VENDER SOFTWARE VALE A PENA

COSFOX 06/01/2010 10:58:14
#331162
Pessoal, gostaria da opinião de vocês, estou penssando em fazer cursos de programação em .net e abrir um empresa de venda de softwares, porém gostaria de saber se vale a pena investir nisso, pois existem programas muito baratos por aí, e sei que para competir com as grandes não dá.

Penso em trabalhar com pizzaria, pequenos escritórios, etc... porém para criar um bom programa, exemplo ( contabilidade) terei que investir em pessoal dá area para me passar taxas de impostos, leis contábeis etc...

Se alguém já trabalha com isso, por favor me de uma visão do mercado

Penso em investir 1200R$ do Visual Studio 2008, 2000R$ em cursos pela Bras Figueredo, 500R$ por um bom site para a empresa e no máximo 200R$ com propaganda em sites, total de 5000R$ com empresa aberta e tudo.

Compensa investir, pois não penso em fazer faculdade na area?
LEANDRO 06/01/2010 11:11:07
#331165
Depende, a concorrencia é realmente grande, eu não vendo software, pois não acredito em que a empresa se adpte ao sistema, e sim o sistema se adptar a empresa, eu só cobro manutenção.
CRESCENCIO 06/01/2010 11:23:14
#331166
tô com um dilema parecido:
fiz uns softs p algumas empresas. estão funcionando bem. agora quero disponibiliza-los para venda na net e não sei como
JWCELYO 06/01/2010 13:15:56
#331177
Com certeza você vai gastar mais que o mencionado por você.
se você abrir um empresa realmente tera que pagar impostos se não me engano é uma pequena porcentagem do seu lucro total em tremestes, taxas para os contadores da sua empresa,
é pago um pequena continha também para abertura de pessoal jurídica no caso empresa.
para concorrer com mercado é bom ter reservar para não quebrar no primeiro mês de existência.

é bom também você saber as principais leis de software para não enfrentar processos jurídicos facilmente.
afinal de contas você não vai poder pagar uma advogado para trabalhar na sua empresa não é ?. então você mesmo proprietário da empresa tomara visão sobre isso.
tem que ter noção básicas sobre leis de software no Brasil.
Lei de Software
Lei nº 9.609, de 19 de fevereiro de 1998

MARCOSLING 06/01/2010 13:38:17
#331180
Eu acho que você está sendo muito otimista com esses valores que pretende investir.

Você já definiu o produto principal da empresa ou vc atirar para todo lado?
Você já possui clientes?
Você já pensou em quanto tempo você terá o retorno do capital investido?
Você já pensou em como você pretende pagar as contas até que a empresa tenha lucro?
Você já pensou num plano B?
Olha que não é só isso...
Planejamento é muito importante!

Você poderia obter mais informações no Sebrae.

Eu acho mais rentável abrir um boteco...

RICART 06/01/2010 16:42:50
#331227
Concordo com o MARCOSLING.

Se você já tiver uma boa fonte de renda para que o investimento neste negócio não comprometa a manutenção dos seus custos fixos pessoais e familíares, você pode até encarar, mas com uma possibilidade muito grande de não ter retorno dentro dos próximos 12 meses.
Se você puder investir nessee negócio e ir cuidando para que vá crescendo aos poucos, fazendo pequenos trabalhos e investindo em um projeto maior, pode ser que você tenha êxito a longo prazo.

Com relação à empresa, vc pode registrar uma empresa individual. Há alguma coisa sobre isso na internet. é para pequenos negócios, com faturamento anual não superior, se não me engano, a R$30.000,00 e o máximo de 2 funcionários. Há simplificação para o pagamento de impostos.
PASCOAL 07/01/2010 05:20:46
#331271
Estou com empresa desde 1992 e não é facil não pois alem da concorrência que é muita, Clientes que apenas querem saber de preço e ai vc não chega no valor que ele quer pois tem um amigo do visinho que acabou de fazer um [Ô]CURSO[Ô], que faz pela metade ou até por bem menos que vc esta cobrando. Mas ai passando uns meses o mesmo [Ô]Cliente[Ô] te procura com uma cara de coitado pedindo para vc rever o valor pois o que o amigo do visinho não fez comno ele queria, essa é uma que com certesa vc vai ter na sua vida de empresário.
Alem disso tem [Ô]Clientes[Ô], que fecham com vc, vc apresenta um fluxo do sistema com detalhes de tudo, e o mesmo aprova, ai vc cobra um valor que vc acha que vai ser suficiênte para o desenvolvimento, vc instala e o [Ô]Cliente[Ô], começa a ver que precisa de mais informações meu amigo ai a coisa vai longe dos 90 dias que foi seu prazo, pode chegar a vários e vários anos e vc apenas com o valor da manutenção que é baixo mas eles acham que manutenção é desenvolvimento.
E se vc depender dessa empresda para sobreviver, não tendo uma reserva para pelo menos 6 meses, precisa ter na cabeça que não vai ter nenhuma entrada ai sim pois o começo é muito dificil.
Mas se resolver enfrentar entra de cabeça e não desista.

Uma boa sorte

E qauqlquer coisa estamos ai.

IDELVAN 09/01/2010 09:51:06
#331457
Olá amigo.
Eu apostaria no aluguel de software.
Muitas empresas de pequeno porte ou microempresas não possuem disponibilidade imedianta para comprar uma licença de programa.
Exemplificando. Um sistema de gestão comercial. Completo por R$ 6mil reais. OU [Ô]Aluguel[Ô] licença temporária de uso por R$ 250,00 com uma entrada de R$ 400,00 a nível de instalação, configuração, treinamento, locomoção.
Você com 100 clientes a R$ 250,00 são 25mil por mês.
Abraços.
FOXMAN 09/01/2010 12:26:08
#331460
Citação:

IDELVAN :
Olá amigo.
Eu apostaria no aluguel de software.
Muitas empresas de pequeno porte ou microempresas não possuem disponibilidade imedianta para comprar uma licença de programa.
Exemplificando. Um sistema de gestão comercial. Completo por R$ 6mil reais. OU [Ô]Aluguel[Ô] licença temporária de uso por R$ 250,00 com uma entrada de R$ 400,00 a nível de instalação, configuração, treinamento, locomoção.
Você com 100 clientes a R$ 250,00 são 25mil por mês.
Abraços.



E ae Idelvan, blza.

Vamos aos pontos exposto.

100 x 250,00 = 25.000,00

Acredito que para um bom atendimento de suporte técnico seria necessário ESTOURANDO 1 Profissional de suporte para cada 10 CLIENTES. Ou seja 1 X 10.
Sendo 100 clientes, logo teríamos 10 profissionais de suporte, que pelo salário comercial (somente salário) lhe custaria algo acima de 1.200,00 por profissional somente os salários, sem contar os impostos trabalhistas que lhe seria acrescido.

Com uma carta de cliente dessa você teria que ter uma equipe de desenvolvimento com no mínimo 1 Analista e 2 programadores (eu acho pouco).
Um analista de 3.500,00 a 6.000,00, 2 programadores de 1.800,00 a 2.500,00 cada.
Você não poderá se considerar um programador ou analista, pois terá de administrar o negócio.
Mais aluguel de prédio, Agua , Luz, telefone, secretária, etc. etc. etc.

Com os valores que você passou, não dá para uma empresa sobreviver.

Mesmo que reduzimos a metade todos os valores expresso, ainda assim seria impossível manter esse patamar.

Eu sempre defendi e defendo a venda de software sim e ainda cobrar a manutenção mensal, pois é assim que sempre fiz e agora pouco estou fazendo pois estou me dedicando mais a minha distribuidora e somente a alguns clientes.

Só para comparação, o Sistema COLIBRI, para restaurantes, pediu para uma empresa aqui da minha região, algo em torno de 5.300,00 e mais manutenção mensal de um salário mínimo.

Eu ofertei algo em torno de 3.200,00 mais salário mínimo.

Bem, eu sempre vendi, e acho que é justo cobrar por implantação e treinamento.






PAULOOLIVEIRA 09/01/2010 13:57:48
#331464
Companheiro , vamos comecar a pensar de outra forma,

Primeiramente ,acho que nao devemos [Ô]vender software[Ô], se nao me falha a memoria, no Brasil, software e tratado como musica, voce desenvolve e tem [Ô]direitos autorais[Ô]sobre seu trabalho, entende, nesse sentido, quando vou fazer um trabalho para um cliente eu lhe dou [Ô]uma licenca de uso[Ô] do meu sistema, se vc. vende o soft ele pode pedir o codigo fonte ok!

Li um artigo no site da bematech , e temos +- 8.000 desenvolvedores no Brasil, a concorrencia e grande , mais se vc. se dedica e faz um bom trabalho, sempre vai ter mercado, tenho ai uns 12 anos que vivo so de software, e sinto em dizer , que fazer um cursinho, e comprar uma licenca de .net nao vai te adiantar muito, pra vc. comecar a gatinhar vai levar de 1 a 2 anos, tem muitos detalhes, legislacao, macetes que so na [Ô]pratica[Ô] vc. vai aprender..., aconselho procurar um estagio para comecar a entender o mercado

blz, espero ter ajudado

ALEXPASSOS 11/01/2010 10:37:42
#331554
Eu acho mais rentável abrir um boteco...

essa foi ótima...rsrs
Página 1 de 2 [17 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas