BACKUP DEIXANDO O BANCO DE DADOS LENTO

JOHNSTEVE 08/01/2017 12:19:53
#470464
Bom dia Galera, a um tempo eu tava achando q meu sistema estava ficando muito pesado devido muitas funções em um unico projeto, Porem no decorrer alguns clientes ja tinham me orientado sobre isso a lentidão.
daê hoje de tando mexer percebi algo, no qual achei o problema da lentidão. sabe oq era? Simplesmente minha função do Backup que estava deixando o Banco de Dados Original lento...

eu fiz varios testes aqui, mudei a conexão do sistema para a copia do banco de dados. e ao conectar e mexer no sistema. uma diferença super grande. muito mais leve, e rapido. as telas de consultas super rapido. etc..
daê ao voltar a conecção com o banco Original. volta a lentidão..
quer dizer.
O Banco Original vai ficando cada vez mais lento. a cada Backup..
e as Copias normal. super rapido.

veja abaixo a função q utilizo para o backup

   Private Sub btnBackup_Click_1(sender As Object, e As EventArgs) Handles btnBackup.Click
Timer1.Start()
pictloading.Visible = True
lblPorcet.Visible = True
Try
If txtBancoDeDados.Text = [Ô][Ô] Then
MessageBox.Show([Ô]Selecione o banco de dados de Origem.[Ô])
[ô]btnBancodeDados.Focus()
Exit Sub
End If
If txtDestino.Text = [Ô][Ô] Then
MessageBox.Show([Ô]Selecione o banco de dados de destino.[Ô])
[ô] btnDestino.Focus()
Exit Sub
End If
If txtNomeBackup.Text = [Ô][Ô] Then
MessageBox.Show([Ô]Informe o nome do arquivo de Backup.[Ô])
txtNomeBackup.Focus()
Exit Sub
End If


Try
[ô]Me.Cursor = Cursors.WaitCursor
PCriarPastaParaBackupBancoDedados()
File.Copy(txtBancoDeDados.Text, PastaBackup & [Ô]BancoSIstemSys.accdb[Ô], True)

Catch ex As Exception
MsgBox(ex.Message.ToString)
End Try

[ô]System.Threading.Thread.Sleep(4000) [ô]2000
[ô] form_Aguarde.ShowDialog()
[ô]MessageBox.Show([Ô]Backup realizado com sucesso.[Ô], [Ô]BACKUP[Ô], MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)


Catch ex As Exception
MessageBox.Show(ex.Message, [Ô]Erro[Ô], MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
End Try

End Sub


Uso banco de dados Access. entao galera é nesse File.Copy q esta deixando meu banco lento.
alguma coisa nessa copia. q esta deixando assim.

alguem tem outro metodo de fazer o backup sem afetar o banco original ?
MARCOSLING 08/01/2017 13:13:02
#470469
Mas vc permite q os usuários utilizem o sistema durante o backup?
JOHNSTEVE 08/01/2017 14:23:10
#470470
Citação:

:
Mas vc permite q os usuários utilizem o sistema durante o backup?



esse backup é na hr q vai entrar no sistema depois do login e antes do menu .. eu coloquei uma tela para fazer backup forçado.. so via para o menu depois q o backup concluir
COQUITO 08/01/2017 14:29:45
#470471
Cars porque vc nao faz automático esse processo do seu backup, elimina muitos problemas principalmente o processo de seleção
Faça que seu sistema crie um backup a cada 2 ou 3 vezes durante o dia faça uma declaração pela manha e pela tarde, que ao abrir a programação da hora ele envie o backup automático. Que o seu sistema crie uma pasta automatico, Sem precisar abrir formulário muitos formulários
JOHNSTEVE 08/01/2017 14:38:02
#470472
Citação:

:
Cars porque vc nao faz automático esse processo do seu backup, elimina muitos problemas principalmente o processo de seleção
Faça que seu sistema crie um backup a cada 2 ou 3 vezes durante o dia faça uma declaração pela manha e pela tarde, que ao abrir a programação da hora ele envie o backup automático. Que o seu sistema crie uma pasta automatico, Sem precisar abrir formulário muitos formulários



o problema nao é essa logica coquito, e sim qnd esta logado no sistema q vai fzer a copia, simplesmente esta fazendo algo no banco de dados original deixando algum problema dentro. pq qnd vou utilizar o sistema fica lento, ate mesmo os form de consulta do banco os cadastro etc. todas as telas ficam lentas..
agora se eu utiliza a copia q foi feito .. ja vejo a diferença super rapido.
dai entao fodeu o banco original. o principal. e as copias não.
NILSONTRES 08/01/2017 15:32:18
#470473
que banco é ?
MARCOSLING 08/01/2017 16:17:02
#470475
Vc tem que fazer o backup com o banco de dados fechado.
JOHNSTEVE 08/01/2017 16:52:41
#470476
Citação:

:
que banco é ?



Banco de dados Access
JOHNSTEVE 08/01/2017 17:06:57
#470477
Citação:

:
Vc tem que fazer o backup com o banco de dados fechado.



para isso seria o programa de terceiro ? como Copian Backup ?

eu to pensando em fazer isso. pq com o sistema em funcionamento e for fazer o backup ta dando isso bugando o banco o principal
NICKOSOFT 08/01/2017 18:25:37
#470478
ta tudo errado, vc deve ta deixando o banco aberto qnd faz o login, esse seu [Ô]backup[Ô] não vai além de uma copia simples de arquivo, copiar arquivo em uso da problema.....

mas pela resposta anterior, vc não ta nem entendendo o q estamos falando de banco fechado e aberto, sem entender isso, nem tem como ajudar a gente poder te dar uma luz....

mas pra garantir, faça a copia do arquivo antes ainda do login, a primeira coisa do seu programa, a primeira linha do load do form inicial.....faz assim, e num segundo capitulo vemos isso do banco aberto/fechado
JOHNSTEVE 08/01/2017 18:35:42
#470479
Citação:

:
ta tudo errado, vc deve ta deixando o banco aberto qnd faz o login, esse seu [Ô]backup[Ô] não vai além de uma copia simples de arquivo, copiar arquivo em uso da problema.....

mas pela resposta anterior, vc não ta nem entendendo o q estamos falando de banco fechado e aberto, sem entender isso, nem tem como ajudar a gente poder te dar uma luz....

mas pra garantir, faça a copia do arquivo antes ainda do login, a primeira coisa do seu programa, a primeira linha do load do form inicial.....faz assim, e num segundo capitulo vemos isso do banco aberto/fechado



opa NICKOSOFT, eu ja ia encerrar o topico. mais ja que vc tocou no assunto :D
entao eu solucionei o problema. nao tinha nada haver com a copia. e sim um erro q fiz qnd criei umas telas antigamente. tipo assim.
tenho as telas
*tela Login ... > *tela de informações do sistema como versao etc... > *tela de menu
dae no codigo no tempo eu fiz o seguinte. para chamar o menu eu coloquei . Show()
dae qnd inicia o menu. eu tenho outra tela de forçar a fazer o Backup *tela Backup que foi chamada como .Showdialog()
o problema todo era q o Menu estava com .show() por isso q todas as telas do menu estavam ficando cada vez mais lento nao sei porque.
agora mesmo ajustei beguei linha por linha em todas essas telas. e vi isso .. foi so ajustar coloquei o menu.showdialog() e pronto
Solucionei o problema achando que fosse a função de copiar o banco

Página 1 de 2 [17 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas