USB

AJSO 29/01/2013 12:06:19
#418295
Caro GRATRIX

Está um pouco confuso..........
Citação:

Tenho um teclado USB e quero lr as informaçoes direto na porta.
Via comunicação serial ou similar alguma dica?



Esse tipo de informação fica mais confuso ainda
Citação:

estou substituindo um clp pelo pc
pra isso ser funcionar presciso entrada para 40
sensores idutivos.



Esta cadas vez mais confuso, sua forma de leitura é BINÁRIA, HEXADECIMAL, COMMAND, ETC........
Citação:

Ai pensei, se eu conseguir ler a interrupção na com1



Qual o equipamento que esta enviando e recebendo estas cominicações de IO...............


Um CLP ou PLC para controle de 40 entradas com sensores indutivos
Utilizado principalmente para chaves do tipo [Ô]fim-de-curso/[ô]

Nada é tão eficaz quanto a um PLC ou CLP principalmente para esse tipo de controle e quantidade de entradas ou saidas.........

Acho que poderia obter mais informações...........................
Qual é o processo que esta automatizando?
Qual a marca e modelo dos PLC?
Qual a programação dos PLC que utiliza?

Para utilizar o VB 6.0 em um processo de automação precisa no mínimo de uma RS-232 no HARDWARE que esta querendo automatizar...............

Descreva o processao que esta automatizando para que todos possam melhor orientar................... sobre este assunto no google

se digitar MSCOMCTL.OCX vai trazer muito material sobre conexão com a COM1, COM2, COM3, etc...


Boa sorte
GRATRIX 30/01/2013 14:35:59
#418411
OCELOT de Sorocaba você é o cara.
Muito obrigado pelo código, resolveu meu problema.

Ta pessoal vou explicar melhor.Uma maquina que faz movimentação de peças possui um CLP WEG, este clp executa funções conforme necessidade e a leitura das informações se da por +- 40 sensores indutivos. Fui contratado para desenvolver um sistema que permita acesso em plataforma web, em tempo real do posicionamento das peças.
Me deparei com um problema como receber essas informações do CLP em um PC.
Achei com fazer através de uma placa controladora ligada a saída USB do CLP.
Não sou perito em eletrônica e fui buscar profissionais para desenvolver esta placa.
Dos 6 que procurei 2 toparam fazer a placa um por R$6.000,00 outro por R$8.000,00
Achei absurdo.
A usei a massa cinzenta, e pensei porque não usar um teclado. Se eu usar um teclado retiro o CLP, e ligo cada sensor como se fosse uma tecla. Muito fácil a partir daí.
Me deparei com alguns problemas,
1° Fazer solda nas ligações do teclado.(Se alguém for faze isso vai descobrir porque.) depois e muitos palavrões decidi lavar com tiner área de solda e fiz furos de 0,08 mm.
2° Tive de montar uma gambiarra em cada sensor colocando um transistor para acionar um pequeno rele.
3° O cabeamento pra cada sensor possuía 4 fios, 2 de alimentação, e 2 para a “contatora” do teclado. Pesquisei o custo ia ser milionário por questões de distancia
Resolvi usar cabo de rede 1/5 do preço do cabo ideal, mesmo assim custou R$3.300,00.
4° Com o software pronto, e tudo montado, descobri que o PC que recebe as informações deste teclado falso estava sofrendo interferência do teclado padrão, isso porque como todos sabem se prlugarmos 2 teclados no mesmo PC ele reconhece os 2 como sendo o mesmo teclado.. Muito simples podia por uma maquina velha pra trabalhar somente com o teclado dos sensores. Mas sou brasileiro e não desisto nunca (e também porque quando vendi meu peixe disse que não precisava e era sinal de fraqueza por outra maquina. OCELOT, um grande profissional presente aqui no nosso fórum, me deu uma dica incrível, onde é possível, apesar de bem complicado, separar as interrupções de cada teclado assim meu sistema só recebe influência do teclado falso.
5° Problema é igual ao 1°, ao montar no local, uma fio fi da p***, quebrou na solda e queimou o teclado. Mas depois que eu substituir funcionará perfeitamente.

Há, as funções do CLP, agora são programadas em tempo real se necessário através do meu software.
Custo do projeto usando simplicidade R$ 8.950,00
Custo do projeto usando materiais padrão +- R$ 21.000,00
Diferença gritante...
E podia baixar mais ainda se eu fizesse os sensores em vez de comprar.

Custo do desenvolvimento R$ 7.500,00 (a minha parte)

• Deixo um recado a você profissional de tecnologia, valorize seu trabalho, não faça preço de quem ta passando fome, hoje em dia tem gente trabalhando por comida. Nós profissionais temos que cobrar um valor parecido, vejo muito por aqui gente que nesse caso ia fazer por uns R$1.000,00 ou até menos. Eu cobro caro não tenho acumulo de trabalho, posso trabalhar com calma, planejando e projetando. O que faz o preço de desenvolvimento não é o mercado e sim os profissionais que abaixa o preço pra competir com outros e depois tem que pegar um monte de coisa pra poder ganhar algum dinheiro. A sai aquelas beleza de programa, uma tela linda cheio de fru fru e cheio de bugs. Ai as pessoas dizem ao programador essa função o sistema não faz? A vamos fazer uma atualização e ela estará presente dentro de alguns dias. Vergonhoso.

Se alguém me apoia, deixem um comentário aqui ...
Abraço a todos e brigado pela ajuda
KERPLUNK 30/01/2013 14:45:27
#418415
Citação:

:
OCELOT de Sorocaba você é o cara.
Muito obrigado pelo código, resolveu meu problema.

Ta pessoal vou explicar melhor.Uma maquina que faz movimentação de peças possui um CLP WEG, este clp executa funções conforme necessidade e a leitura das informações se da por +- 40 sensores indutivos. Fui contratado para desenvolver um sistema que permita acesso em plataforma web, em tempo real do posicionamento das peças.
Me deparei com um problema como receber essas informações do CLP em um PC.
Achei com fazer através de uma placa controladora ligada a saída USB do CLP.
Não sou perito em eletrônica e fui buscar profissionais para desenvolver esta placa.
Dos 6 que procurei 2 toparam fazer a placa um por R$6.000,00 outro por R$8.000,00
Achei absurdo.
A usei a massa cinzenta, e pensei porque não usar um teclado. Se eu usar um teclado retiro o CLP, e ligo cada sensor como se fosse uma tecla. Muito fácil a partir daí.
Me deparei com alguns problemas,
1° Fazer solda nas ligações do teclado.(Se alguém for faze isso vai descobrir porque.) depois e muitos palavrões decidi lavar com tiner área de solda e fiz furos de 0,08 mm.
2° Tive de montar uma gambiarra em cada sensor colocando um transistor para acionar um pequeno rele.
3° O cabeamento pra cada sensor possuía 4 fios, 2 de alimentação, e 2 para a “contatora” do teclado. Pesquisei o custo ia ser milionário por questões de distancia
Resolvi usar cabo de rede 1/5 do preço do cabo ideal, mesmo assim custou R$3.300,00.
4° Com o software pronto, e tudo montado, descobri que o PC que recebe as informações deste teclado falso estava sofrendo interferência do teclado padrão, isso porque como todos sabem se prlugarmos 2 teclados no mesmo PC ele reconhece os 2 como sendo o mesmo teclado.. Muito simples podia por uma maquina velha pra trabalhar somente com o teclado dos sensores. Mas sou brasileiro e não desisto nunca (e também porque quando vendi meu peixe disse que não precisava e era sinal de fraqueza por outra maquina. OCELOT, um grande profissional presente aqui no nosso fórum, me deu uma dica incrível, onde é possível, apesar de bem complicado, separar as interrupções de cada teclado assim meu sistema só recebe influência do teclado falso.
5° Problema é igual ao 1°, ao montar no local, uma fio fi da p***, quebrou na solda e queimou o teclado. Mas depois que eu substituir funcionará perfeitamente.

Há, as funções do CLP, agora são programadas em tempo real se necessário através do meu software.
Custo do projeto usando simplicidade R$ 8.950,00
Custo do projeto usando materiais padrão +- R$ 21.000,00
Diferença gritante...
E podia baixar mais ainda se eu fizesse os sensores em vez de comprar.

Custo do desenvolvimento R$ 7.500,00 (a minha parte)

• Deixo um recado a você profissional de tecnologia, valorize seu trabalho, não faça preço de quem ta passando fome, hoje em dia tem gente trabalhando por comida. Nós profissionais temos que cobrar um valor parecido, vejo muito por aqui gente que nesse caso ia fazer por uns R$1.000,00 ou até menos. Eu cobro caro não tenho acumulo de trabalho, posso trabalhar com calma, planejando e projetando. O que faz o preço de desenvolvimento não é o mercado e sim os profissionais que abaixa o preço pra competir com outros e depois tem que pegar um monte de coisa pra poder ganhar algum dinheiro. A sai aquelas beleza de programa, uma tela linda cheio de fru fru e cheio de bugs. Ai as pessoas dizem ao programador essa função o sistema não faz? A vamos fazer uma atualização e ela estará presente dentro de alguns dias. Vergonhoso.

Se alguém me apoia, deixem um comentário aqui ...
Abraço a todos e brigado pela ajuda



Oxalá todos os usuários que pedem ajuda dessem um retorno desses. Meus sinceros parabéns pelo empenho e perseverança e mais ainda, pelo retorno do resultado do seu trabalho, contando tim-tim por tim-tim, o que foi feito.

Quanto ao recado sobre os preços, concordo em gênero, número e grau, devemos mesmo nos valorizar, o único cuidado porém, é não super-valorizar.

Mais uma vez, parabéns e obrigado
Página 2 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas