C# X VISUAL BASIC NET

EVERSON.PASETTO 31/07/2009 19:29:26
#318498
Quais destas lingugens é melhor para programar C# ou VB.NET ?? E porque??

Ouvi falar que o VB.NET tem muitas limitações.. é verdade..

Vi nuns sites onde diziam que era melhor programar em C# em vez de VB.NET.. mas ninguem dizia o porque ?

O que tem no C# que não tem no VB.NET ?? Ou que um pode fazer que o outro não pode ?
TECLA 31/07/2009 20:07:39
#318507
Resposta escolhida
Minha opinião:

  • VB.NET - Não é uma linguagem TOTALMENTE orientada a objetos. é uma mistura de linguagens ESTRUTURADA e OOP.
  • Visual C# - Linguagem de programação TOTALMENTE orientada a objetos e FORTEMENTE tipada.

    As duas linguagens usufruem do .NET FRAMEWORK que é a estrutura básica da plataforma .NET.
    Sei que estou sendo polêmico, mas é bom frisar que as duas são GRANDES E FORTES LINGUAGENS.

    Sugiro que visite o site da MSDN, e no menu do lado esquerdo clique nas linguagens discutidas no tópico.

    http://msdn.microsoft.com/pt-br/default.aspx

    Boa escolha!
  • MORDOR 31/07/2009 20:18:10
    #318508
    Citação:

    TECLA escreveu:
    Minha opinião:

  • VB.NET - Não é uma linguagem TOTALMENTE orientada a objetos. é uma mistura de linguagens ESTRUTURADA e OOP.
  • C# - Linguagem de programação TOTALMENTE orientada a objetos e FORTEMENTE tipada.

    As duas linguagens usufruem do .NET FRAMEWORK que é a estrutura básica da plataforma .NET.
    Sei que estou sendo polêmico, mas é bom frisar que as duas são GRANDES E FORTES LINGUAGENS.

    Boa escolha!




  • Complicado opinar sobre um fato, ou é ou não é. Você se baseou em que pra dizer isso?
    EVERSON.PASETTO 31/07/2009 20:40:43
    #318509
    Como assim Mordor ? Vc tem uma opinião contraria ao do Tecla ?

    Concordo com vc Tecla, estas duas lingugens são Grandes e Fortes Lingugens..

    Mas posso programar nas duas lingugens.. pois ja programo em VB há uns 8 anos..

    Quero aprender o C# e continuar com o VB.Net..
    MORDOR 31/07/2009 20:59:43
    #318510
    Citação:

    EVERSON PASETTO escreveu:
    Como assim Mordor ? Vc tem uma opinião contraria ao do Tecla ?

    Concordo com vc Tecla, estas duas lingugens são Grandes e Fortes Lingugens..

    Mas posso programar nas duas lingugens.. pois ja programo em VB há uns 8 anos..

    Quero aprender o C# e continuar com o VB.Net..




    Antes de falar prefiro esperar o TECLA explicar o que significa essa parte:

    VB.NET - Não é uma linguagem TOTALMENTE orientada a objetos. é uma mistura de linguagens ESTRUTURADA e OOP.

    Não entendi ele afirmar que VB não é totalmente OO e uma mistura com estruturada (procedural?).

    Utilizar linguagem OOP não significa que você programa seguindo conceitos de OO. Você pode programar (sem saber) de forma procedural tanto em VB como C#. Isso não é defeito da linguagem e sim forma de programar.
    TECLA 31/07/2009 21:02:49
    #318511
    Citação:

    MORDOR escreveu:
    Complicado opinar sobre um fato, ou é ou não é. Você se baseou em que pra dizer isso?



    MORDOR,

    Baseado em 3 pilares:

    1. Minha opinião.
    2. Trabalho com as duas linguagens diariamente, e é com base nisso que citei o pilar número 1.
    3. O VB.NET herdou algumas características do antigo Visual Basic (ESTRUTURADO) para manter uma certa [Ô]compatibilidade[Ô] no processo de migração entre as versões, onde as tais não são encontradas no C#.

    EVERSON PASETTO,

    Boa escolha!

    MORDOR 31/07/2009 21:18:13
    #318514
    Citação:

    TECLA escreveu:
    MORDOR escreveu:
    Complicado opinar sobre um fato, ou é ou não é. Você se baseou em que pra dizer isso?

    MORDOR,

    Baseado em 3 pilares:

    1. Minha opinião.
    2. Trabalho com as duas linguagens diariamente, e é com base nisso que citei o pilar número 1.
    3. O VB.NET herdou algumas características do antigo Visual Basic (ESTRUTURADO) para manter uma certa [Ô]compatibilidade[Ô] no processo de migração entre as versões, onde as tais não são encontradas no C#.

    EVERSON PASETTO,

    Boa escolha!




    Tecla, não precisa se ofender. Quis dizer que isso não é uma questão de opinião e sim um fato. Eu não posso falar que ACHO o VB.NET [Ô]meio[Ô] OOP. Pode exemplificar o item 3? Se você quer dizer que mantiveram os Modules por exemplo, no VB.NET eles são transformados em classes com métodos estáticos na compilação. Isso é um syntax sugar e não quer dizer que VB.NET não é totalmente OO. Se você escrever uma classe com métodos static no C# ele deixa de ser OO por causa disso?


    Resumindo...


    O VB.NET faz todas implementações de OOP que o C# traz. Se o VB.NET não é totalmente OO então o C# também não é. Modules e afins no VB.NET são representações de código servidos pelo compilador e não eliminação de característica de OOP. Importante, programar com linguagem OO não significa eliminação de código procedural e isso serve pras 2 linguagens.
    EVERSON.PASETTO 01/08/2009 20:09:22
    #318564
    Tecla.. explica melhor esta parte..

    3. O VB.NET herdou algumas características do antigo Visual Basic (ESTRUTURADO) para manter uma certa [Ô]compatibilidade[Ô] no processo de migração entre as versões, onde as tais não são encontradas no C#.

    Quer dizer que o C# sempre foi o mesmo? Ou seja posso migrar de uma versão do C# para outra que nunca vai dar incompatibilidade??

    Pelo que entendi é isto.

    E ja escolhi.. vou programar nas duas linguagens... pois gosto muito de programar em VB.. e quero começar a programar em outra linguagem.. mas no momento estou com umas duvidas sobre esta linguagem..
    JWCELYO 02/08/2009 22:21:59
    #318625
    C#
    FOXMAN 03/08/2009 02:01:23
    #318639

    Acredito que uma das maiores diferenças seja na sintax.

    Utilizo um site que faz a conversão de C# para VB.NET e vice-versa sem nenhum problema.

    Se ambos fosse tão diferente acredito que haveria problemas nessa conversão....oque até agora não observei.


    DETALHE : Não conheço nada de C# e estou ainda ENGATINHANDO no VB.NET.

    Mas se eu fosse aprender uma nova linguagem certamente seria JAVA.




    JILNEY 03/08/2009 20:29:56
    #318759
    E ai galera, não sou tão experiente nestas linguagens, como sempre usei o VB 6.0, tenho menos dificuldades em trabalhar com o VB.NET, estou usando o Express 2008 em VB e C#, porém quanto a criar os projetos realmente usando os conceitos POO eu estou estudando C# e gostando muito, e quanto ao respaldo das linguagens acredito que no mundo da programação o C# tem algo a mais que o meu amado VB, isto digo pelo que LEIO, na NET, em Livros, Revistas, até mesmo no proprio site MSDN em muitos artigos acho que deixam uma brecha para entendermos desta forma. Fiz um curso na Wincomp www.learning.com.br, onde peguei o inicio de C# e conceitos POO que aos poucos quero transpor estes conhecimentos para VB, mas realmente estou entusiasmado com o que vejo no C# com POO. Bom é isso ai, apesar de VB ser meu TIME de coração, não dá pra fechar os olhos e fingir que não vejo que os estudos me levam ao C#.
    Página 1 de 2 [11 registro(s)]
    Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas