OFF DUVIDAS ENTRE VB E C#
Boa Noite
Sou Programado em vb6 a 8 anos e nao aguento mais esta linguagem..
aprendi o basico em C# e estou querendo montar um sistema novo com esta linguagem.. mais nao nsei qual banco utilizar.. mysql ou sql server express?
o sistema em C# exigi um pouco mais de maquina de meus clientes ??
Alguem tem alguma dica por onde começar? rs
VLW
Sou Programado em vb6 a 8 anos e nao aguento mais esta linguagem..
aprendi o basico em C# e estou querendo montar um sistema novo com esta linguagem.. mais nao nsei qual banco utilizar.. mysql ou sql server express?
o sistema em C# exigi um pouco mais de maquina de meus clientes ??
Alguem tem alguma dica por onde começar? rs
VLW
1) Na minha opinião, tecnologia microsoft funciona melhor com tecnologia microsoft. Suponho que você irá compilar usando o Visual Studio. Então, sugiro o SQL Server.
2) Existe mais sim. A .NET Framework é mais pesada.
Qual dica você quer?
Eu programo em VB há 3 anos e em C# há 1 ano.
2) Existe mais sim. A .NET Framework é mais pesada.
Qual dica você quer?
Eu programo em VB há 3 anos e em C# há 1 ano.
Amigo vc já tem algum sistema entao em C# pronto?
bom... nao estou achando legal montar projetos pequenos em para varejistas pequenos em C#.. é muito dificil convencer eles a melhorarem um pouco os pcs deles..
vou pensar em montar alguns sistemas maiores em C# e sql server mesmo obrigado pela ajuda!
bom... nao estou achando legal montar projetos pequenos em para varejistas pequenos em C#.. é muito dificil convencer eles a melhorarem um pouco os pcs deles..
vou pensar em montar alguns sistemas maiores em C# e sql server mesmo obrigado pela ajuda!
Eu trabalho numa empresa que desenvolve softwares. Temos nosso sistema Desktop em VB e o Web feito em C#. Ambos de porte grande.
Também desenvolvo sistemas como freelancer em C#.
Em que posso te ajudar?
Também desenvolvo sistemas como freelancer em C#.
Em que posso te ajudar?
A melhor saÃda para empresas que tem um parque de máquinas [Ô]modesto[Ô] são aplicações web. O Framework(que é o [Ô]pesado[Ô]), precisa estar instalado somente na máquina servidor, assim como o banco de dados. Então, o cliente só precisa de uma máquina descente pra suportar isso e o resto é tudo WEB mesmo. Com a vantagem de se poder usar o sistema remotamente e até mesmo abrir algumas partes dele para clientes. Aplicações Desktop usando .NET estão cada dia mais, ficando ultrapassadas.
Bem, estou começando com c# agora, e estou gostando MUITO. Acho válido sim você trocar para o C#. Além do mais, como o KERPLUNK citou, quando se tem máquinas mais modestas você pode optar por aplicações web, e que se contriuÃdas bem, você pode apenas trocar a interface com o usuário e utilizar as mesmas dlls de regras de ngócio e acesso ao banco. Uma outra opção, que embora eu não tenha sequer visto ainda, é o WPF, pelo que ouvi falar, é bem interessante.
KERPLUNK
voce saberia me informar como programar em C# pra WEB?
e tambem entendi... vou apenas exigir um pouco mais de servidor para que funcione o meu sistema!!
VLW
voce saberia me informar como programar em C# pra WEB?
e tambem entendi... vou apenas exigir um pouco mais de servidor para que funcione o meu sistema!!
VLW
Bem, C# é a parte que chamamos de [Ô]codebehind[Ô] a parte visual é o ASP.NET quem se encarrega.
Para começar a programar WEB, tem alguns conceitos que se deve entender:
1 - Conceito de Client/Server: Entender o que é rodado no client e o que é rodado no server e como eles se [Ô]interligam[Ô]
2 - Diferenciar Interface(UI/Telas ASP.NET) e Código mesmo(C#)
3 - Preferencialmente aprender a programar com orientação à objeto, isso faz com que a interface gráfica e o código fiquem o mais separados possÃvel.
4 - Entender como funciona WEB, o que é domÃnio, sub-domÃnio, pastas
5 - Dominar TOTALMENTE HTML e javascript.
6 - Preferencialmente dominar CSS também.
Estes são os conceitos mais básicos que se deve dominar;
Claro, com o tempo, vc pode aprimorar ainda mais esse conhecimento todo, utilizando por exemplo WPF(Windows Presentation Foundation, que teoricamente se pode programar tanto para Web quando Windows, com o MESMO código), Silverlight(algo parecido com o flash, da Microsoft), JQuery(Framework javascript com milhares de utilidades e aplicações), MVC(Model View Controller, um modo diferente de se identificar um endereço), Entity Framework(toda a parte de comunicação com o banco de dados, melhorada), WCF(Windows Communication Foundation, uma espécie de WebService melhorado)... enfim, centenas de coisas com milhares de aplicações diferentes, mas que torna a vida do programador muuuuito mais fácil.
Em resumo, não existe uma resposta pronta para a pergunta [Ô]Como programar para WEB[Ô], mas sim, uma infinidade de respostas. Cabe do empenho e da capacidade/velocidade de aprendizado de cada um.
Para começar a programar WEB, tem alguns conceitos que se deve entender:
1 - Conceito de Client/Server: Entender o que é rodado no client e o que é rodado no server e como eles se [Ô]interligam[Ô]
2 - Diferenciar Interface(UI/Telas ASP.NET) e Código mesmo(C#)
3 - Preferencialmente aprender a programar com orientação à objeto, isso faz com que a interface gráfica e o código fiquem o mais separados possÃvel.
4 - Entender como funciona WEB, o que é domÃnio, sub-domÃnio, pastas
5 - Dominar TOTALMENTE HTML e javascript.
6 - Preferencialmente dominar CSS também.
Estes são os conceitos mais básicos que se deve dominar;
Claro, com o tempo, vc pode aprimorar ainda mais esse conhecimento todo, utilizando por exemplo WPF(Windows Presentation Foundation, que teoricamente se pode programar tanto para Web quando Windows, com o MESMO código), Silverlight(algo parecido com o flash, da Microsoft), JQuery(Framework javascript com milhares de utilidades e aplicações), MVC(Model View Controller, um modo diferente de se identificar um endereço), Entity Framework(toda a parte de comunicação com o banco de dados, melhorada), WCF(Windows Communication Foundation, uma espécie de WebService melhorado)... enfim, centenas de coisas com milhares de aplicações diferentes, mas que torna a vida do programador muuuuito mais fácil.
Em resumo, não existe uma resposta pronta para a pergunta [Ô]Como programar para WEB[Ô], mas sim, uma infinidade de respostas. Cabe do empenho e da capacidade/velocidade de aprendizado de cada um.
Estou flertando com desenvolvimento web e o item 5 e 6 listado pelo KERPLUNK é desafiador pra mim a princÃpio, pois são muitas ferramentas e novidades. Já fiquei perdido nos estudos, mas chego lá.
KERPLUNK, MVC é isso mesmo que vc postou? Acho que vc confundiu na sopa de letrinhas.
KERPLUNK, MVC é isso mesmo que vc postou? Acho que vc confundiu na sopa de letrinhas.
Bom, MVC, é um pouco mais complexo que isso. é um modo de se trabalhar, totalmente orientado a camadas, uma Model(fonte de dados), uma Controller(Onde se manipula os dados) e uma View, onde os dados são visualizados. O grande [Ô]tchan[Ô] do MVC, pra mim, são as rotas, endereçamento diferenciado. Pra entender, veja essas URL[ô]s:
http://www.meusite.com.br/Relatorios/Despesas.aspx?dtInicial=21-01-2012&dtFinal=11-01-2013&Cliente=33424Hmd&cabecalho=true&formato=PDF
http://www.meusite.com.br/Relatorios/Despesas/21-01-2012/11-01-2013/ComCabecalho/PDF
Qual das duas dá uma idéia melhor do que se vai ver? Olhe bem e diga você mesmo!
Além desse endereçamento ser mais [Ô]entendÃvel[Ô] ao olho humano, o modo como esse relatório seria [Ô]construido[Ô], é muito simples a Model fornece os dados, que são passados pela Controller(o perÃodo, cliente e tudo mais), que por sua vez vai repassar isso para a View que vai mostrá-los, conforme vc quiser. Tem muito mais detalhes que isso, mas em suma, é por aÃ...
http://www.meusite.com.br/Relatorios/Despesas.aspx?dtInicial=21-01-2012&dtFinal=11-01-2013&Cliente=33424Hmd&cabecalho=true&formato=PDF
http://www.meusite.com.br/Relatorios/Despesas/21-01-2012/11-01-2013/ComCabecalho/PDF
Qual das duas dá uma idéia melhor do que se vai ver? Olhe bem e diga você mesmo!
Além desse endereçamento ser mais [Ô]entendÃvel[Ô] ao olho humano, o modo como esse relatório seria [Ô]construido[Ô], é muito simples a Model fornece os dados, que são passados pela Controller(o perÃodo, cliente e tudo mais), que por sua vez vai repassar isso para a View que vai mostrá-los, conforme vc quiser. Tem muito mais detalhes que isso, mas em suma, é por aÃ...
Estou na mesma situação LLAIA, o que me mata e ter de montar HTML,CSS é uma meulda...
estou ate tentando fazer um sistema, mas o HTML anda a passos curtos !
Abraços
estou ate tentando fazer um sistema, mas o HTML anda a passos curtos !
Abraços
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas