VB6 EXECUTANDO NO WINDOWS 7

XYKOVIEIRA 30/11/2011 15:23:05
#390317
Olá.
Instalei o VB6 (SP6) no Win 7 home basic. Além das diversas telas de [Ô]incompatibilidade[Ô] durante a instalação, ao que parece,
tudo correu bem: projects mais simples (sem dbGrid, dialog box, etc.) rodam sem problemas. Porém, se
tiver algum relatório do Crystal Reports, Grid ou DBGrid, dá problema... No XP, essas bibliotecas dbgrid32.ocx e threed32.ocs
ficam alojadas em C:\Windows\System32. No Win 7 (64bit), onde poderia registrá-las?
Alguém sabe de mais alguma incompatibilidade entre o VB6 e o S.O. Win 7? (desculpem por importunar com uma versão tão
desatualizada do VB, mas é que tenho [ô]tocentos[ô] projects e sistemas gerados no VB5 e no VB6, que vinha funcionando correta-
mente sob o XP. Acredito que o ambiente de desenvolvimento e o sistema operacional não sejam tão estranhos um ao outro.
Afinal, o fabricante é o mesmo. Claro que novos recursos vão cada vez mais sendo introduzidos nas novas versões (tanto de
um quanto do outro), tendendo a gerar diversas incompatibilidades, porém nada totalmente insolúvel...
Lí sobre diversas maneiras de contornar essas situações de conflito, como, p.ex., instalar o XP em um disco virtual (partição),
de forma a [ô]emular[ô] o funcionamento dos programas em 32bit naquela plataforma...
Alguém, na minha situação, já conseguiu implementar o funcionamento [ô]amigável[ô] do Vb6?
GUARDE 30/11/2011 19:12:32
#390329
eu consegui, tente pegar as dlls do xp com alguem
e poe na pasta C:\Windows\System32

e tente registrala

@offtopic

nao ta na verdade 100%, no caso visual, eu arasto form, box, ou botton, ou qualquer coisa, ele vai arastado com um lag enorme, mas nada que nao seja suportavel.
ANDPAG 01/12/2011 00:56:51
#390345
siga esse passo a passo que funciona sem dar nenhum problema, aqui no meu win7 esta como se fosse no xp,,,

abs

http://mmorpgbr.lifeme.net/t3278-vbinstalando-vb6-no-win-7

XYKOVIEIRA 01/12/2011 09:37:47
#390358

Muito obrigado pelas sugestões. Estava mesmo preocupado, pois sendo a minha versão do Win7 a home basic,
não é possível instalar máquina virtual (segundo a Microsoft), onde eu poderia [ô]emular[ô] o funcionamento do XP...
(Andpag, eu já tinha instalado o VB6 conf. a orientação contida nesse link aí que vc indicou).
Só persiste uma dúvida: no XP, o comando para registrar ocx é: regsvr32.exe <nome-da-biblioteca>. Qual é o comando no Seven?
ALVAROVB2009 01/12/2011 11:23:14
#390370
XYKOVIEIRA só mais uma coisa, não deixe a sua pasta do sistema dentro do arquivos de programas, tive alguns problemas para poder atualizar o sistema pela rede e só consegui corrigir colocando a pasta do meu sistema na raiz, ou seja, fora da pasta arquivos de programas
XYKOVIEIRA 01/12/2011 14:17:28
#390382
Continuo com problemas para registrar as ocx[ô]s <dbGrid32.ocx> e <threed32.ocx> no Windows seven.

Primeiro, eu gravei essas ocx[ô]s na pasta \windows\syswow64. A seguir, em <executar>, digitei
regsvr32.exe dbgrid32.ocx. Apareceu a msgbox: [Ô]Falha ao carregar o módulo [ô]dbgrid32.ocx[ô]. Certifique-se
que o binário está armazenado no caminho especificado ou depure-o para verificar se há problemas com
o binário ou com os arquivos .DLL dependentes. Não foi possível encontrar o módulo especificado.[Ô]

A seguir, gravei as ocx[ô]s na pasta \windows\system32. Tentando o mesmo comando em <executar>, é
exibida a seguinte msgbox:
[Ô]Regsvr32 - Talvez o módulo [Ô]dbgrid32.ocx[Ô] não seja compatível com a versão do Windows que você está
executando. Verifique se ele é compatível com uma versão x86 (32 bits) ou x64 (64 bits) do arquivo RegSvr32.Exe.[Ô]

(essa ocx <dbGrid32.ocx> é nativa do VB5. Quando mudei para o VB6, tive que registrá-la no XP, para poder
visualizar antigos projects que a utilizavam como uma espécie de flexgrid, ancorada num controle do tipo <Data>).

Peço a ajuda dos colegas, para resolver essa parada...
Chico.
XYKOVIEIRA 01/12/2011 23:24:12
#390413

Amigo Barros... Agradeço pela deixa, quanto ao registrador de ocx\dll que realmente fica disponível no Windows Explorer.... Contudo, ainda continuo com problema ao acessar algum project que tenha um dbgrid num form.
Fiz o registro dessas ocx[ô]s (dbGrid32.ocx e threed32.ocx), primeiro na pasta Windows\SysWow64. Reinicializei o pc, acessei o project, que abriu normalmente. Contudo, ao executar o programa, quando chamei um form que tem um dbgrid, foram exibidas as seguintres msgs:
1- [ô]Errors during load. Refer to [ô]C:\Users\Francisco\Documents\Projects VB6\Project_Filmes\frmListaFilmes.log[ô] for details.
2- [ô]Run-time error [ô]429[ô] - License information for this component not found. You do not have an aprpropriate license to use this functionality in the design environment[Ô].. O aplicativo é fechado...

Fiz o mesmo procedimento, desta vez na pasta \Windows\System32, mas continua apresentando o mesmo resultado. Interessante notar é que somente nos forms onde eu instalei o dbGrid, é que aparece a msg de erro. Nos demais forms, roda normalmente, exibindo campos e informações gravadas...

Você já viu algo parecido? Faltou algo que eu devesse fazer para consolidar o registro dessas ocx[ô]s? (ao utilizar o Regmenu, aparece a confirmação que a dll/ocx foi registrada).
Chico.
Página 1 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas