BACKUP AUTOMATICO?

TAMANINI 11/09/2007 15:56:39
#235085
Olá, pessoal.

Estou precisando desenvolver um opção de backup automático para o BD em access2k.
Para que eu possa iniciar o backup no dia e hora programado, eu terei que verificar se existe o arquivo .ldb, se não existir inicia o backup do dia, é isso? Essa seria a melhor maneira para sabermos se não existe algum usuário conectado no BD?

E caso eu esteja fazendo o backup e naquele mesmo instante algum usuário entre, vou enviar uma mensagem dizendo que está sendo feito o backup e no momento o BD está indisponível, correto? Ou tem outra solução?
E como poderei saber se está sendo feito o backup? Através do erro que deve gerar ao tentar abrir, com isso saberei que está sendo executado o backup?
USUARIO.EXCLUIDOS 11/09/2007 16:06:07
#235086
Resposta escolhida


Bom ..vamos lá

If Dir$(Path & "\Banco.ldb") = "" then
Arquivo existe
else
Arquivo n existe
end if


o fato do ldb existir significa q tem alguem usando entao..mata dois coelhos

faça backup pelo FileCopy Path & banco, PathDestino

daí qdo começar o backup...crie um arquivo qualquer no path assim

Open Path & "\File.Gfd" For OutPut as #1
Print #1, "Backup em Processo"
Close #1

e na rotina de abertura do seu software coloque uma checagem de arquivo, fazendo com que, se esse arquivo existir, significa q esta fazendo backup..e da a msg pro user

qto a data e hora...creio q n tera problemas tb!!

entendeu a idéia?
TAMANINI 11/09/2007 16:19:52
#235089
Certo. Entendi.
Você me deu uma outra idéia.
Ao invés de eu gerar um arquivo texto para que os usuários verifiquem se está sendo feito o backup, eu poderia gerar uma cópia do BD a parte e faço o backup através da cópia, o que acha? Com isso os outros usuário poderão acessar normalmente o BD, enquanto está sendo feito o backup.
Será que isso funcionaria tb mesmo com o BD aberto eu conseguiria gerar uma cópia do .mdb? Com isso não precisaria ficar verificando se existe o arquivo .ldb.
USUARIO.EXCLUIDOS 11/09/2007 16:22:33
#235090
mas concorda q tudo q foi feito durante o backup...n foi backupeado?

creio q com o bd aberto n conseguiria n..
TAMANINI 11/09/2007 16:39:08
#235092
Sim, mas seria questão de segundos ou, alguns minutos se o BD estiver muito grande. Com isso, acredito que o usuário não terá feito nenhuma alteração.
Se o usuário quiser uma cópia fiel de todos os dados até o final do expediente, então ele programa para um horário que não tenha mais ninguém executando o aplicativo.
Essa idéia de fazer backup automático mesmo com o bd aberto, seria mais uma praticidade para os usuários, pois um poderia estar gerando o backup enquanto os outros usuários poderiam trabalhar normalmente.
Acredito que possa funcionar, pois eu consigo copiar(CTRL+C) e colar(CTRL+V) o .mdb mesmo aberto.
Eu só vou ter que verificar ainda se já está sendo feito o backup, para que não ocorra de um outro usuário querer tb fazer o backup.
USUARIO.EXCLUIDOS 11/09/2007 16:52:24
#235097
pode ser...n custa tentar...

só tomar cuidado pra n sobrecarregar a rede


abraços e boa sorte
TAMANINI 11/09/2007 17:03:55
#235100
Ou faltar espaço no HD para quando for gerar uma cópia e o backup. Ainda mais nesses clientes com micros defasados e com HDs pequenos.
Mas vlw e obrigado pelas dicas.
Página 1 de 2 [20 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas