VB6 - INSTALACAO NO WIN7 32BITS

XAVIER 24/10/2013 16:09:43
#430371
Beleza pessoal !

Estou tentando instalar o vb6 no windows 7 32bits, mas mesmo desabilitando o UAC, setando a compatibilidade e tudo mais... Não instala nem...

Alguém teria alguma solução para me ajudar ?

Desde já agradeço a força.
MADMAX 24/10/2013 17:21:12
#430375
XAVIER geralmente da alguns erros mais sempre instala .. não instala nada ??? Qual erro retrona ?
MARCOSCAMPOS 24/10/2013 17:41:33
#430377
XAVIER,

Ontem instalei o VB6 interprise no Win7 Ultimate, e conforme mencionou o colega MADMAX deu varios erros mais consegui instalar e rodou tranquilo.
Escolhi o caminho onde voce tem a opçao de informar um programa anterior que ele ja tenha funionado, marquei o XP SP3, entao no passo seguinte o Setup faz um ajuste de compatibilidade e prossegue na instalaçao, ( ele vai falar varias vezes para buscar soluçao online ou executar a instalaçao - escolha sempre executar que ele acaba instalando normal )

boa sorte!
SIRIOUS 24/10/2013 22:24:35
#430381
Xavier, dê uma olhada no link abaixo:
http://www.gusleig.com/sos/2010/06/tutoriais/visual-basic-6-vb6-rodando-no-windows-7/

Aproveito para colocar uma dica do colega Marcelo Treze que muito me ajudou:

Vamos lá

desinstale o vb6 que vc instalou.

agora desative o UAC do windows 7

Para desativar o UAC

clique no botão Iniciar e Na caixa de pesquisa, digite UAC

Para desativar o UAC, mova o controle deslizante para a posição Nunca notificar e clique em OK. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação. Você precisará reiniciar o computador para que o UAC seja desativado.

feito isso vá no setup de vb6 e clique com o botão direito, e selecione [Ô]Executar como Administrador[Ô], instale o visual basic 6 e depois não esqueça de instalar o sp6 do visual basic (é opcional mas eu aconselho devido a algumas correções).

Citação:
nota importante: acho que vc ja instalou a maquina virtual java quando efetuou a primeira instalação, mas deixo a dica para os demais colegas:

Ao se instalar o vb6 no windows 7 ele pedirá para atualizar o [Ô]Microsoft Java Virtual Machine[Ô] e claro que este java não é mais atual que o do windows 7 e repare que se vc desabilitar esta função o botão continuar ficará desabilitado, então o que fazer?

é simples abra o bloco de notas e deixe em branco mesmo, salve com o seguinte nome (MSJAVA.dll), salve na pasta System32, pronto o vb6 não pedirá mais para atualizar o Microsoft Java, faça sua instalação.


mas não é só isso, se vc for usar o vb6 verá que os controles somem ao serem dimensionados ou arrastados, para evitar isso siga o seguinte procedimento:

vá na pasta

C:\Arquivos de Programas\Microsoft Visual Studio\VB98\

Clique com o botão direito em cima do arquivo VB6.exe, depois em
Propriedades na Aba Compatibilidade para alterar as seguintes opções:

Marque as seguintes opções:

Executar este programa em modo de compatibilidade e selecione : Windows XP (Service Pack 3).

Desativar temas visuais.

Desativar composição de área de trabalho.

Desativar dimensionamento da exibição em configurações de DPI alto.

pronto não terá problemas no uso do seu vb6.
XAVIER 25/10/2013 08:48:01
#430385
Caro companheiros !

Já fiz tudo isso que mencionaram. Quase no final da instalação ele me dá a mensagem de que o sistema não instalou completamente.
Quando saio do setup, então ele está lá, chamando o vb6 e abrindo. Porém o que percebí 2 coisas:
1 - Ao verificar em programas instalados, ele não consta na lista;
2 - Eu tento compilar uma dll, ele não completa operação, pois uns dos componentes (.ocx) já registrado via regsv32 e cmd, dá pau.

O que eu fiz então: Matei as chaves no regedit de tudo relacionado ao vb6,

Após zerar tudo, reinstalei de acordo com as orientações e nada diferente do que relatei acontece.
Vou reinstalar e dar um printscreen nos erros e postar para vocês.

Inté pessoal !
XAVIER 25/10/2013 09:08:09
#430386
Eis os erros que me aparecem:



OCELOT 25/10/2013 09:19:57
#430388
Resposta escolhida
Se não me engano durante a instalação você precisa desmarcar o Data Access na hora que ele mostra o que vai ser instalado.
XAVIER 25/10/2013 09:22:49
#430389
Vou reinstalar e vamos ver...
XAVIER 25/10/2013 09:42:44
#430391
Beleza Pessoal !

Todas as soluções + a do OCELOT valeram. Enfim Instalei. Porém... o vb6 ainda não compila a dll. Me dá esse erro. Lembrando que já desregistrei a ocx e após instalar registrei novamente.

Olha o erro aí. O que poderá ser. Será que tem alguma forma no win7 diferente para registrar dll, ocx, etc... ?
XAVIER 25/10/2013 19:57:15
#430406
Ah !!! Preciso explicar algo:

Copiei a pasta com o meu projeto compilado no xp todinho para o win7. Será que tem alguma coisa a ver ?

Desde já agradeço a todos.
XAVIER 25/10/2013 23:44:48
#430411
Resolvido pessoal!

Eu tinha copiado a pasta do projeto antes de obter sucesso na instalação. Após obter sucesso, conforme as orientações de vocês, então copiei novamente a pasta com todo o projeto e aí reconheceu os componentes.

Valeu pessoal, obrigadão e fica a dica aí para quem tiver o mesmo problema.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas