VB.NET COLETANDO INFORMA?ÔES DE NAVEGA?ÂO
Antes de criar mais problemas, deixa eu explicar uma coisa, prestei serviço em uma empresa que dava manutenção em maquinas pesadas, tive esse mesmo problema pois precisava bloquear a maquina e não a rede. De cara me veio a mente de bloquear com um firewall, mas 80% dos micros eram Notebooks de mecânicos que acessava a rede da empresa via VPN mas a internet era ADSL de hotéis e lugares que ele conseguia acesso.
Tentamos criar bloqueios via VPN via usuário na maquina e nada, ate tentamos desenvolver alguma coisa mas nada.
Então não simples assim como o KERPLUNK falou tem que saber a real necessidade e o jeito mas fácil de solucionar.
a solução foi encontrada na net mesmo
existe uma empresa chamada Ti Software ele tem esse serviço e não e caro, tanto para uma maquina. ou com um server para varias maquinas (detalhe o bloqueio e feito na maquina com um software instalado) mesmo que esteja em outro lugar na versão servidor vc consegue fazer o bloqueio.
Link: http://www.tisoftware.com.br/
Fabricio B. da Silva
Uma rede é mais ou menos como uma casa. A internet é uma janela aberta que se pode olhar para fora, estando dentro da casa. Firewall, NAT, roteadores, sistema operacional, tudo isso é interligado no servidor. Quando você usa uma VPN, você está abrindo uma porta para um determinado cliente privado entrar na sua casa e ele para enxergar para fora, de dentro da casa, vai ter que ver pela janela como todo mundo. Se ele está em uma VPN, significa que ele pode estar dentro E fora da casa ao mesmo tempo. Pois bem, essa janela da casa que enxerga para fora, possui uma tela mágica que bloqueia a visão de quem está dentro para determinados locais ou coisas. Se quem está vendo por essa janela está na casa através de uma VPN, significa que ele está também com acesso à janela de uma outra casa além da sua. Se você quer bloquear o acesso também à essa janela, o que você faz? Você muda a autenticação. Exatamente, você somente autentica a conexão da internet daquela máquina através da VPN. Ou seja, o cara estando no hotel, vai conectar com a Wi-Fi do hotel. Mas obrigatoriamente a autenticação dele para internet é feita pelas regras do servidor em que a VPN está, criando uma copia da tela mágica na janela externa. Em relação à rede, seja LAN ou WAN, autenticações, regras de uso, bloqueios e tudo o mais, se faz NO SERVER, lembrem-se NO SERVER.
Citação::
Esta é uma boa oportunidade para explicar uma coisa meio complicada, mas que vem de encontro ao assunto de uma certa maneira:
A maneira de pensar é mais importante que a maneira de agir. Parece até meio piegas, mas é bem por aÃ. O que o colega precisa é proibir certos sites de serem visualizados. O primeiro pensamento é o pensamento como um humano. Colocar um gerenciador que observa o que está sendo feito e conforme o que está sendo feito tomar a decisão de proibir ou não. Ou ainda mais comum: alguém precisa de algo da internet e a primeira coisa que vêm à cabeça é um objeto webbrowser, navegando e [Ô]clicando[Ô] em partes dela, exatamente como um ser humano faria. O caso é que não podemos pensar dessa maneira. Mas é o que acontece, na maioria das vezes puramente por falta de conhecimento. No caso do problema do colega aqui no tópico é por não conhecer o arquivo hosts que ele imaginou como um humano faria. Só que esse é justamente o pensamento errado. Vejam bem, como eu acho que deveria ser a linha de raciocÃnio:
Problema: preciso proibir o acesso à certos sites
Solução: Como os computadores acessam sites? E estou falando do computador, o processo técnico por trás de tudo, a rede em si. Conhecendo isso, saberia que todos os acessos invariavelmente passam pelo roteador, então é nele que eu tenho que fazer a regra.
Essa falta de conhecimento de como funciona a internet, é um problema recorrente em muitos profissionais de TI e sinceramente acho embaraçoso não conhecer sobre isso. A informação sobre o assunto é vasta e de fácil acesso. Por isso, desconhecer o assunto é, desculpem a sinceridade, incompetência. [Ô]Ah, mas não tenho tempo[Ô]. Quanto mais e melhor você souber, menos tempo vai precisar pra programar e mais tempo vai sobrar para estudar mais e aprender mais.
Então meu raciocinio estava 1% certo em relação em ir ao roteador? Quando digo 1%, pq depois de ler esta resposta do Kerp, me senti um pouco envergonhado mas muito mais encorajado a me dedicar mais nos estudos.
Citação::
E ai pessoal estou a procura de alguma Class ou método que eu faça o vb coletar as informações dos sites visitados alguém pode me indicar um caminho.
Se existe uma classe e/ou método, ele tem que ter acesso ao roteador, ambiente, verificar a situação do ambiente, como nosso amigo Nicko disse, as vezes existe um bloqueio na rede interna, mas existe possibilidade de um funcionário trazer um equipamento de fora, se conectar em um ambiente externo, Tem que analisar se mesmo com redes externas, é possÃvel dar uma melhorada na segurança e talvez também permissões para poder fazer alterações para atender os requisitos do sistema.