VB6 OU VISUAL STUDIO 2008?
Meus amigos, durante muito tempo programei em VBA e me dava por satisfeito, por insistência de um amigo acabei migrando para o VB6 e só me arrependo de não ter migrado antes, o VBA era/é bom quando não se tem um banco de dados muito grande, no meu caso ao passar de 5000 registros travava e me deixava na mão, enfim, não podemos comparar uma aplicação VBA com uma .EXE.
A minha pegunta é, devo migrar para o VS 2008? Estive pensando se não estou cometendo o mesmo erro que cometi com o VBA, achando que ta tudo bem mas de repente tem coisa muito melhor no VS 2008 que estou perdendo.
OBS: Escolhi o VS2008 por ser mais antiga e ter mais tutoriais na internet.
Gostaria da opinião apenas daqueles que usam ou já usaram os 2 VB6 e VS 2008.
A minha pegunta é, devo migrar para o VS 2008? Estive pensando se não estou cometendo o mesmo erro que cometi com o VBA, achando que ta tudo bem mas de repente tem coisa muito melhor no VS 2008 que estou perdendo.
OBS: Escolhi o VS2008 por ser mais antiga e ter mais tutoriais na internet.
Gostaria da opinião apenas daqueles que usam ou já usaram os 2 VB6 e VS 2008.
Rapaz, VS 2008 sem dúvidas! VB6 já foi descontinuado...
Eu me atrevo a sugerir o VB 2010, pois a maioria (para não dizer tudo) de tutorias que encontramos para a versão 2008 serve perfeitamente para a 2010 (algumas vezes com mÃnimas alterações). O VB6 é bom, mas .net é muito superior. Só em não depender de [Ô]trilhões[Ô] de Dll e OCX incompatÃveis com SO mais recentes, já faz do .net ser a melhor das opções e de longe!
Eu me atrevo a sugerir o VB 2010, pois a maioria (para não dizer tudo) de tutorias que encontramos para a versão 2008 serve perfeitamente para a 2010 (algumas vezes com mÃnimas alterações). O VB6 é bom, mas .net é muito superior. Só em não depender de [Ô]trilhões[Ô] de Dll e OCX incompatÃveis com SO mais recentes, já faz do .net ser a melhor das opções e de longe!
é, como na opinião anterior eu sugiro o vs 2010, vai valer a pena.
Migrei do vb6 para o .net a 4 anos, não me arrependo.
Agora, não adianta migrar do vb6 para o .net e continuar programando do forma procedural, esqueça a forma procedural e comece a programar orientado a objetos, ai sim você terá benefÃcios com o .net.
Tanto faz a versão do visual studio, já utilizei o 2003, 2005, 2008, 2010 e 2012, todas tem suas particularidades, mais no geral não muda muito(Para aplicações Desktop). Sugiro que utilize o 2010 ou 2012, pois tudo que funciona no 2008 irá funcionar no 2010/2012 com ainda mais recursos.
Um exemplo bem prático da diferença do VS 2008 e 2010 utilizando o vb.net é na declaração de propriedades, ex:
No vs 2008 com vb.net:
No Vs 2010 em diante:
Isto é uma das diferenças, entre outras que você mesmo pode procurar no google.
Agora, não adianta migrar do vb6 para o .net e continuar programando do forma procedural, esqueça a forma procedural e comece a programar orientado a objetos, ai sim você terá benefÃcios com o .net.
Tanto faz a versão do visual studio, já utilizei o 2003, 2005, 2008, 2010 e 2012, todas tem suas particularidades, mais no geral não muda muito(Para aplicações Desktop). Sugiro que utilize o 2010 ou 2012, pois tudo que funciona no 2008 irá funcionar no 2010/2012 com ainda mais recursos.
Um exemplo bem prático da diferença do VS 2008 e 2010 utilizando o vb.net é na declaração de propriedades, ex:
No vs 2008 com vb.net:
Citação:
Private _teste As String
Public Property teste() As String
Get
Return _teste
End Get
Set(ByVal Value As String)
_teste = Value
End Set
End Property
No Vs 2010 em diante:
Citação:Public Property teste as String
Isto é uma das diferenças, entre outras que você mesmo pode procurar no google.
Citação:acabei migrando para o VB6 e só me arrependo de não ter migrado antes
Migra para o 2012 ou 2013 o mais rápido possivel para evitar arrependimento.
Vb6 está ficando ultrapassado, além das facilidades e benefÃcios do VS vem a questão do suporte disponÃvel. Eu migraria sem sombra de dúvidas. E vai direto pro VS 2010 ou superior, quase todo material na internet disponÃvel para VS 2008 serve perfeitamento para VS 2010, no máximo você precisa de alguns ajustes bobos.
Como o NILSONTRES disse, vá direto para o 2012 ou 2013, tudo que você encontrar que serve para o 2008 vai servir para eles também, as diferenças que pode ter no material que encontrar na internet é mais na tela do próprio VS.Net que pode ter mudado de lugar ou a forma como funciona no programa, o código que você escreve continua o mesmo, só que vai ter mais recursos disponÃveis para você usar.
Único de talhe que você precisa se preocupar dai é que se o programa precisa rodar no XP você deve usar no máximo o .Net Framework 4.0, já que o 4.5 não roda no XP
Único de talhe que você precisa se preocupar dai é que se o programa precisa rodar no XP você deve usar no máximo o .Net Framework 4.0, já que o 4.5 não roda no XP
Foi bom você tocar nesse assunto Marcelo, o que significa descontinuar, tipo assim, eu tenho um programa com instalador que uso a mais de um ano, esse programa vai parar de funcionar? (perdoe a ignorância), ou a descontinuidade é sobre os complementos etc?.
Eu ja uso o VS 2008, o 2010 funciona no XP?
Eu ja uso o VS 2008, o 2010 funciona no XP?
O que o Xará quis dizer é o seguinte, o VB¨foi descontinuado, ou seja não haverá mais atualizações para dar suporte aos novos sistema operacionais, o seu programa vai continuar funcionando, desde que o seu cliente não queira mudar seus computadores para windows 8 ou 9, ai você não conseguirá dar este suporte aos mesmos, porém, se ele continuar com XP, rs...ou até mesmo o windows 7, seu programa pode perdurar por mais algum tempo.
M4R10,
VB6 é do tempo que o vovô era bebê. Está 12 anos totalmente descontinuado! Deus sabe se funcionará no Windows 9. Incrivelmente ainda funciona no Windows 8 64 bits...
VB2008 ... Um pouco ultrapassado, não acha? Já saiu o 2010, o 2012 e o 2013 ...