WEB E DESKTOP

TIAGO007 26/06/2016 18:33:32
#464098
Pessoal um cliente meu, usa um catalogo que roda tanto na web navegador, e instalação no pc, ele pergunto se seu sistema também poderia rodar, achei interessante também, ele me passou o link que roda na web e o link do instalador, gostaria da ajude se alguém conhece a ferramenta e linguagem utilizada no desenvolvimento, segue o link: link que roda no navegador: http://c123.com.br/sabo/ link do instalador: http://www.baixecatalogo.com.br/ procurar por sabo
GUIMORAES 27/06/2016 15:11:02
#464127
TIAGO007,

Não entendi muito bem o que você quis dizer, não está muito explicito.
Você quer saber se tem como um sistema funcionar WEB e Desktop? Sim, basta criar uma API para isto, que você poderá consumir o mesmo na WEB e no DESKTOP, no CELULAR, na sua TV.
KERPLUNK 27/06/2016 17:06:30
#464129
Porque alguém iria querer um sistema desktop já tendo um Web??? Basta usar um IIS, o express já serve e usa localmente.
JCM0867 27/06/2016 17:44:41
#464132
Sistemas web funcionam desde que estejam numa cidade grande ou bem estruturada
Muitas cidades do interior tem uma internet bastante precária e cara, isso qdo tem.
Como a internet no brasil ainda deixa a desejar, ainda mais quando colocarem franquia, usar Sistema local por enquanto é a melhor escolha.
Prevejo que quando a internet for franquiada, algumas espresas serão obrigadas a migrar para um sistema local. Internet somente para emails e backups.
Ou seja, estariamos indo de ré.
Meu sistema tem uma parte online desenvolvida por um parceiro, o sistema local alimenta a web, se a internet pifar o sistema local continua funcionando com todas as informações.
100% online é bucha. Imaginem aquelas lindas manutenções de 48h na rede.
PROFESSOR 27/06/2016 20:15:18
#464137
Resposta escolhida
JCM0867

Só estou conectando por conta do seu post. Eu sou forçado a discordar de você. Uma aplicação Web não é necessariamente uma aplicação que se usa por meio da rede mundial, mas sim uma aplicação que executa de forma gerenciada pelo protocolo http.

Dessa forma, se a empresa que precisa do software (um cliente PJ ou PF, tanto faz) tem uma rede local, ponto-à-ponto mesmo, e quer um aplicativo funcional e de baixo custo, basta ter em sua infra um dos micros com o IIS ou com um Apache como servidor da aplicação, um navegador para usar a aplicação em cada uma das demais máquinas e, é claro, a própria aplicação. Em outras palavras, o aplicativo pode ser usado sem problemas em uma Intranet, sem depender de provedores, de acesso à Internet ou outros limitadores.

é claro que nem tudo é um [Ô]mar-de-rosas[Ô], nesse caso por exemplo, perde-se a comunicação com o mundo externo. Não dá para usar um serviço da SEFAZ, por exemplo. Mas nesse caso, sua aplicação Desktop tem a mesmíssima desvantagem, só que é mais [Ô]pesada[Ô] e mais difícil de manter (manutenção mesmo).

Mas se você tem um computador com Windows (seja XP, 7, 8, 10, tanto faz), e também tem acesso á Internet, já é um passado muito, muito distante, aquele tempo em que era preciso compilar aplicação, ajustar o tamanho das telas e usar uma montanha de DLLs e OCX, rezando para o fabricante não encerrar as atividades e parar o suporte,

Hoje em dia dá para criar um sistema inteiro, usando apenas o seu Notepad, as bibliotecas do jQuery (para facilitar) e alguns WebServices de terceiros, por exemplo, sem as deficiências de desempenho que eventualmente ocorrem com as aplicações Desktop.

E se não tem acesso á Internet, mas tem Windows e tem um Visual Studio 2010 ou posterior, oras, basta criar os seus próprios WebServices e hospedar na mesma máquina que será o servidor da aplicação, ou em outra da mesma rede, Nesse caso, o padrão MVC é um verdadeiro paraíso.
TIAGO007 28/06/2016 00:28:20
#464153
Pessoal muito grato pelas respostas, talvez não fui muito claro para expressar minha duvida, a questão é que o sistema ele roda no navegador como se fosse um sistema desktop, vou tirar uns prints no navegador e no desktop:
TIAGO007 28/06/2016 00:30:57
#464154
Esse acima é no navegador, agora o print em forms
TIAGO007 28/06/2016 00:34:31
#464155
Abri o código fonte no navegador e é puro JavaScript, me parece que a ferramenta gera tanto um instalador forms e gera tambem web, fiquei curioso para saber qual ferramenta utilizaram, alguém abriu o link: http://c123.com.br/sabo/
GUIMORAES 28/06/2016 08:51:53
#464157
TIAGO007,

Isto é um webbrowser embarcado em um executável, só.
Provavelmente ele está direcionando para o link do aplicativo on-line ainda, ou seja, é apenas um [Ô]Navegador[Ô] exclusivo.
TIAGO007 28/06/2016 09:27:44
#464160
Citação:

:
TIAGO007,

Isto é um webbrowser embarcado em um executável, só.
Provavelmente ele está direcionando para o link do aplicativo on-line ainda, ou seja, é apenas um [Ô]Navegador[Ô] exclusivo.


Bom dia GUIMORAES123, obrigado pela dica, mas esse navegador não é exclusivo ele esta na web, você acessou o link: http://c123.com.br/sabo/ tem outro também, mesmo estilo: http://c123.com.br/fania/
ACCIOLLY 28/06/2016 10:02:57
#464165
Citação:

:
Abri o código fonte no navegador e é puro JavaScript, me parece que a ferramenta gera tanto um instalador forms e gera tambem web, fiquei curioso para saber qual ferramenta utilizaram, alguém abriu o link: http://c123.com.br/sabo/



Não é apenas JavaScript. Na verdade tem muito mais. A questão é que você não pode enxergar todo o fonte porque você está do lado cliente, ou seja, o servidor manda as informações onde o navegador vai interpreta-las. Até porque se o servidor deles mostrasse todo fonte, isso seria uma falha de segurança terrível.

Acho que a escolha de um sistema web ou desktop é um tanto relativa. Na prefeitura daqui a educação e a saúde formam um bom exemplo. A saúde tem um sistema de gerenciamento completamente web. O back-end é usado java num serviço apache tomcat com banco PostgreSql e o front-ent (acreditem ou não) é usado Flash. Ficou um visual bacana por sinal. Pra saude conseguir botar o sistema pra funcionar, teve que montar torres em pontos específicos da cidade pra dar sinal Wireless a todas as unidades de saúde e demais setores. Por fim todas as estações recebem a mesma faixa de IP de um servidor de proxy que recebe internet de um link dedicado de 10MB se não me engano. Desta forma todas as máquinas têm acesso a rede mundial, e são regidas por uma rede local (Intranet), e podem acessar o sistema de gerenciamento através do browser apenas digitando o IP do servidor apache localizado na máquina em que foi instalado.
Já na educação, o sistema de gerenciamento é praticamente todo Desktop (isso porque a plataforma disponibilizada para os professores digitarem as notas, faltas e conteúdos é toda web). Na secretaria de educação e nas secretarias das escolas, o sistema é instalado em cada máquina como um servidor, ou seja, cada secretaria tem sua própria base. Pelo que percebi, os desenvolvedores criaram uma Thread pra que cada máquina sincronize os dados com um DataCenter que fica ligado 24hs em outra cidade. Por fim todos os dados que os professores digitam na web de certa forma vão para o servidor de suas respectivas secretarias no momento da sincronização, assim como os dados de cada secretaria vão para o data center.
As duas formas são muito boas de se trabalhar, digo isso por experiência. A diferença está na mão de obra de isso pode gerar, o que dá uma boa vantagem a primeira.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas