VERDADES E MITOS SOBRE PROGRAMADORES

ACCIOLLY 23/03/2016 13:30:00
#459759
Entendo sua opinião NILSONTRES. Sou uma pessoa de mente aberta. E ter a mente aberta significa entender as razões e/ou opiniões do próximo sem perder as suas próprias. Com certeza outros colegas têm uma opinião completamente diferente da nossa. Mas mesmo assim, pra mim, esse dom que a maioria das pessoas pregam não existe! O que pode trazer mais facilidade ou não ao entendimento das pessoas para qualquer profissão é a sua formação educacional. Mas isso depende muito mais de questões culturais e talvez até étnicas. Só pra você entender do que estou falando, conheço pessoas que estão se formando em pedagogia e nem têm uma boa leitura.
Se você pegou algum aluno que aprendeu com uma facilidade maior que a dos demais, então investiga sua vida educacional por completo. Vai ver que ele estudou em uma boa escola seja ela publica ou não, teve bons professores, etc...
Mas por mais que uma pessoa tenha mais facilidade ou não, sem interesse com certeza não persiste. E esse sim, pra mim, é o verdadeiro dom! é só pegar o exemplo do JORGESALES. Ele tem dificuldades? Tem! Mas ele desistiu em algum momento? Não!
NILSONTRES 23/03/2016 13:53:16
#459761
ACCIOLLY,
Beleza, respeito sua opinião também, a discussão é saudável e de alto nível.
Dos meus 13 anos até os 17 tentei ser jogador de futebol, cheguei até a fazer teste no Santos, lutei igual a um louco. chorei etc, mas não tinha o dom do futebolista.
Você acha que o Neymar se esforçou muito ?
Profissão sem dom, ou não terá sucesso ou não terá prazer no que faz, pode até ter o ganha pão por um tempo, Dom não é só saber fazer , mas sim fazer com prazer.
Portanto, aquele que programa por ter se empenhado muito, pode não programar melhor do que aquele que aprendeu na boa, curtindo, que foi meu caso.
Por fim, essa discussão é longa, cada um pode ter uma opinião diferente baseado até mesmo em sua própria historia de vida.
Abraço.

MOUSER 23/03/2016 16:25:52
#459776
Na discussão (saudável e com muito aprendizado no meio), vi que muitos de nós temos o que as pessoas chamam de Habilidades Especiais misturadas com Dons, No caso de muitos aqui, a habilidade de ler e entender realmente o que o próximo diz, a habilidade de desenvolver o assunto sem ofender, obrigado por me fazerem sorrir mais uma vez. Um poeta disse uma vez, que todos nós, que cada pessoa existem duas dela dentro de si, uma que os olhos dos outros veem, que é desenvolvido e exposto, outro em que até os pais da pessoa duvida que ela seja.
Vi que muitos aqui, alem da programação, se dão bem com futebol, ou algum instrumento musical, no meu caso mesmo, sou apaixonado por carros, animes, livros alem da programação, quando digo que sou apaixonado, no ponto de pesquisar sobre o assunto um pouco a fundo, eu só não sou muito corajoso. No caso do carro, não tenho coragem de passar dos 120 km/h, anime/livros, ao ponto de fazer cosplay(se vestir semelhante ao personagem), programação, ao ponto de desmontar um celular moderno inteiro, remontar e reinstalar o S.O, seja ele um Iphone ou um Nokia ou Sony (Xperia ou Ericson). E por ai vai. Sou medroso? Nestes pontos sim.
Mas tem gente que tem a HABILIDADE de convencer outras a fazerem isso, tem gente que tem o DOM de aprender sobre esses assuntos com muita rapidez e facilidade. Coisas que uma pessoa normal levaria 1 mês, 1 ano pra aprender e continuar sua rotina fazendo o que gosta, tem gente que pega em 1 semana ou 2 e também faz do que gosta.
Seja por Hobby ou por Necessidade, Cursos, podem custar caro, equipamento, muito caro, mas fazer tudo isso e ainda trabalhar naquilo que gosta, não tem preço.
JCM0867 24/03/2016 10:42:29
#459813
Uma vês fui ensinar uma secretária a usar o meu sistema em meia hora ela acessou o celular umas 10 x, sei lá se era facebosta, watsapp. Ainda dizia, pera aí, só um minuto...Cacete, perdi a paciência, disse a ela, - Desculpe mas se quer aprender terá que desligar o isso, que está tirando minha concentração para te ensinar...Aí ela ficou brava mas acatou a minha colocação.
Muitos querem aprender Programação, mas ficam com a namorada lambendo a orelha, Acessando facebosta, watsapp, [Ô]punhetiando[Ô] no periscope e querem aprender. Aí não se concentram, não conseguem entender nada e desistem.

Malditas redes Sociais. Sou anti rede Social. Pra mim é o mal do século. tenho uma conta no Face que faz uns 3 anos que não acesso, não lembro nem a senha.
Uso o watsapp somente por causa dos clientes e parentes que amam mandar inutilidades.

Tem muntos que surtam se ficar sem o facebosta, Snap, etc. Mas devagarinho o Face está decaindo, que bom.
DS2T 24/03/2016 11:24:42
#459817
Essa questão de Dom é realmente muito relativa. Eu programo desde os 13~14 anos, então cresci ouvindo que eu tinha o Dom de programar. Eu não acredito nesse tipo de coisa... acredito em vontade e esforço. Se eu tivesse começado com 20 anos a programar, provavelmente eu não teria o mesmo potencial que tenho hoje. Eu penso tudo de uma maneira muito lógica, foi algo que levei pra vida... então é óbvio que em questões de lógica eu vou me sobressair. E isso só aconteceu porque me esforcei bastante no começo. Assim como o Neymar, o cara participava de campeonatos de futsal desde os 7 anos +- , e obviamente o pai dele o incentivou muito quando era ainda mais novo. Então o que chamam de talento natural hoje em dia, foi resultado de um grande incentivo quando pequeno. Ou vocês acham que se tivessem dado uma bola pra ele quando ele tinha 15 anos, ele ia chegar e já ser campeão do pré-mirim?!

O que eu acho que acontece, principalmente na programação, é a pessoa acabar se auto-limitando. Com aquela ideia de que é super difícil e acaba servindo de desculpa pra desistir rápido. Eu sei disso porque sempre coloquei a culpa do meu desenho técnico ser ruim, por causa da minha baixa capacidade espacial. Meu pai técnico em desenho, meu irmão engenheiro projetista... E eu só passando na dependência nas matérias de desenho na faculdade e olha que eu estudava muito. E só a alguns meses atrás eu tomei vergonha na cara e comecei a estudar mais e mais isso daí. E agora estou conseguindo projetar uma grande variedade de peças sólidas e de superfície... E todo dia eu estudo 2 horas por dia.

O que eu acho que falta pra pessoa é só comprometimento.
Obviamente, se aparecer um cara com QI de 160... vai aprender mil vezes mais rápido tudo que eu for aprender... Mas para 99% da população, que tem o QI na média... o que faz a diferença é a dedicação e comprometimento.

Só fazer mais uma pequena observação: Existem áreas específicas que o [Ô]dom[Ô] (no sentido da pessoa nascer com isso) realmente é a única explicação. Como aquelas crianças do The Voice Kids que são super afinadas, que conseguem chegar num tom super alto, com um timbre bacana... Eu treino todo dia um pouco de canto, e posso dizer que aí entra a limitação física mesmo. Mesmo eu treinando, nunca vou chegar num tom super alto... ou conseguir uma extensão vocal tipo do Freddy Mercury...ou até mesmo fazer um vibrato legal... aí entra a questão da seleção natural mesmo ...
MARIOANDRADE 24/03/2016 12:42:08
#459824
Boa, gostei....
NILSONTRES 24/03/2016 14:46:29
#459833
Citação:

Assim como o Neymar, o cara participava de campeonatos de futsal desde os 7 anos +- , e obviamente o pai dele o incentivou muito quando era ainda mais novo. Então o que chamam de talento natural hoje em dia, foi resultado de um grande incentivo quando pequeno. Ou vocês acham que se tivessem dado uma bola pra ele quando ele tinha 15 anos, ele ia chegar e já ser campeão do pré-mirim?!


Discordo aqui.
Se ele não tivesse o dom, podia fazer qualquer coisa que não viraria nem profissional, foi meu caso, e esta cheio disso, participei de peneiras, vi crianças e até adultos chorando
porque tentavam, tentavam mas não eram aprovados, nesse quesito futebol, eu discordo, pode até ser em outro segmento, mas futebol não.
Quem sabe tem o dom, o que não quer dizer que se o cara é bom, tem o dom, ele vai ser profissional, conheci alguns que eram espetaculares, mas nem se quer fora fazer peneira.
Não adianta vc sentar o cara e fazer ele programar, isso tem que estar dentro dele, assim como eu jamais seria um médico, não posso ver uma fratura ou sangue.
Agora, quem tem o dom da medicina, abre a barriga do cara, mete a mão la dentro, coloca osso no lugar e etc.

MOUSER 24/03/2016 14:48:49
#459834
Citação:

Tem muntos que surtam se ficar sem o facebosta, Snap, etc. Mas devagarinho o Face está decaindo, que bom.


Bom? Ótimo, isso já é a oportunidade de mostrar nosso trabalho e criar qualquer coisa que faça a pessoa utilizar que seja realmente útil e ao mesmo tempo aprenda e tudo indiretamente, pois se tentarmos qualquer coisa, que seja 1% direto, as pessoas não querem mais saber. Por que o jogo Portal 2 não foi tão aceito no mercado dos games, se ele tem grafico, armas, robos, destruição? Por que ele te faz pensar diretamente de como passar a fase e as pessoas não querem pensar, simplesmente apertar um monte de botões.

MOUSER 24/03/2016 15:08:54
#459836
Nilsontres
Citação:

Discordo aqui. Se ele não tivesse o dom, podia fazer qualquer coisa que não viraria nem profissional, foi meu caso, e esta cheio disso


DS2T
Citação:

Essa questão de Dom é realmente muito relativa. Eu programo desde os 13~14 anos, então cresci ouvindo que eu tinha o Dom de programar. Eu não acredito nesse tipo de coisa... acredito em vontade e esforço.



Temos dois pontos de vista, duas opiniões distintas, uma acredita na capacidade Bruce Lee (Com treino e dedicação consegue completar sua ambição), e outro com estilo Bill Gates, que tinha certa afinidade com determinadas matérias e através destas afinidades, consegue ser o melhor naquilo que faz.

Meu ponto de vista em relação aos dois, tudo exige uma mistura das duas coisas, eu tenho dom de ouvir, capaz de entender situações, por mais que tenha odiado leitura quando adolescente, aos 20 anos peguei afinidade por motivo para tentar entender o que eu sou bom. Foi o que me dediquei ainda mais em programação, pois foi uma área a qual podia ajudar as pessoas, ouvir o que elas precisam e entregar +/- a ideia que obtive ao ouvi la.
Como a gente define esse dom de ouvir as pessoas e entender? eu tenho dificuldade para falar diretamente com pessoas seja de 1 pra 1 ou 1 pra varias pessoas na hora de explicar alguma coisa, até então que as minhas apresentações, seja TCC ou algo do genero, é tudo textos resumidos e decorado para facilitar a explicação do que pretendo dizer. Tem gente que tem esse dom pra falar e explicar com 5 palavras tudo o que quer dizer, outros tem o dom criar e ter ideias. E por ai vai. Claro, Dom sem esforço algum, sem trabalho, de que adianta ter?
No caso do Neymar, eu vejo nele, um cara com o dom de armar a jogada, ver a jogada antes de ser executada, mas com trabalho e esforço ele consegue executar tudo aquilo que ele planejou. Sem esse esforço dele, jamais conseguiria executar o que ele viu quando entra em campo.

Observação: Isso é só meu ponto de vista. Respeito e admiro o de todos, peguei o exemplo dos nossos dois amigos VBMANIACOS por ter sido um dos ultimos postados, por ser totalmente diferentes o ponto de vista um do outro e que o meu também é diferente, e isso que nos torna dependentes uns dos outros, que sozinhos somos fracassados. Sim fracassados, pois nem nos reproduzir conseguimos fazer sozinhos, precisamos de alguém do sexo oposto para ter relações e assim seguir o ciclo.
MOUSER 04/04/2016 17:13:31
#460415
Galera, vou finalizar essa seção de Humor amanhã, se alguém quiser fazer mais algum comentario a respeito de Verdades e Mitos sobre nós, Programadores, fiquem a vontade.
Página 2 de 2 [20 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas