VB ACESSANDO FIREBIRD
Consegui registrar em 4 maquinas (3 xp e 1 vista). Alguem já passou por isso?
Obrigado.
vai por mim é bem melhor
pra conectar é simples
CONEXAO.Open [Ô]DRIVER=Firebird/InterBase(r) driver; UID=SYSDBA; PWD=masterkey;DBNAME=[Ô] & IP_ou_nomedopcnarede & [Ô]caminho do banco\bancodedados.gdb[Ô]
é simples dá ate pra enviar a dll do driver no teu instaler e depois registralas por lá.
o ibole necessita de uma dll que tem ibexpert agora nao me recordo o nome dela esse driver nao necessita de nada só do firebird
Conexao.Open [Ô]Provider=SIBPROvider.2;Data Source=C:\PastadoSistema\Banco\Dados.gdb;User ID=[Ô] & [Ô]SYSDBA[Ô] & [Ô];Password=[Ô] & [Ô]masterkey[Ô]
Conexao Via Rede
[ô]Conexao.Open [Ô]Provider=SIBPROvider.2;Data Source=\\Servidor\C:\PastadoSistema\Banco\Dados.gdb;User ID=[Ô] & [Ô]SYSDBA[Ô] & [Ô];Password=[Ô] & [Ô]masterkey[Ô]
e procura o Componente -----> SIBPRO2.dll
aqui mesmo no site tem...
Citação:[txt-color=#e80000] [/txt-color]
MOREIRA disse:
Conexao Via Rede
[ô]Conexao.Open [Ô]Provider=SIBPROvider.2;Data Source=\\Servidor\C:\PastadoSistema\Banco\Dados.gdb;User ID=[Ô] & [Ô]SYSDBA[Ô] & [Ô];Password=[Ô] & [Ô]masterkey[Ô]
Bom, devo tá pensando abóboras, mas acho a forma destacada prejudicial, pois o provider vai usar o sistema de arquivos do windows pela rede (como se fosse o access pela rede) pra acessar e inserir dados no banco de dados, e não irÃamos utilizar a vantagem que os SGBDs oferecem que é tratar o arquivo de dados no servidor em que ele se encontra. Me corrijam por favor pessoal.
Essa é a forma que acredito ser correta:
Conexao Via Rede
[ô]Conexao.Open [Ô]Provider=SIBPROvider.2;Data Source=[txt-color=#0000f0]Servidor[/txt-color]:C:\PastadoSistema\Banco\Dados.gdb;User ID=[Ô] & [Ô]SYSDBA[Ô] & [Ô];Password=[Ô] & [Ô]masterkey[Ô]
onde [txt-color=#0000f0]Servidor[/txt-color] pode ser o ip do Servidor (até mesmo pela internet), ou o alias do banco que vc define no arquivo aliases.conf dentro da pasta do Fireird no Servidor e com isso até dispensarÃamos informar a pasta onde o o arquivo gdb/fdb se encontra. Servidor pode ser o ip do Servidor na rede local também.
Citação::
MOREIRA disse:
Conexao Via Rede
[ô]Conexao.Open [Ô]Provider=SIBPROvider.2;Data Source=[txt-color=#0000f0]Servidor[/txt-color]:C:PastadoSistemaBancoDados.gdb;User ID=[Ô] & [Ô]SYSDBA[Ô] & [Ô];Password=[Ô] & [Ô]masterkey[Ô]
Eu utilizo desta forma tanto para acesso local como rede ou remoto.
E se o Servidor é Linux e Banco de Dados estiver nele?
Desculpe, aproveitando o tópico...
E se o Servidor é Linux e Banco de Dados estiver nele?
Aà vc terá que passar o endereço IP do servidor, no lugar do [Ô]C:\...[Ô] seria [Ô]\\192.168.0.1\BANCO.gdb[Ô], por exemplo.
Não sei se é necessário mapear a unidade de rede, mas acho que não.
Aproveitando o tópico, estou querendo passar a usar o firebird, e não entendi direito as respostas acima, tenho que instalar mais alguma coisa em minha máquina de trabalho além do firebird e do ibexpert?
Alguém teria um exemplo de conexão com o banco?
O exemplo de conexão você encontra na resposta do MOREIRA.
Conexao Local
Conexao.Open [Ô]Provider=SIBPROvider.2;Data Source=C:PastadoSistemaBancoDados.gdb;User ID=[Ô] & [Ô]SYSDBA[Ô] & [Ô];Password=[Ô] & [Ô]masterkey[Ô]
Conexao Via Rede
[ô]Conexao.Open [Ô]Provider=SIBPROvider.2;Data Source=\ServidorC:PastadoSistemaBancoDados.gdb;User ID=[Ô] & [Ô]SYSDBA[Ô] & [Ô];Password=[Ô] & [Ô]masterkey[Ô]
e procura o Componente -----> SIBPRO2.dll
aqui mesmo no site tem...
Recomendo!