ALURA VALE A PENA?

MFLAVIO 21/03/2023 12:28:10
#501188
Citação:

:
Eu tenho conta na Alura.
Penso que a qualidade da apresentação do assunto varie, pois são instrutores diferentes. Tem bastante curso bacana. Eles também tem o conceito de "Formação", que é basicamente uma trilha de cursos e material sobre determinado assunto. Também acontece uns bootcamps de vez em quando (particularmente, não sei como funciona).

Eu costumo ver mais alguns assuntos pontuais de vez em quando, fico ouvindo enquanto vou fazendo outra coisa ou quando preciso ir no mercado ou algo assim. Eu gosto da plataforma, apesar de achar um pouco cara levando em consideração que não sou um aluno aplicado haha Mas pra quem está com sangue no olho por conhecimento, tem bastante coisa bacana lá e provavelmente o valor estará bem aplicado. Inclusive recomendei alguns cursos para um primo adolescente que está iniciando agora no mundo do desenvolvimento, e até então, tem gostado bastante.
Me fale qual o conteúdo que voce tá procurando que posso acessar minha conta e te falar o que tem lá sobre isso.

Agora, sobre todo esse lance sobre ingles, cursinhos, etc. Eu particularmente não vejo muita diferença nos níveis dos programadores que tem ingles fluente para aqueles que tem nível de leitura técnico. E pra quem tá começando, tem uma quantidade absurda de assunto em portugues na internet (inclusive a documentação oficial da Microsoft). Só não aprende quem não quer, ainda mais se tiver alguém para orientar na rotina de estudos. Até ótimos livros sobre boas práticas, padrões de projetos, microserviços, tdd, ddd, clean architecture, clean code e tantos outros, já são encontrados em portugues. Eu mesmo, particularmente, devo ter no máximo uns 10 livros técnicos em ingles. Que aí foi para assuntos um pouco mais específicos sobre deep learning, cloud computing, etc.
Mas longe de querer desincentivar alguém com ingles. Tem várias oportunidades muito legais pra quem tem ingles fluente. Inclusive, minha certificação AWS Solution Architect teve que ser feita em ingles, não tendo a opção de ser em portugues.

Só dando meu parecer, porque hoje no mercado existem muitas pessoas com Síndrome do Impostor, que as vezes acabam se matando de trabalhar por nunca se sentir bons suficientes - já aconteceu comigo e com muitos colegas de trabalho. E na minha opinião, não deveriam se sentir JR em programação só porque não tem ingles fluente.

E aí uma outra opinião pessoal minha: Esses cursos hoje em dia criam programadores extremamente dependentes de ter alguém falando o que eles precisam fazer e com um monte de vício de desenvolvimento. Ninguém le mais documentação. Ninguém dá uns New Projects e vai fazendo seus próprios experimentos - só copiam. Se for passar esses vídeos para seus aprendizes, recomendo fortemente dar uma filtrada no que vai ser passado. O tanto de curso de programação que já comprei e vi o instrutor falando besteira não tá no gibi. Só que por ter certa experiencia consegui filtrar e aproveitar a parte boa do curso (o curso não deixa de ser bom por falarem uma besteira vez ou outra, até eu faço isso as vezes no trabalho hahaha). Quem está começando agora não tem filtro. E o mercado está uma verdadeira bagunça exigindo coisas sem sentido para JR.

Outra coisa que me chamou a atenção:
a cada 3 meses fico trocando, eles, então queria em horário de trabalho pegar 2 horas do dia, para eles fazem um aperfeiçoamento


Existe uma expectativa em que eles aprendam a programar em 3 meses?
Se não estou enganado (faz muitos anos), meu primeiro mes de programação foi basicamente lendo apostilas de algoritmos do apostilando onde mostrava como ficaria o algoritmo de ir comprar pão na padaria. E se fiz algo, foi um botão de Sair no VB6.
Pegando meus estagiários como exemplo, demoraram meses até conseguirem fazer tarefas simples. Isso tendo acesso a conteúdo e eu tendo muito cuidado e atenção, passando desafios e projetos simples a parte, tirando algumas horas da minha semana para tirar dúvidas.

Espero ter ajudado.
Valeu!



Então, não existe expectativa de aprender Programação em 3 meses.(Em 15 anos na area ainda não me considero MASTER/BLASTER, kkkk)
uma da politicas da empresa e que todos os funcionários de base venham do JA(acredito que algum tipo de incentivo Governamental)

então esses 3 meses e como uma experiencia, e após esse período, o Lider/Encarregado do Departamento Indica o JA para efetivação, ou troca de Equipe JA
para entrar como JA não tem que ter Ingles Fluente, mais e claro tem que ter conhecimento na linguagem que vai trabalhar.

Eu cuido do Setor de APP Comercial(Vim do Setor de APP Medico) e sendo cinero me perco bastante em alguns quesitos de NF-e,CF-e,S@t e por ai vai
como tenho que cuidar do Setor, e ainda dar Suporte aos JA
queria já conseguir Efetivar 3 deles, assim tira um pouco da minha sobre carga.

só que para efetivar, o RH Dificulta um pouco (Acredito que pelo Fato da efetivação, gerar alguma perda de incentivo do Programa Jovem Aprendiz)
por isso queria afinar os conhecimentos de um Rapaz que achei muito aplicado, eu iria pagar do meu bolso o curso para ele
e ele iria usar um certo tempo (horas) do período de trabalho nesse aprendizado, a questão e que o Abençoado não domina tão bem o Ingles, ai para eu ficar la com ele explicando as aulas,
não me ajuda kkk, acaba me sobre carregando ainda mais.

Bom estou procurando alternativas de curso
algo que fale sobre API/APIServer e Desenvolvimento para MOBILE(celular), so não usamos JAVA, como uso Visual Studio, estou focado nessa Linguagem, e estou vendo outras opções para a questão do MOBILE
DS2T 22/03/2023 00:03:34
#501195
MFlavio, como combinado, segue o conteúdo do Alura condizente com o que está procurando.
Caso algumas formações te chamem a atenção, me avise que eu pego informações mais detalhadas do que será apresentado.


FORMAÇÕES EM PROGRAMAÇÃO


A partir do zero: iniciante em programação
10 Cursos >

APIs com Node.js e Express
6 Cursos >

Aprenda a programar em C# com Orientação a Objetos
4 Cursos >

Aprenda a programar em Java com Orientação a Objetos
10 Cursos >

Aprenda a programar em JavaScript com foco no back-end
7 Cursos >

Aprenda a programar em PHP
8 Cursos >

Aprenda a programar em Python com Orientação a Objetos
9 Cursos >

Aprofunde em .NET com Arquitetura de Microsserviços e RabbitMQ
3 Cursos >

Aprofunde em Java com arquitetura de Microsserviços, Spring e RabbitMQ
4 Cursos >

Aprofunde em Java com arquitetura e padrões de projeto
8 Cursos >

Aprofunde em Kotlin e DevOps com uma aplicação Cloud Native
2 Cursos >

Aprofunde em Node.js com arquitetura Serverless
1 Cursos >

Aprofunde em PHP com arquitetura e padrões de projeto
5 Cursos >

ASP.Net Core: crie aplicações com C#, .NET, Entity Framework e LINQ
3 Cursos >

Autenticação, testes e segurança em Node.js
2 Cursos >

Boas práticas em C#
6 Cursos >

Boas práticas em PHP
8 Cursos >

C# e Orientação a Objetos: coleções, arquivos e bibliotecas
3 Cursos >

Carreira QA: processos e automação de testes
5 Cursos >

Certificação Java
9 Cursos >

Começando com Flask: framework web de Python
2 Cursos >

Desenvolvimento de Jogos com Unity
10 Cursos >

Django REST APIs: crie aplicações REST em Python
5 Cursos >

Django: crie aplicações em Python
4 Cursos >

Engenharia de software
9 Cursos >

Full stack JavaScript: crie um projeto com React e Node.js
2 Cursos >

Integre aplicações Java com Banco de dados
3 Cursos >

Internet das Coisas
5 Cursos >

Java e Spring Boot
3 Cursos >

Java Web: crie aplicações com Servlets e MVC
2 Cursos >

Kotlin e Spring Boot
5 Cursos >

Laravel: crie aplicações web em PHP
5 Cursos >

Linguagem C
3 Cursos >

Linguagem C++
7 Cursos >

Linguagem Clojure
7 Cursos >

Linguagem Elixir
3 Cursos >

Linguagem Go
6 Cursos >

Linguagem Kotlin
7 Cursos >

Linguagem Rust
2 Cursos >

Nest.js: aplicações Node.js eficientes e escaláveis do lado do servidor
1 Cursos >

PHP Web: crie aplicações web em PHP
5 Cursos >

PowerShell: automatize suas tarefas
2 Cursos >

Programação paralela com Threads em Java
2 Cursos >

Raspberry Pi e Internet das Coisas
7 Cursos >

Robótica, Microcontroladores e EletrÃ'nica Aplicada
5 Cursos >

Symfony e Doctrine: crie aplicações web em PHP
7 Cursos >

Testes em .NET
6 Cursos >

VB.NET
11 Cursos >

Windows Forms com C#
7 Cursos >




FORMAÇÕES EM FRONTEND


A partir do zero: HTML e CSS para projetos web
6 Cursos >

CSS: aprofunde em estilos
5 Cursos >

Desenvolva aplicações Web Acessíveis
3 Cursos >

Desenvolva aplicações Web com JavaScript
8 Cursos >

Desenvolva aplicações Web em JavaScript com tarefas concorrentes e orientadas a objetos
3 Cursos >

Explore o Framework Angular
5 Cursos >

Explore React com JavaScript
7 Cursos >

Gerencie aplicações React com Typescript
8 Cursos >

Gerencie estados em React com Redux
5 Cursos >

Impulsione sua aplicação React e consuma APIs
5 Cursos >

Melhore sua aplicação React com o Next.js
7 Cursos >

Melhore sua aplicação React com testes automatizados
2 Cursos >

Melhore sua experiencia de desenvolvimento com TypeScript
3 Cursos >

Melhore sua experiencia JavaScript com Svelte
3 Cursos >

Ouse com o Framework Vue.js 3
3 Cursos >

Performe sua aplicação React com Next.js Full stack
2 Cursos >

WordPress: crie sites do zero
7 Cursos >



FORMAÇÕES EM MOBILE


A partir do zero: crie projetos em Dart, a linguagem utilizada no Flutter
5 Cursos >

Desenvolva seu primeiro app Android com Kotlin
7 Cursos >

Desenvolva seu primeiro app com Flutter
9 Cursos >

Desenvolva seu primeiro app com React Native
8 Cursos >

Desenvolva seu primeiro app em iOS
10 Cursos >

Evolua apps Android com Jetpack Compose: crie telas e gerencie estados
4 Cursos >

Evolua apps em Jetpack Compose com navegação de telas, boas práticas e testes
4 Cursos >

Melhore a arquitetura de apps em Android
5 Cursos >

Melhore sua aplicação Android com Testes Automatizados
5 Cursos >

Utilize os serviços do Firebase com Android
4 Cursos >

Utilize os serviços do Firebase com Flutter
1 Cursos >

Utilize os serviços do Firebase com React Native
4 Cursos >
MFLAVIO 21/06/2023 16:39:50
#501534
Ok Obrigado pessoal
Página 2 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas