade moderada e sem muito esforço. Em se tratando de web, você precisa dominar:
- Para a interface: HTML, CSS e Javascript. Os frameworks prontos, auxiliam em muito nisso e reduzem em muito o tempo de desenvolvimento, fora que o reaproveitamento de conhecimento de um deles, é quase sempre aplicado em outro. Por exemplo, entendendo o framework JQuery, qualquer outro outro framework baseado nele ou dependente dele é assimilado instantaneamente. Não estou falando aqui de ter decorado todos os comandos e recursos, isso é sempre disponível para ser consultado no site do desenvolvedor, o que deve ser entendido é como funciona e a utilização dele se torna natural.
- Para processamento interno(Codebehind): Qualquer linguagem disponível no Framework, que são muitas, mas de longe a mais popular é o C#. Fora isso, o entendimento sobre conceitos como a estrutura Client/Server, postback, WebMethods e WebAPI. A maneira de se trabalhar muda completamente com Web, mas isso não é uma barreira, ao contrário, ao entender como se deve usar, novamente, o uso dela se torna natural. Parece bobagem, mas entender que a interface e o processamento estão completamente separados é o primeiro e praticamente o único passo à ser entendido, os outros são consequências disso quando esse passo está realmente entendido.
Por incrível pareça, toda e qualquer aplicação web, pelo menos na interface, são a mesma coisa. Seja ASP.NET, PHP, ASP, Python, qualquer uma delas é apenas um intermediário no processamento, o resultado, é sempre HTML+CSS+Javascript e nada mais.

Recebi uma sugestão para preparar lições de como colocar tudo isso em prática e aceitei. Estou preparando vídeo aulas, que vou disponibilizar para todos aqui. E ainda por cima respondendo à dúvidas. Também existe a possibilidade de aulas online, onde com uso do Skype, posso ensinar no conforto da sua casa, obviamente nesse caso, teria que cobrar, mas podemos fazer um preço bem amigável. Apesar das vídeo aulas eu tentar ser o mais claro possível, aprender de acordo com as suas necessidades e no seu ritmo é sempre muito melhor.
NICKOSOFT 31/03/2015 05:16:44
#445587
Kerpkunk nao deixe de dar detalhes sobre essas aulas, deveras interesado, desenvolvia coisas simples no asp e php puro, e la fiquei
MESTRE 31/03/2015 07:59:05
#445591
Citação:

Recebi uma sugestão para preparar lições de como colocar tudo isso em prática e aceitei. Estou preparando vídeo aulas, que vou disponibilizar para todos aqui. E ainda por cima respondendo à dúvidas. Também existe a possibilidade de aulas online, onde com uso do Skype, posso ensinar no conforto da sua casa, obviamente nesse caso, teria que cobrar, mas podemos fazer um preço bem amigável. Apesar das vídeo aulas eu tentar ser o mais claro possível, aprender de acordo com as suas necessidades e no seu ritmo é sempre muito melhor.



Cara poderia colocar no YouTube criar um canal.. eu gostava de fazer sites webforms, aprendi a fazer o básicão de webforms no meu curso técnico de informática que fiz na época utilizando o Visual Studio 2008, hoje utilizo a 2013 Ultimate e sei que bastante coisa foi atualizada e melhorada, porém webforms o ruim é que hoje é [Ô]obsoleto[Ô] só se vc é PJ e você decide, más se voce trabalha pra uma software house por ex eles não querem mais webforms de jeito nenhum o negócio é MVC, com C#, BootStrap, MetroUI..

Acho que poderiamos utilizar deste tópico para discutir algumas coisa, eu por ex: sou universitário, 22 anos, atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas em SP, empregado como desenvolvedor Vb.Net e Windows Forms, e digo que estou um tanto preocupado por agora pra falar a verdade, vejo que toda semana ou mes lançam uma tecnologia diferente ou nova, e eu não tenho tempo pra me manter atualizado como gostaria, grande culpa disso é pela faculdade também, pois não sou como uma pessoa que trabalha das 08:00 as 18:00 e depois vai pra casa e estuda, tenho o fds mais quando não são os trabalhos da faculdade sao outras coisas né preciso namorar e ter vida social também haha..

Só não estou mais desesperado pois minha faculdade é muito boa e logo no primeiro semestre estou tendo Java com toda a parte prática de Orientação a Objetos e eu pegando tudo que aprendi vejo o quanto o curso irá se aprofundar e segue um caminho muito bom, fico surpreendido cada vez mais com o nível da aula, apesar do curso ser um tecnologo, eu que ja cursei bacharelado (fiz 2 anos de eng da comp e abandonei por não ter matérias mt ligadas a desenvolvimento e análise e tbm por sair dps dos 5 anos como um péssimo desenvolvedor) tem matérias que tipo eng ensina no 4 ano e voce aprende logo no 2 mes de aula em TDS.. e minha facul é muito focada nessa parte de desenvolvimento Web,eles não vão dar nada de Windows Forms hahaha.. más estou preocupado, acho que não sou o único também as vezes dando uma olhada pela internet..

Desculpem escrever a bíblia foi apenas um desabafo! hehe

A Questão aqui vai meus amigos, são 2 frases que levo comigo diariamente:
1. Conhecimento nunca enche a cabeça
2. Quanto mais você aprende e sabe, mais você vê que você tem muito a aprender
Página 2 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas