ADICIONAR CAMPOS EM TABELAS DO BD NO CLIENTE
Caros amigos, eu gostaria de saber qual a melhor maneira de adicionar ou alterar campos de tabelas no BD (access) no sistema instalado no cliente. Vejam só eu envio a nova versão pro cliente em CD ou Internet, mas no atualização eu fiz mudanças no BD, como faço pra alterar no BD do cliente?
Veja como estou fazendo e não acho muito adequado. Criei um pequeno peograminha que checa o config.INI, fecha o executável, altera os campos (com SQL), escreve no .INI e fecha chamando o programa novamente. Não teria uma maneira mais simples de fazer isso. Obrigado!
Veja como estou fazendo e não acho muito adequado. Criei um pequeno peograminha que checa o config.INI, fecha o executável, altera os campos (com SQL), escreve no .INI e fecha chamando o programa novamente. Não teria uma maneira mais simples de fazer isso. Obrigado!
vc ja tentou fazer um programa para esportar s dados de uma tabela para outra
se nao o seu cliente ira perder tudo oque ele salvou certo????
se eu estiver errado por favor me corrija
se nao o seu cliente ira perder tudo oque ele salvou certo????
se eu estiver errado por favor me corrija
Já fiz uma rotina tranferindo todos os dados do BD do cliente pro novo, mas é uma loucura, aà vem os problemas dos apostrofo e outras coisitas, mas valeu pela ajuda, quero ver se alguem tem mais uma idéia.
Acredito que não seja possivel alterar a estrutura de uma tabela que já contenha dados, sem perder os mesmos...Vc deve "clonar" a tabela a ser alterada, criar uma com a estrutura que vc quer e importar os dados da tabela "clonada"...
particularmente aqui na empresa enviamos apenas scripts sql, que são rodados pelo nosso próprio programa no cliente... e nunca tivemos problemas...
Jean Jedson, acho que é disso que estou precisanto, mas como faço isso? Poderia ser mais especifico, ficarei agradecido.
bem... temos duas formas:
por liveupdate, que fizemos com que o programa do cliente busque os scripts no nosso banco e execute, ou então mandamos o script em um arquivo .sql (pode ser qualquer extensão), que é colocado na pasta do sistema. quando o sistema abre, ele verifica se existem arquivos do tipo .SQL - se tiver abre eles como texto, carrega numa variável e executa
por liveupdate, que fizemos com que o programa do cliente busque os scripts no nosso banco e execute, ou então mandamos o script em um arquivo .sql (pode ser qualquer extensão), que é colocado na pasta do sistema. quando o sistema abre, ele verifica se existem arquivos do tipo .SQL - se tiver abre eles como texto, carrega numa variável e executa
Ok, eu já vi arquivos desse tipo na pasta de um programa, mas naum entendi uma coisa, o programa apaga os scripts e escreve num arquivo .ini ou no registro, porque se apagar simplesmente o programa vai ficar buscando sempre esses arquivos e vai gerar um erro e eu também naum sei como fazer o programa ler nesses scripts, por acaso é da mesma forma que ler num .ini? Será que o amigo naum poderia me enviar um exemplo? De qualquer forma obrigado!
ele le estes arquivos colocando os scripts (um em cada posição) em um array... após isso, ele executa no banco. se der tudo ok, ele apaga os arquivos que leu... lembre-se de fazer um backup antes de cada alteração.
Jean, desculpe a insistencia, é que não entendi e nam sei como fazer o program ler nesses arquivos, ex: crio um arquivo alterabd.sql nele escrevo "ALTER TABLE ........" várias linhas, mas como vou ler? E depois que apagar o program não vai encontrar, não vai dar erro? Mas, muito obrigado de qualquer jeito.
bem...
utilize a função DIR para verificar se existem arquivos .SQL - e OPEN FOR INPUT para ler...e, por fim, conexão.execute para rodar os comandos... procure colocar nos arquivos os comandos preferencialmente um por linha.
utilize a função DIR para verificar se existem arquivos .SQL - e OPEN FOR INPUT para ler...e, por fim, conexão.execute para rodar os comandos... procure colocar nos arquivos os comandos preferencialmente um por linha.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas