CAMINHO A SEGUIR COM A CHEGADA DO VISTA...

LUIS.HERRERA 21/08/2007 11:44:34
#231842
Amigos já falamos em pontos isolados sobre o assunto, mas agora acho que chegou a hora de uma decisão, gostaria de abrir esse tópico para uma ANÁLISE criteriosa e saber o que os colegas estão optando.

Com a chegada do Vista, 90% ou mais dos programas atuais não funcionarão nele, seja feito em que linguagem for, principalmente se usarem APIÂÂ's do Windows, segundo relatado em vários artigos pela Web.

Se isso é verdade, então todos que programamos em VB6 ou outra ferramenta 32 bits, estamos com os dias contatos certo? é aqui que entra minha questão.

Todos os clientes que tenho e muitos que entram em contato comigo, usam inclusive Win98 ainda. A maioria tem uma miscelânia em suas empresas, com Win98, 2000, XP e até ME um pouco mais difícil, mas existe.

Sendo assim quem tem um sistema desenvolvido em VB6 e voltado para todas as plataformas Windows (meu caso) até a chegada do Vista, como deverá proceder?

Já tive relato de um cliente antigo que usava durante anos um programa que fiz para integrar animações do Flash com o sistema operacional, mas agora com o vista ele não funciona mais, e era um programa que só tinha controles básicos do VB6 + APis do Windows. Como esse programa foi descontinuado, não me preocupei com ele, mas os sistemas que tenho hoje são um problema.

Contanto que muitas empresa não irão a curto prazo migrar para Vista, pois isso representaria um Grande investimento, tanto em licenças do Windows, como em upgrade de hardwares já que a maioria não tem capacidade de rodá-lo, também teriam de trocar quase todos os software 32 que possuem hoje, e isso não é para qualquer empresa, principalmente as brasileiras.

Com um cenário destes, imagine que algumas empresas menos avisadas comecem a migrar aos poucos, onde algumas máquinas tenham Vista e o resto com XP, Win98, etc... com essa situação os micros com Vista não poderiam acessar os velhos sistemas VB6 (multiusuário). Isso seria um grande transtorno para as empresas e principalmente ao desenvolvedor para contornar o problema.

Sei que muitos iriam dizer, então migra para VB.Net, mas fazendo isso e os micros que possuem as versãos antigas do Windows? Muitos não conseguem usar os pesados Frameworks 2.0 e 3.0.

Além disso é impensável dizer pro cliente, para usar meu programa é preciso trocar seu micro por um mais novo. A Microsoft monopoliza o mercado e pode se dar ao lixo disso, mas os pequenos desenvolvedores não, ainda mais no Brasil para pequenas e médias empresas que hoje, questionam tudo e quase não querem pagar por softwares, principalmente se para usar um precisarem trocar outras coisas.

Pensei em migrar meu sistema para Web, mas nesse aspecto caio em dois programas graves:

1- Para ter uma base única em meu site, ofertando um serviço aos clientes, que pagariam pelo uso (acesso e transferência de dados) no meu banco centralizado, eu teria de ter um super servidor de acesso (com garantia de permanência no AR, além de suporte técnico e muita segurança), segurança essa não só do servidor como também dos dados armazenados dos clientes. Além disse será que as empresas estão dispostas a deixar seus dados num servidor de terceiros?

2- Pensei ainda em fazer o mesmo, mas disponibilizar o sistema para uso na intranet do cliente, assim deixaria por conta dele a segurança e confiabilidade da rede, porém a questão é como eu faria a segurança agora do meu código para instalar no servidor dele?

As páginas ASP possuem o código aberto, como faria para que ele fosse "compilado" como um EXE de modo que não pudessem ter acesso ao código, sómente aos dados pelo navegador?

é mais ou menos esse o cenário que se apresenta para todos nós.

Nota: Estou falando isso não para comentários como programador de uma empresa, mas como desenvolvedores autÃÂ'nomos que fazem um único sistema para uso geral em várias empresas, inclusive com distribuição e instalação pela Web sem a nossa presenaça na empresa, pois o processo deve ser todo automatizado para instalação.
USUARIO.EXCLUIDOS 21/08/2007 16:14:49
#231905
bom, se não me engano ... um colaborador aqui do site postou um tópico informando que a microsoft forneceria meios para aplicações feitas em vb6 rodarem em windows futuros imediatos, só não consegui localizar aqui no fórum.


bom, tenho um sistema no vista starter edition, só tive problema com o sendkeys que dava um erro nada a ver. agora não sei se o vista starter edition já vem com essa implementação da microsoft a favor de nós desenvolvedores vb6.

até que o vista starter edition é bem melhor 300.000.000 de vezes que o starter edition do XP, bom desempenho, só não dá pra compartilhar pastas, mas trabalha bem com máquinas com XP Professional como servidoras.
PAULOOLIVEIRA 21/08/2007 21:21:24
#231942
Companheiro, tenho um cliente que tem win vista, nao tive problemas com rede, somente tive problema com sendkeys tb, pq. o vista tem um tratamento especial para a tecla <enter>, mais solucionavel fazendo uma funcao pra execucao da rotina..


flw

t+


CARINHENA 22/08/2007 00:44:05
#231957
Olha. Tiver dois clientes com vista.

Em nenhum deles tive problema.

Acho que isso depende mais mesmo da aplicação...
RICATOM 22/08/2007 07:49:33
#231963
Bom o que decidi a principio é usar o mínimo possível componentes de terceiros para os novos sistemas (estou usando arquivo manifest para deixar o visual mais bonito e pronto).

Vendo muitos programas pela internet, mas até agora não tive informações que os sistemas não rodaram no Vista.

Aproveitando o tópico do Luis, o problema do Sendkeys é só com o tab ou com qualquer comando?
CLAUDIO1404 22/08/2007 09:01:39
#231976
Eu uso VB6 com ActiveReports e vários componentes do Windows.
Roda normalmente, fora é claro o sendkeys que não funciona mesmo e respondendo ao Ricardo, não é só o TAB é qualquer sendkeys (pelo menos todos os que eu uso). Mas foi postado aqui no forum uma forma de utilizar o sendkeys via função para resolver.

Eu acho que o problema é se nós, desenvolvedores, utilizarmos o Vista. Se a instalação for gerada no Vista irá empacotar os componentes do mesmo. Se o cliente tiver WinXp pode dar pau. Eu sempre fiquei 1 sistema pra trás mesmo... quando quase todo mundo já usava WinXP eu ainda tinha o Win98 por precaução.

USUARIO.EXCLUIDOS 22/08/2007 09:28:32
#231987
A coisa não é bem assim não, quem ler esse post pode ficar com medo do Vista.

Ja uso o Vista a algum tempo e devo dizer que este comentário de que 90% dos programas atuais não funcionam é bobagem, eu diria que é exatamente o contrário, 90% dos programas atuais funcionam perfeitamente ou com pequenas falhas que são contornáveis.

Não testei o VB6 em si, poisja faz tempo que não trabalho mais com ele, mas se não me engano o Vista ja vem até mesmo com o RunTime dele instalado.

Pelo que vi até agora o que mais da problema no Vista são programas que precisam acessar o Hardware ou instalar drivers, ou então que usam certas otimizações para performance com imagem, como gravadores de CD/DVD, players de DVD, emuladores de CD e drives virtuais, alguns programas de modelagem 3D, alguns programas para trabalhar com gráficos.
LUIS.HERRERA 22/08/2007 10:10:36
#231997
Então amigos o que está espalhado na Web, inclusive relatado por grandes montadoras de computadores que ele era incompatível com vários programas durante a instalação é uma inverdade?

Quer dizer que qualquer programa criado no VB6 e gerado um instalador pelo Inno Setup irá rodar no Vista?

Meus programas, como de muitos, usam várias chamadas a APis do Windows e componentes de terceiros, como LavolpButton, Visual ReportX, Imput32X, entre outros disponíveis no Planet-Source, VBMania e VBAcerelator, será que não há nenhum problema com eles, por ser plataforma 32 e o Vista ser 64bits?

Agora estou em dúvida, pois em vários lugares na web dizem que é obrigatório migrar os aplicativos para funcionarem no Vista.

" E agora José.... "
CARINHENA 22/08/2007 12:19:58
#232039
Quer dizer que qualquer programa criado no VB6 e gerado um instalador pelo Inno Setup irá rodar no Vista?

No meu caso é exatamente assim.

Tem programas meus que usam LavolpButton e VBAcerelator e não deram qualquer problema pra mim... ainda...
USUARIO.EXCLUIDOS 22/08/2007 13:45:02
#232055
Vista não é 64bits, Vista possui uma versão de 64 bits e uma de 32, sendo que a de 32 é mais comum.

Mesmo na de 64 ainda é compativel com programas de 32 bits por causa do WoW64 (Windows on Windows 64) que inclui toda a API do Windows de 32 bits nele.

Você pode sim ter problemas com alguns componentes, principalmente estes de terceiros, mas acredito que seja um ou outro que de problema.

O maior problema na verdade você vai ter é com o UAC (User Access Control), que impede por exemplo que o programa modifique arquivos dentro da pasta Arquivos de Programas por motivos de segurança.
ALMARTI 22/08/2007 14:18:28
#232060
Apenas uma referencia ao início do tópico: "Todas as linguagens" terão problemas? Não é bem assim não. Java independe de SO por usar a JVM. Assim, a san lança uma JVM para o vista e pronto. Tambem deve-se levar em conta o principio de continuidade do SO. Todo SO tem este principio. Acha que a Microsoft iria matar uma quantidade monstruosa de softwares baseados em 32? Claro que não.

Pelo que li, o Vista teve alteradas uma série de APIs e tambem teve nomes modificados. Sendo assim, pequenas correções adaptam seu soft para o Vista.

Vou dizer uma coisa que há tres anos atras eu não diria e nem deixaria ninguem dizer. Desktop está morrendo. As aplicações etao migrando para WEB, justamente para evitar estes transtornos. é hora de repensar isto.
Página 1 de 2 [16 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas