VB6 - VETOR? O QUE E?

GUILHERMEF 25/06/2012 20:12:52
#404867
galera, muito obrigado pela ajuda de vocês no forum, tenho tirado minha dúvidas :D

Então, preciso saber o que é vetor MESMO. Eu pesquisei bastante e não cheguei a uma conclusão plausível. Sei como se usa, como funciona, mas não sei o que é exatamente.

E quando uso o vetor em uma variável, teria que estar usando For/Next, isso é um controle repetição pré-definido? Preciso saber também como funciona esse For e o Next. Preciso de exemplos onde vou usar o vetor. E algum [Ô]exercício[Ô] para mim desenvolver aqui, para que possa entender melhor.
Muito obrigado, espero respostas! vlw!
KERPLUNK 25/06/2012 23:37:39
#404878
Vetor: há controversias sobre a definição mais correta de vetor. Existe o vetor gráfico(coordenadas x,y,z) e há quem chame um array(matriz) de vetor. Nenhuma das duas está errada ou certa(na minha opinião), mas o que você está se referindo realmente são os arrays. Arrays, são tipos de dados capazes de armazenar vários valores em posições pré-definidas por índices. Arrays, podem conter qualquer tipo de dados, não se restringindo apenas à um único tipo, ou seja, posso ter um array onde o primeiro ítem é um inteiro, o segundo é uma imagem, o terceiro é uma string, enfim, é livre para se adicionar o valor e tipo de dado que quiser. Logicamente, por ter essa capacidade, os arrays são mais [Ô]custosos[Ô] em relação à memória, por poderem armazenar qualquer coisa, os ponteiros devem ter os tipos dinâmicos, por isso arrays ocupam mais memória. Arrays, além de ocuparem mais memória, também são mais lentos, em comparação à outros tipos com capacidade de multiplicidade(como as collections). Ainda se usa para alguns casos arrays, mas se o tipo de dados for sempre o mesmo, o mais aconselhável é usar collections ou, no caso do .NET, List<T>
O uso de arrays, é hoje em dia pouco aplicado, novas técnicas substituíram quase que completamente o uso de ponteiros dinâmicos, mas para alguns casos ainda podem ter alguma aplicação. Uma dessas novas técnicas, é o XML, que na prática, é um array, mas muito mais simples e versátil.
Mesmo no VB6, existem alternativas ao uso de arrays, como comentei, as collections, que são um tipo de dados muito mais simples de se trabalhar, porém, só se pode armazenar um tipo de dados nela, mas o uso de arrays é muito popular entre os programadores VB6, talvez até por desconhecerem o tipo Collection.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas