USUARIO COM PERMISSOES

BRUNOGOMES 10/11/2012 00:35:43
#413965
Pessoal, estou querendo fazer um sistema de permissoes de usuario em meu programa..
A parte de cadastro de usuario eu jah fiz, mas n sei como faço para ele ter permissoes, e fazer essas permissoes na hora de cadastrar ele..

Alguem ae possui exemplos ou dicas pra isso ??

valeeu
LUIS.HERRERA 10/11/2012 12:43:39
#413973
As permissões devem ser separadas do cadastro, pois pode e deve ser feita por usuários diferentes (funcionários normalmente RH) e permissões (normalmente TI) ou aplicações específicas de uma área, o responsável pela área. Assim você vincula as permissões ao ID do usuário.

Há várias formas de se fazer isso, umas dão mais trabalho e outras são mais simples.

Uma forma é:
- você criar uma tabela de permissões (ID, Descrição criptografada)
- Criar uma tabela de usuáriosPermissões, onde irá atribuir a cada usuário suas respectivas permissões (seja por menu, tela, botões, ações, etc....)

Outra forma é você criar Grupos
- Visitante = só consultas básicas (dados confidenciais ficam de fora)
- Operador = rotinas básicas de todos os funcionários
- Supervisor = acesso as operações de aprovação,etc...
- Direção = Acesso a todos os dados de todas as áreas
- Administrador = faz tudo, administra o sistema e atribui permissões de acesso

+/- é isso

Depois ao iniciar seu programa tem duas opções:

- Ou carrega todas as permissões do usuário logado e associa a cada item do sistema Enabled = true (pois todos por padrão estarão como false)
- Ou carrega as permissões somente das telas acessadas no momento. (eu não gosto muito desta opção, pois aumenta muito o acesso ao banco e fluxo de dados na rede)
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas