VB.NET 2008 COM FIREBIRD
Boa Noite
como é feita a conexão do firebird 2.1 com o vb.net 2008
Obrigado
como é feita a conexão do firebird 2.1 com o vb.net 2008
Obrigado
Vc pode fazer da mesma forma do 2005. Veja este exemplo: http://www.vbmania.com.br/pages/index.php?varModulo=Detalhe&varID=8242
Baixe o provedor FireBird .NET Connector no endereço http://downloads.sourceforge.net/firebird/FirebirdNETProvider-1.7.2.exe.
Artigo do Macoratti:
VB.NET - Criando uma Conexão Genérica
Artigo do Macoratti:
VB.NET - Criando uma Conexão Genérica
TECLA,
Em que área se encontra o donwload?
Fui na sessão downloads, mas a versao baixada nao refere-se ao .Net...
Grato
Em que área se encontra o donwload?
Fui na sessão downloads, mas a versao baixada nao refere-se ao .Net...
Grato
fiz a conexão
Imports FirebirdSql.Data.FirebirdClient
Public Class Form1
Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
Dim conFB As String
conFB = [Ô]User=SYSDBA;Password=masterkey;Database=C:\FARMUS\FARMAUS.FDB;DataSource=localhost;Port=3050;Dialect=3;[Ô]
Dim connection As FbConnection = New FbConnection(conFB)
connection.Open()
MsgBox([Ô]Conexao efetuada com sucesso[Ô])
connection.Close()
End Sub
End Class
em varios exmplos pela net tem o imports em duas formas
Imports FirebirdSql.Data.Firebird ( esta não funciona)
Bom após conseguido a conexão como eu faço para mostrar os registros de uma tabela em um grid ?
Obrigado
Public Class Form1
Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
Dim conFB As String
conFB = [Ô]User=SYSDBA;Password=masterkey;Database=C:\FARMUS\FARMAUS.FDB;DataSource=localhost;Port=3050;Dialect=3;[Ô]
connection.Open()
MsgBox([Ô]Conexao efetuada com sucesso[Ô])
connection.Close()
End Sub
End Class
em varios exmplos pela net tem o imports em duas formas
Imports FirebirdSql.Data.Firebird ( esta não funciona)
Bom após conseguido a conexão como eu faço para mostrar os registros de uma tabela em um grid ?
Obrigado
consegui preencheer o grid, mas agora
Public Class Form1
Dim sqlTabela As String
Dim BD As FbConnection
Dim ds As New DataSet
Dim DA As FbDataAdapter
Dim conFB As String
connection.Open()
sqlTabela = [Ô]SELECT * FROM TBLCLIENTE[Ô]
DA = New FbDataAdapter(sqlTabela, connection)
DA.Fill(ds, [Ô]Tabela[Ô])
GridView1.DataSource = ds.Tables([Ô]Tabela[Ô])
End Sub
End Class
coloquei alguns campos no form tipo cliente,endereco e quando clicar no grid preencher com os dados do grid
como eu faço isso
Public Class Form1
Dim sqlTabela As String
Dim BD As FbConnection
Dim ds As New DataSet
Dim DA As FbDataAdapter
Dim conFB As String
connection.Open()
sqlTabela = [Ô]SELECT * FROM TBLCLIENTE[Ô]
DA = New FbDataAdapter(sqlTabela, connection)
DA.Fill(ds, [Ô]Tabela[Ô])
GridView1.DataSource = ds.Tables([Ô]Tabela[Ô])
End Sub
End Class
coloquei alguns campos no form tipo cliente,endereco e quando clicar no grid preencher com os dados do grid
como eu faço isso
ARNALDO,
vc conseguiu baixar o conector .net?
sim consegui, porem mim deparei com um problemão que é o grid.
no vb6 eu trabalhava com o trueGrid que além do visual ser bem bonito por poder coloar skin, as coisas eram bem facil de trabalhar, já o vbnet só tem o gridview que é bem limitado, e pra comprar o truegrid pra vbnet é bem mais caro.
só bastava fazer o select e passar para o datasource , a aprtir dai vc podia clicar no grid e pegar os registros, formatar as colunas,alinhar etc.
já np gridview do vbnet não tem recurso de alinhamento fica horrivel. um visual super pobre.
sei lá até que mim provem o contrário, sei lá cara eu tô completamento embriagado não posso falar nada sério.
fui
no vb6 eu trabalhava com o trueGrid que além do visual ser bem bonito por poder coloar skin, as coisas eram bem facil de trabalhar, já o vbnet só tem o gridview que é bem limitado, e pra comprar o truegrid pra vbnet é bem mais caro.
só bastava fazer o select e passar para o datasource , a aprtir dai vc podia clicar no grid e pegar os registros, formatar as colunas,alinhar etc.
já np gridview do vbnet não tem recurso de alinhamento fica horrivel. um visual super pobre.
sei lá até que mim provem o contrário, sei lá cara eu tô completamento embriagado não posso falar nada sério.
fui
Citação:DEKINHO escreveu:
ARNALDO,
Modifiquei a URL para DOWNLOAD no post acima.
Clique no link novamente para baixar o CONNECTOR.
Tecla eu baixei o conector do link, porem quando vou instalar dá a mensagem que é preciso ter instalado o framework 1.1, verifiquei na minha maquina e tem o Framework 2,0 SP1 2.0 SP2 - .3.0 SP1 - 3,5, ai no caso eu teria que instalar o framework 1.1 que não sei se é viável.
No mesmo link do site eu baixeioputro que instalou o conector pra framework 3,5
Obrigado
No mesmo link do site eu baixeioputro que instalou o conector pra framework 3,5
Obrigado
baixo os drives Firebird_ODBC_1.2.0.69-Win32 é bem melhor que conecto dll.
os conectores para plataforma net não são muito estaveis por-riso recomendo drives ODBC
http://sourceforge.net/projects/firebird/files/firebird-ODBC-driver/1.2-Release/Firebird_ODBC_1.2.0.69-Win32.exe/download
string para conexão
os conectores para plataforma net não são muito estaveis por-riso recomendo drives ODBC
http://sourceforge.net/projects/firebird/files/firebird-ODBC-driver/1.2-Release/Firebird_ODBC_1.2.0.69-Win32.exe/download
string para conexão
Driver=Firebird/InterBase(r) driver;Uid=SYSDBA;Pwd=masterkey; DbName=d:\firebird\examples est.fdb;
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas