VB.NET AJUDA CONTROLE DE ESTOQUE

LUIS.HERRERA 29/10/2012 08:11:39
#413032
ADHEL obrigado pelo comentário.

Aprendiz93 só mais um detalhe, entre tantos, sem querer complicar já complicando...(rs), não pode esquecer que além da identificação do produto, você tem também a identificação do fornecedor, pois certamente haverá n produtos que possuem n fornecedores. então ou teria uma tabela associativa produto/fornecedor com um código próprio de sua empresa ou então teria que ter uma chave dupla fornecedor/produto para correta identiricação.

A ideia do ADHEL para usar com Access num controle básico, vai lhe ajudar, porém não sei até que ponto seu controle poderá ter problemas, pois em função de vários acessos simultâneos, e principalmente como montar sua codificação, poderá ter sérios problemas de inconsistência. Imagina que tenha 3 usuários fazendo movimentação, se ambos consultarem o estoque para dar baixa ou inserir itens [Ô]quase que simultaneamente[Ô], poderá ocorrer de todos consultarem os dados bem próximos, mas na hora de gravar (lançar a movimentação), cada um faz num momento diferente, então seus dados estariam equivocados gerando erro no estoque ex:

Usuário 1, usuário 2, usuário 3 consultaram e todos tem o estoque Arroz 5 kilos = 10 unidades, porém vão efetuar os lançamentos em momentos (segundos diferentes), com base numa mesma consulta feita quase simultaneamente, já que o estoque era um e não houve alterações ainda.

Usuário 1 lança entrada de 10 unidades logo, 10 + 10 = 20 unidades em estoque
Usuário 2 lança venda de 2 unitdades logo, 10 - 2 = 8 unidades no estoque
Usuário 3 lança baixa (perda produto danificado) 1 unidade logo, 10 - 1 = 9 unidades em estoque.

Se for ver o estoque agora estaria totalmente errado, pois teria só 9 unidades, sendo que o correto seria 17 unidades.

Isso é apenas um problema simples em função do modo de codificar, então fique atendo como irá fazer para evitar tal problema e outros.

Nota: Uma solução aqui seria efetuar primeiro o lançamento e no momento da gravação, fazer a consulta e calcular (mas há ainda um risco de velocidade do micro, rede, spool da operação, etc....) que podem gerar dados errados também. Outra alternativa, mais segura seria ao efetuar uma operação, realizar um bloqueio do registro a ser alterado, assim o primeiro a iniciar a operação travaria o registro, e os próximos receberiam uma mensagem de registro sendo alterado e só poderiam consultar, somente após a liberação (gravação do movimento) se poderia iniciar outra operação.

Desculpe se isso já era do seu conhecimento, só pensei em alertar já que está com dificultadade em entender como fazer essa movimentação, então poderia não saber disso também.

Boa sorte.
APRENDIZ93 29/10/2012 13:58:35
#413067
Muito obg pelo comentário Luis, isso me ajudou a ter uma visão melhor sobre minha aplicação. Então no caso só a dona da loja ira utilizar esse sisteminha de controle de estoque e fazer as movimentações dos dados. Eu já montei os forms. montei um cadastro de produtos com codigo do produto, descrição do produto, quantidade em estoque, preço e data do cadastro. e um form de vendas com codigo da venda, produto, quantidades compradas preço e data do lançamento. os Dados estão sendo inseridos no bd access. Agora estou com dificuldades para atualizar as quantidades em estoque. sei que eu teria que fazer quantidades em estoque - quantidades compradas, mais depois de fazer esse caulculo n sei como faço para atualizar[Ô]abater[Ô] o estoque na bd. é um sisteminha bem simples mais estou apanhando feio e a cliente ja esta me cobrando. Tenso!!
Página 2 de 2 [12 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas