VERIFICANDO A DATA DO DIA

SINCLAIR 27/06/2014 23:17:17
#439253
Amigos,

O problema de usar arquivo oculto é que o usuário poderá formatar o computador (intensão ou apenas por necessidade) e se o arquivo com número de utilizações é criado com 0 (zero) no momento da instalação, bastará reinstalar o sistema e, conseguindo trazer o dados de backup (em access é a maior moleza) então passa a usar o sistema indefinidamente.

Buscar a data/hora em servidor externo, como o colega Nilsontres falou é muito bom. Eu, particularmente, preferi ao invés de buscar a data/hora, buscar no meu FTP o CNPJ que fez login no sistema. No FTP (uma tabela postgres) eu coloco os CNPJ dos usuários autorizados e sempre deixo o CNPJ 11.111.111/1111-11 lá (é usado para quando instala a versão de avaliação).

No meu próprio sistema controlo para quem vendi licença de uso e, para os ativos (cliente com parcelas em dia) o sistema atualiza o FTP com o CNPJ dos mesmos. Quem não é cliente ou está a 15 dias (ou mais) de atraso, o CNPJ não vai para o FTP, então o usuário não consegue fazer login e portanto não usa o sistema. Claro algum espertinho poderia pegar o CNPJ de algum colega e usar como se fosse ele, mas o [Ô]malandro[Ô] vai esbarrar no momento de importar NFe ou até mesmo fazer NFe (primeiro não vai coincidir com o CNPJ do certificado digital, segundo a NFe não seria autorizada, nem passa pelos schemas).

Para quem não usa NFe no ERP (o que é difícil atualmente) poderá colocar uma tabela (ou até mesmo um arquivo texto) em algum provedor (de preferencia pago, não os gratuitos) e sempre buscar quantas vezes aquele CNPJ foi utilizado. Caso algum cliente [Ô]empreste[Ô] o CNPJ para outro usar, coitado dele que vai perder número de utilizações.

Mas, claro, é apenas a forma que uso. Para mim resolveu e tinha uns clientes bem malandros que agora andam na linha. Um deles certa vez me ligou perguntando como fazia para desbloquear o sistema e fui taxativo: pagando pelo uso!

Um outro disse que iria trocar de sistema. Falei para ele que o outro sistema também teria cobrança, se ele quisesse usar um gratuito ficasse a vontade para usar o emissor gratuito da SEFAZ. Não é que o cidadão foi usar o emissor gratuito mesmo?!?! Pois no fim de 3 meses voltou dizendo que era muito difícil. Cobrei os 3 meses que ele ficou com o sistema sem desintalar (se não usou foi porque não quis) e ainda aumentei o valor da mensalidade (bem no começo do ano, justificado pelo aumento do salário mínimo).

Cliente realmente sério são poucos. Mas tenho alguns para os quais fiz alguns serviços avulsos (que nem iria cobrar) e me ligaram solicitando o envio do boleto com o valor dos serviços. Enviei e pagaram 2 dias antes do vencimento. Tem cliente de todo tipo.

Tudo de bom a todos.
Página 2 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas