VB.NET AJUDA CONTROLE DE ESTOQUE
Boa Tarde!!
Gostaria muito que me ajudassem a concluir o meu controle de estoque.
Tenho um cadastro de produtos, que contem descrição do produto, e quantidade em Estoque. E tenho um form de vendas que tem Descrição do Produto , quantidade compradas e preço do produto. Gostaria que quando a pessoa clica-se no botão fechar venda, Abatece as quantidades do produto que tem no estoque. Como eu faria isso?
Agradeço desde já pela atenção.
Gostaria muito que me ajudassem a concluir o meu controle de estoque.
Tenho um cadastro de produtos, que contem descrição do produto, e quantidade em Estoque. E tenho um form de vendas que tem Descrição do Produto , quantidade compradas e preço do produto. Gostaria que quando a pessoa clica-se no botão fechar venda, Abatece as quantidades do produto que tem no estoque. Como eu faria isso?
Agradeço desde já pela atenção.
Antes de mais nada, apresente algo que está fazendo para o pessoal
te ajudar.
te ajudar.
Voce ta usando banco de dados?
Voce ja tem algo feito?
Não Adianta so pedir ajuda tem que mostrar o que voce tem e o que voce sabe, pois sem informacoes do que voce esta usando e tem fica dificil...
Voce ja tem algo feito?
Não Adianta so pedir ajuda tem que mostrar o que voce tem e o que voce sabe, pois sem informacoes do que voce esta usando e tem fica dificil...
Boa noite!
Estou a utilizar bd Access. Os dados estão sendo salvos no bd e mostrados em uma datagriedview.
Quando a pessoa cadastra as quantidades em estoque, salvo no banco de dados, quando a pessoa vende uma quantidade x de produto, preciso que seja abatido no estoque que esta salvo no banco de dados. Não sei como eu faria isso.
Estou a utilizar bd Access. Os dados estão sendo salvos no bd e mostrados em uma datagriedview.
Quando a pessoa cadastra as quantidades em estoque, salvo no banco de dados, quando a pessoa vende uma quantidade x de produto, preciso que seja abatido no estoque que esta salvo no banco de dados. Não sei como eu faria isso.
e so fazer um update no banco...tirando o valor que foi vendido...
Um controle de estoques é bem mais complexo que isso.
Fiz isso uma vez para uma empresa com (n) almoxarifados, e você precisa ter uma tabela auxiliar de movimentação. Esta tabela vai ter:
- Entrada de produtos por data, quantidade, e tipo da movimentação
- Devolução (vários motivos)
- Transferência (entre unidades)
- Baixa (produto defeituoso devolvido ao fabricante, ou roubo, etc...)
- Venda
- doação
- etc...
a partir desta tabela, você monta o estoque de cada item / almoxarifado / loja. O detalhe é que isso deveria ser uma Trigger disparada pelo próprio banco, então houve uma mudança na tabela e o banco varia a verificação e atualização do estoque. Já pra access é um pouco mais complicado, pois precisa ser feito pelo aplicativo. O problema está em ter acessos simultâneos. Nesse caso teria de rodar a rotina a cada operação o que pode deixar o sistema lento.
Com esta tabela auxiliar, você possui controle e dados sobre a movimentação diária de cada item, quem movimentoou e qual a operação, pois está tudo atrelado ao produto, sua data de movimentação e tipo da movimentação.
Fiz isso uma vez para uma empresa com (n) almoxarifados, e você precisa ter uma tabela auxiliar de movimentação. Esta tabela vai ter:
- Entrada de produtos por data, quantidade, e tipo da movimentação
- Devolução (vários motivos)
- Transferência (entre unidades)
- Baixa (produto defeituoso devolvido ao fabricante, ou roubo, etc...)
- Venda
- doação
- etc...
a partir desta tabela, você monta o estoque de cada item / almoxarifado / loja. O detalhe é que isso deveria ser uma Trigger disparada pelo próprio banco, então houve uma mudança na tabela e o banco varia a verificação e atualização do estoque. Já pra access é um pouco mais complicado, pois precisa ser feito pelo aplicativo. O problema está em ter acessos simultâneos. Nesse caso teria de rodar a rotina a cada operação o que pode deixar o sistema lento.
Com esta tabela auxiliar, você possui controle e dados sobre a movimentação diária de cada item, quem movimentoou e qual a operação, pois está tudo atrelado ao produto, sua data de movimentação e tipo da movimentação.
Nossa esse processo seria muito complexo. Eu estava precisando de algo assim:
Cadastrei o Produto1 e a quantidade em estoque 10.
vendi o Produto1 e as quantidades compradas foi 5.
Agora ele tem que abater as quantidades no estoque no bd, pois sobrou 5 quantidades do produto ainda.
Outra coisa, se a pessoa for tentar vender uma quantidade de produto maior que esta no estoque mostra uma mensagem de erro: quantidade em estoque execedida - mostra o total da quantidade do produto que tem no estoque.
Cadastrei o Produto1 e a quantidade em estoque 10.
vendi o Produto1 e as quantidades compradas foi 5.
Agora ele tem que abater as quantidades no estoque no bd, pois sobrou 5 quantidades do produto ainda.
Outra coisa, se a pessoa for tentar vender uma quantidade de produto maior que esta no estoque mostra uma mensagem de erro: quantidade em estoque execedida - mostra o total da quantidade do produto que tem no estoque.
Alguem tem alguma ideia?
Verfique seu Email.
Esta lá.
Esta lá.
Eu preciso guarda o estoque no bd que é o correto. quando a pessoa cadastra as quantidades em estoque salvo no banco de dados, quando a pessoa vende uma quantidade x de produto precisa ser abatido no estoque que esta salvo no banco de dados. Mais n sei como se faz isso.
Sera que Alguem poderia me dar uma força nesse controle de estoque.?
Sera que Alguem poderia me dar uma força nesse controle de estoque.?
O correto é como o LUIS HERRERA postou.
Mas se está achando um pouco puxado de mais.
Crie uma tabela ESTOQUE com esses campos.
DATA
COD_PRODUTO
SAIDA
ENTRADA
Quando entrar o produto no estoque você grava a data que entrou,a quantidade que entrou no campo ENTRADA e o código do produto no campo COD_PRODUTO.
Quando sair o produto no estoque você grava a data que saiu,a quantidade que saiu no campo SAIDA e o código do produto no campo COD_PRODUTO.
Depois é só fazer a operação ENTRADA - SAIDA
Isso é apenas o primeiro passo,você terá que avançar até onde o LUIS postou.
Mas se está achando um pouco puxado de mais.
Crie uma tabela ESTOQUE com esses campos.
DATA
COD_PRODUTO
SAIDA
ENTRADA
Quando entrar o produto no estoque você grava a data que entrou,a quantidade que entrou no campo ENTRADA e o código do produto no campo COD_PRODUTO.
Quando sair o produto no estoque você grava a data que saiu,a quantidade que saiu no campo SAIDA e o código do produto no campo COD_PRODUTO.
Depois é só fazer a operação ENTRADA - SAIDA
Isso é apenas o primeiro passo,você terá que avançar até onde o LUIS postou.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas