VELOCIDADE FIREBIRD X ACCESS
meu 1º contato com o firebird foi no comeco do ano no meu curso tecnico, usando o delphi, so agora comecei a mexer o FB no vb6, mais pra frente vo usar o .net hehehe
analisando os bancos me deparei com uma duvida ?!?
em duas aplicacoes q fiz para testar os bancos(Access e Firebird), vi q o access esta me devolvendo os dados mais rapido q o FB...
gostaria de sugestoes, modos de fazer essa consulta se tornar mais rapida
Versao Access q estou usando : access 2000
Firebird: Firebird-1.5.3.4870-0-Win32.exe com o provedor (Zstyle Ibole)
os exemplo estao para download com seus respectivos bancos...
ambos os 2 bancos têem algo em torno de 32mil registros !
Valew galera espero respostas...
Eu sugiro a mudança do OLEDB. Use o sibprovider ou o IBOLEDB que são muito mais rápidos. Sugiro também, se preferir, o ODBC da IBPHOENIX que também é muito bom e rápido.
Se o sistema que você estiver numa rede com terminais com Win98 e WinXP, eu sugiro utilizar o ODBC. Tive alguns problemas com uso dos OLEDBs no Win98.
Para agilizar, use sempre sql para atualizar ou incluir dados ao invés do Addnew, etc. No Access não há tanta diferença de performance, mas no Firebird a diferença é significativa.
Dê uma pesquisada aqui no site que você encontrará referências sobre os drivers citados.
Qualquer dúvida, poste a�
OLEDB fika mais rapido q o ODBC ?
vou testar esses outros drivers...
mais tarde respondo !
Vlw
1-mas o access nao aguenta um tamanho de arquivo muito grande o firebird aguenta ate 7 TERA
2-me desculpe a franqueza o Zstyle é uma M.... mude urgentemente parao SIBPRovider, procure no site que tem uma versao free q eu disponibilizei.
3-sinceramente eu nao vejo grandes diferencas entre usar o addnew ou o insert com o firebird a nao ser em algum loop ai sim tem diferenca.
Agora analise da seguinte forma
1-o seu banco de dados irá ultrapassar um tamnho de 1,8 GIGA
sim = mude fire
nao = nao tenha tanta pressa de migrar do acess
2-vc vai usar para rodar aplicações monousuario (local)
sim = nao tenha tanta pressa de migrar do acess
nao = mude fire
3-vc tem muita concorrencia de informação solicitada por usuarios diferentes durante o andamento da sua aplicação
sim = mude fire
nao = nao tenha tanta pressa de migrar do acess
basicamente esses sao os pontos a vc considerar...
Eu to montando um artigo comparando os principais bancos
firebird, mysql, oracle express e sql express assim q terminar de reunir as informações eu posto...
Mas sinceramente o lance é entre FIREBIRD e SQL SERVER EXPRESS 2005
Com Certeza vc está utilizando precariamente os recursos do FireBird
1Âê Dica:
Use Stored Procedures para consultas, elas salvam um chamado Plano de Execução onde avaliam a melhor maneira de executar a tarefa e compilam isto de forma a apenas executar a consulta das próximas vezes.
Enquanto isto o Access envia TODOS OS registros pela rede para que possa processar o cursor localmente.
2Âê Dica:
Os Ãndices Access não funcionam tão bem como em SGBD, pois como dito anteriormente precisam enviar a tabela toda para processar no client enquanto no FireBird os registros que virão serão apenas os solicitados.
3Âê Dica:
Soluções Free também são MySQL, SQL Server 2005 Express que inclusive tem Wizard (Next,Next,Next ... Finish) para migração de .mdb
4Âê Dica:
Desempenho não é o único parà ¢metro para uma aplicação, hj em dia devido as fraudes segurança supera esta quesito, o arquivo .mdb precisa ficar vulnerável na rede com todos os usuários que irão acessá-lo tendo permissão de escrita na pasta o que permite por exemplo, que simplesmente um a encontre e a delete.
5Âê Dica:
Verifique plenamente este seu BenchMarck antes de afirmar sobre desemplenho, Compare a quantidade disponÃvel de memória no server, o processador e principamente o que está sendo executado além da rede com o micro local , pois o access utiliza apenas a rede e recursos locais mesmo se houver um acces no server.
Por favor gente, nem tentem se convencer que Access, .DBF e coisas do gênero servem como Banco de Dados para aplicações sérias.
saudacao ao nosso amigo WEBER q disponibilizou o driver sibprovider sibprovider aki no vbmania
mais notei q ainda ha uma variacao de velocidade onde o access esta agora um poco mais rapido q o firebird, porem agr a diferencia eh minima com esse driver sibprovider
bom como estou comecando a usar o firebird naum conheco muito sobre ele...
alguem conhece uma boa apostila de FB?
citando Stored Procedures, triggers...
T+
Citação:EMERSON_TADEU escreveu:
Absurdo dizerem que Acces se torne mais rápido do que um SGBD.
Com Certeza vc está utilizando precariamente os recursos do FireBird
1Âê Dica:
Use Stored Procedures para consultas, elas salvam um chamado Plano de Execução onde avaliam a melhor maneira de executar a tarefa e compilam isto de forma a apenas executar a consulta das próximas vezes.
Enquanto isto o Access envia TODOS OS registros pela rede para que possa processar o cursor localmente.
2Âê Dica:
Os Ãndices Access não funcionam tão bem como em SGBD, pois como dito anteriormente precisam enviar a tabela toda para processar no client enquanto no FireBird os registros que virão serão apenas os solicitados.
3Âê Dica:
Soluções Free também são MySQL, SQL Server 2005 Express que inclusive tem Wizard (Next,Next,Next ... Finish) para migração de .mdb
4Âê Dica:
Desempenho não é o único parà ¢metro para uma aplicação, hj em dia devido as fraudes segurança supera esta quesito, o arquivo .mdb precisa ficar vulnerável na rede com todos os usuários que irão acessá-lo tendo permissão de escrita na pasta o que permite por exemplo, que simplesmente um a encontre e a delete.
5Âê Dica:
Verifique plenamente este seu BenchMarck antes de afirmar sobre desemplenho, Compare a quantidade disponÃvel de memória no server, o processador e principamente o que está sendo executado além da rede com o micro local , pois o access utiliza apenas a rede e recursos locais mesmo se houver um acces no server.
Por favor gente, nem tentem se convencer que Access, .DBF e coisas do gênero servem como Banco de Dados para aplicações sérias.
agora quem se equivocou por completo foi vc meu amigo, olhe o meu proprio avatar que vc verá ql SGBD eu defendo e de carteirinha, e eu defendo o access sim, ganhei e ganho muito dinheiro com ele ainda hoje, e ql o problema tem muito neguinha aqui no site q vive falando de oracle e sql server e nao sabe nem criar um banco via linha de comando, e nao tenho vergonha de falar que conheco muito bem o access e gosto de trabalhar com ele para determinados projetos, nao foi vc esses dias atras que falou que usa ate hoje o DATACONTROL se usa o datacontrol duvido q nao use access.
mas enfim vamos aos detalhes
1-nao comparei as vantagens de uma store procedure ou de um gatilho com acess...
2-besteira nunca tive problemas com indices, é a mesma coisa de dizer q o access vive corrompendo isso é LOROTA é coisa de quem nao sabe programar um block direito ou um codigo de backup bem feito
3-oq isso tem haver em falar de access vamos colocar apenas um () o unico q realmente é free é o Firebird pois o mysql tem q ter licenca SIM se for usado para uso comercial e tanto o sql 2005 e o oracle o limite é de 2 ou 4Gigas
4-qnto a deletar um arquivo mdb vc tb pode excluir um arquivo fdb, e em termos de segurança todos sabem q o usuario master SYSDBA abre qualquer banco FDB, se estivermos falando de seguranca nos dados ai sim concordo
5-veja bem acho q vc criou um equivoco a toa, se vc notar no meu post as conseiderações q eu faço para que ele use o access ou o firebird vc verá q praticamente eu estou dizendo q se ele usar o access localmente e um unico usuario acessando (oq teoricamente ja reduz bastante o trafego de rede, pois esta nem existe, e tb o volume de dados é menor tambem) o access é um pedido boa sim, mas qndo se fala em aplicações onde tais caracteristicas nao se aplicam o Firebird é como citei anteriormente a melhor escolha.
Por fim, eu nao pretendo fazer alguem acreditar q access é melhor q o firebird, pq nao é, mas para acessar pequenas aplicações e localmente é mais rapido sim, como vc mesmo falou q usa o DATACONTROL qual o problema para uma aplicação desse nivel usar um access q é mais rapido q o firebird.
Acho q vc antes dde usar termos como BenchMarck , vc deve ler e reler os posts para interpretar melhor e nao tirar conclusoes precipitadas.
Access não é SGBD e por isto não tem recursos de segurança e desempenho proporcionado por um, e com certeza sabendo utilizar um SGBD, Access não tem comparação de tantos problemas.
Principalmente quando se joga o arquivo .mdb na rede que notamos a fragilidade e queda do desempenho o que não é o caso do nosso amigo que provavelmente testou as opções no computador local, o que não serve como bechmark (qual problema desta palavra ? é a correta !!) e pedi que revisse os conceitos antes de ELE sair afirmando "Access é isto e FireFox akilo".
Não existe mais motivos técnicos ou financeiros de perpetuar o desenvolvimento de novos softwares baseados em BD de arquivo uma vez que opções Free estão aos montes no mercado ...
Acrescentou muito por conta do registro da existencia de drivers bons e ruins para FireBird.
Demonstrou que tem pessoas que sabem o que estão falando no quesito Banco de Dados .