WHERE
Sim, Sql Server tem outras formas de fazer.
usa-se um join entre as tabelas SysObjects e SysColumns.
Precisa-se da função Object_Name() pra poder usar o nome da tabela e comparar com o campo object ID.
Só dessa forma vc já usou 3 objetos.
comparando com o "select * from tabela where 1=2" que não passa de uma consulta simples a um tablespace só, sem join, sem funcoes, sem nada, muito mais facil :-)
e outra, é só pro Sql server que tem outra alternativa.
Vai fazer isso access (que nem banco de dados é!)
Claro, se essa clausula foi encontrada em outro lugar e para outra razao, espero que tenha um bom motivo pra isso, pq senao vai sim ser uma gambiarra das boas! rs.
usa-se um join entre as tabelas SysObjects e SysColumns.
Precisa-se da função Object_Name() pra poder usar o nome da tabela e comparar com o campo object ID.
Só dessa forma vc já usou 3 objetos.
comparando com o "select * from tabela where 1=2" que não passa de uma consulta simples a um tablespace só, sem join, sem funcoes, sem nada, muito mais facil :-)
e outra, é só pro Sql server que tem outra alternativa.
Vai fazer isso access (que nem banco de dados é!)
Claro, se essa clausula foi encontrada em outro lugar e para outra razao, espero que tenha um bom motivo pra isso, pq senao vai sim ser uma gambiarra das boas! rs.
Wilicat Escreveu:
Mas pra isto existe o adoX, estou errado ?
Citação:pra que que eu vou ficar buscando registro se tudo que eu quero é o nome das colunas? sacou?
já pensou se eu faço um
Mas pra isto existe o adoX, estou errado ?
Realmente o ADOX tb faz isso...Mas são formas diferentes de chegar no mesmo resultado, portanto são todas situações válidas...
eu lá sei que que é adox?
é realmente em Access seria complicado!! rsrs
realmente vc tem razão... pensando desta forma...
Eu já ouvi falar disso ai... mas também não sei usar mtu bem nao!!
realmente vc tem razão... pensando desta forma...
Eu já ouvi falar disso ai... mas também não sei usar mtu bem nao!!
Citação:LIONHEART escreveu:
é tipo um ADODB, só q ele lê a estrutura do banco de dados/tabelas, independente do banco de dados, exemplo:
Referência: "Microsoft ADO Ext. 2.x for DDL and Security"
Código para pegar as tabelas de um BD:
Dim ADOXCat As New ADOX.Catalog
ADOXCat.ActiveConnection = SuaConnectionString
For i = 0 To ADOXCat.Tables.Count - 1
Debug.Print ADOXCat.Tables.Item(i).Name
Next i
Sacou véio?
opaa!! Vivendo e aprendendo né!!
gostei dessa! rsrs
gostei dessa! rsrs
hmmmmmmm, valeu VB-Boy! Num sabia nem que existia. Isso é bom, ajuda.
o chato é que é mais uma DLL pra referenciar.
Eu não gosto mto de usar varias referencias, prefiro usar o minimo possivel de DLLs e o maximo possivel de APIs.
Nesse caso, eu prefiro manter o meu 1=2 pra nao precisar ficar instanciando varios componentes e dar problema de instalacao, mas tenho certeza que já vai ter algumas melhorias por conta desse trocinho (ADOX) aà nos meus sisteminhas!
(lá vou eu brincar com VBBBB)
o chato é que é mais uma DLL pra referenciar.
Eu não gosto mto de usar varias referencias, prefiro usar o minimo possivel de DLLs e o maximo possivel de APIs.
Nesse caso, eu prefiro manter o meu 1=2 pra nao precisar ficar instanciando varios componentes e dar problema de instalacao, mas tenho certeza que já vai ter algumas melhorias por conta desse trocinho (ADOX) aà nos meus sisteminhas!
(lá vou eu brincar com VBBBB)
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas