VB 6 X VB EXPRESS

HUELBERT 06/08/2007 08:49:07
#229589
Ai galera to com um projeto muito grande pra desenvolver.
E queria saber em que programa desenvolver:
Tenho uma grande experiencia em vb6 e varios codigos já feitos
so que tem um ponto q acho crucial, atualização.
acho q um sistema atualizado e mais conceituado
peço a opniao de vcs...
e acho q esse topico vai ajudar muitos
Vb express ou vb 6?

att
MORDOR 06/08/2007 09:07:09
#229591
Resposta escolhida
O VB.NET é uma ferramenta muito mais robusta e moderna que o VB6. Se você tem domínio sobre o VB6 e está com o prazo apertado para aprender .NET, não aconselho fazer esse projeto na versão mais nova. é uma péssima idéia utilizar um trabalho que exija responsabilidade e prazos como ferramenta para aprendizado e fazer experiências, até porque você utilizará conceitos antigos e que estão ultrapasados para aplicar num linguagem orientada a objetos.
USUARIO.EXCLUIDOS 06/08/2007 10:31:29
#229607
Minha sugestão.
Vai de VB6. Sucesso garantido, mantendo o máximo possível do compatibilidade com o VB 2005, ou seja, evite usar o que já está ultrapassado, ex: não use currency como tipo de dados/variáveis.
Aprender algo NOVO num projeto muito grande é problema.
Melhor aprender com um projeto menor sem prazo final.
USUARIO.EXCLUIDOS 06/08/2007 12:56:03
#229634
eu acho que vocêis estão confundindo vb.net com vb 6.0, não tao nao?
pelo meu conhecimento vb.net e diferente de vb 6.0, vb.net e orientado a objtos e vb 6.0 e orientada a eventos. tipo: vc vai la no vb.net e digitaum codigo pra aparecer um form, no vb 6.0 vc ja tem o form e so digita o evento ou seja, o que vc que que aconteça. nao se pode confundir os dois. então vb express como o nosso amigo ROBERTOMARQUES disse procurou continuar ao máximo a forma de programar mas mudou algumas coisas sim. programar nunca foi tao facil com vb, como esta hj. e so procurar saber o que mudou e pronto. essa e minha opiniao
FGSANTOS 06/08/2007 13:49:18
#229645
Daniboy: VB6 é uma liguagem PROCEDURAL. VB Express (VB.NET versao FREE) é ORIENTADO A OBJETO. A forma de programaçao é muito, muito diferente. Os conceitos aplicáveis em VB6 são muito diferentes.
MORDOR 06/08/2007 14:14:40
#229651
Nada impede que você utilize o VB.NET programando sem os conceitos de OOP, mas sinceramente, quebrar a cabeça para desenvolver com dotNET e sub-utilizar a ferramenta só para dizer que á algo mais moderno é pura perda de tempo.
HUELBERT 06/08/2007 14:33:20
#229655
pra maquinas mais velhas qual e a melhor opção?
tem ferramentas pra firebird...no vb eu uso a ibole...
a codificação nao muda muito?
att
MORDOR 06/08/2007 14:45:27
#229656
Para máquinas mais velhas o VB.NET pode ficar pesado, principalmente se você carregar muito na interface além de consumir mais memória RAM. Os principais banco de dados do mercado têm drivers de acesso nativos para .NET, inclusive podendo fazer a conexão via OleDb e ODBC. A codificação muda, pois as classes de acesso a dados são novas, mas não significa que seja complicado, se você olhar a leitura através de um DataReader perceberá que é muito semelhante a um Recordset assim como INSERTs, UPDATEs e DELETEs com Command que é muito parecido com Connection.Execute do ADO.
USUARIO.EXCLUIDOS 06/08/2007 15:08:09
#229659
Bom no caso de um projeto grande e de muita responsabilidade.. use o VB6, e procure o maximo utilizar classes de dados, e outros tipos de classes..
Deixe de lado os famosos modules, e crie classes... assim fica mais facil de migrar para o vb.net.. se bem que vc pode programa em vb.net modularmente, e até manter a maneira de programar em VB6, porque o vb.net ainda permite fazer algumas coisas que o vb6 utiliza..
Mais por outro lado pense... quando é que realmente aprendemos a lidar com os erros e desafios de uma nova linguagem?, claro se nao for em projetos.. nao ficaremos experientes, nem tao pouco aprenderemos os macetes e caminhos da linguagem...

HUELBERT 08/08/2007 07:55:48
#229921
obrigado galera valew pelas dicas...
pelo que entendi...
o esquema e fazer o sistema no vb6 por enquanto e depois migra-lo para o vb.net
vamos passo a passo a evolução...
galera um abraço e valew pela força
grato
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas