CODIGO DE REGISTRO
Pessoal... estou apavorada!
Sera que alguem poderia me ajudar.??
mas nao faço a minima ideia de como se faz isso com segurança... (pelo menos um pouco)..
alguem pode me ajudar.??
Sera que alguem poderia me ajudar.??
queria fazer um codigo de registro, que seja baseado no numero de serio do HD do cliente.
mas tipo,
>> Se o cliente quer 15 dias de avaliação do sistema, basta digitar tal codigo.
>> Se o cliente quer 20 dias de avaliação, basta digita o codigo tal...
e se for para registrar, basta digitar o codigo tal.
mas nao faço a minima ideia de como se faz isso com segurança... (pelo menos um pouco)..
alguem pode me ajudar.??
Bom...a parte de extrair o numero de série do hd e fazer o sistema expirar ta sussegado? caso n...tem n links aki q resolveram isso
vamos pensar q estivesse. creio q isso n inteferiria em nada...basicamente..vc pode colocar intrÃÂÂnseco em seu programa assim
If Cod = "blabla" then
DataExpira = DataAtual + 15
elseIf Cod = "bleble" then
DataExpira = DataAtual + 30
elseIf Cod = "blublu" then
Registro = OK
endif
entendeu mais ou menos...agora eu na verdade, n entendi o pq do numero de serie do hd,,,
boa sorte e sucesso!
Querida amiga é simples:
O pimeio passo é vc elaborar um algoritmo de calculo que só vc conhece
ex.: somo dos digitos do serial do HD somado com o numero de dias (01 a 31) ou 400 para ilimitado. etc... Supondo que o serial do hd é 579422 e ele queira testar por 20 dias, a conta ficaria assim 5+7+9+4+2+2+20 = 49
Depois é preciso armazenar esse numero, pode ser no registro via comando VB:
SaveSetting "nome da empresa", App.EXEName, "Licença", CalculoSerial
Para ler isso basta usar:
Serial = GetSetting("nome da empresa", App.EXEName, "Licença", 0)
Nem precisa de encriptar, pois ningem conhece o calculo!
CalculoSerial será a função que faz o calculo do primeiro passo.
O importante é usar uma rotina para ler o serial do fabricante e não o serial lógico, caso o cliente formate o computador (hahh clientes...),
ele poderá usar o mesmo serial, apenas se o HD queimar é que ele precisará de outro serial, por isso já estipule no contrato, se o HD queimar, compra outra licença. é para evitar os espertinhos que trocam o HD para vender seu programa e ganha com isso (triste esperiencia).
Se precisar de mais ajuda, me manda mensagem.
Abraços, boa sorte. Até mais ;-)
O pimeio passo é vc elaborar um algoritmo de calculo que só vc conhece
ex.: somo dos digitos do serial do HD somado com o numero de dias (01 a 31) ou 400 para ilimitado. etc... Supondo que o serial do hd é 579422 e ele queira testar por 20 dias, a conta ficaria assim 5+7+9+4+2+2+20 = 49
Depois é preciso armazenar esse numero, pode ser no registro via comando VB:
SaveSetting "nome da empresa", App.EXEName, "Licença", CalculoSerial
Para ler isso basta usar:
Serial = GetSetting("nome da empresa", App.EXEName, "Licença", 0)
Nem precisa de encriptar, pois ningem conhece o calculo!
CalculoSerial será a função que faz o calculo do primeiro passo.
O importante é usar uma rotina para ler o serial do fabricante e não o serial lógico, caso o cliente formate o computador (hahh clientes...),
ele poderá usar o mesmo serial, apenas se o HD queimar é que ele precisará de outro serial, por isso já estipule no contrato, se o HD queimar, compra outra licença. é para evitar os espertinhos que trocam o HD para vender seu programa e ganha com isso (triste esperiencia).
Se precisar de mais ajuda, me manda mensagem.
Abraços, boa sorte. Até mais ;-)
Liny Sobre pegar o Numero do HD eu sou meio contra isso, pois se o HD do cara queima, você é obrigada a dar outro serial e como saberá se realmente ele queimou? Isso pode ocorrer muitas vezes, sendo um trabalho desnecessário.
Eu prefiro o Registro baseado no nome e documento do cliente ex:
Nome + CPF ou Razão Social + CNPJ.
Para registrar, você precisará de um código de criptografia (existem vários é só escolher o que preferir ou criar o seu mesmo.
Baseado nas informações de seu cliente, inclusive pode ter outros dados, como Endereço, Insc. Estadual etc... você monta a criptografia dos dados associada a um número seu (código pessoal), que pode inclusive variar de cliente para cliente, como uma chave interna.
O Número resultante seria o código de registro que seria comparado com os dados de seu cliente. Se algo for digitado errado ele não registra, pois o código não iria conferir.
Então você iria gravar estes dados em algum lugar no micro (INI, Registro do Windows, DLL, DB, etc...) para verificar o registro antes de iniciar o programa.
Basicamente é isso. Existem outras forma mais complexas de registrar, mas isso só seria necessário caso seu programa fosse para ser usado por milhares de pessaos e paÃÂÂses, assim despertaria interesse de Hackers em quebrar sua proteção o que certamente o fariam mesmo. A melhor segurança é o uso de CHAVE de Hardwares que são colocadas na parta Serial ou USB, sem ela o programa não funciona, isso é muito seguro, mas seria preciso enviar a chave tipo um pendrive para o cliente com o software. Ela custa +/- U$ 30,00 cada.
Eu prefiro o Registro baseado no nome e documento do cliente ex:
Nome + CPF ou Razão Social + CNPJ.
Para registrar, você precisará de um código de criptografia (existem vários é só escolher o que preferir ou criar o seu mesmo.
Baseado nas informações de seu cliente, inclusive pode ter outros dados, como Endereço, Insc. Estadual etc... você monta a criptografia dos dados associada a um número seu (código pessoal), que pode inclusive variar de cliente para cliente, como uma chave interna.
O Número resultante seria o código de registro que seria comparado com os dados de seu cliente. Se algo for digitado errado ele não registra, pois o código não iria conferir.
Então você iria gravar estes dados em algum lugar no micro (INI, Registro do Windows, DLL, DB, etc...) para verificar o registro antes de iniciar o programa.
Basicamente é isso. Existem outras forma mais complexas de registrar, mas isso só seria necessário caso seu programa fosse para ser usado por milhares de pessaos e paÃÂÂses, assim despertaria interesse de Hackers em quebrar sua proteção o que certamente o fariam mesmo. A melhor segurança é o uso de CHAVE de Hardwares que são colocadas na parta Serial ou USB, sem ela o programa não funciona, isso é muito seguro, mas seria preciso enviar a chave tipo um pendrive para o cliente com o software. Ela custa +/- U$ 30,00 cada.
ola amiguinhos...
seria a ideia de voces 3 que eu queria colocar em pratica...
mas como? Tipo.
Fazer um programinha que gera o serial. Que possua o cadastro do cliente...
Como Nome, CPF, Endereço e quantidade de dia que deve executar o sistema.
E partir desses dados + Serial do HD (Para mudar de pc para pc) gere um codigo criptografado.
MAS NAO SEI COMO FAZER...[S34]
seria a ideia de voces 3 que eu queria colocar em pratica...
mas como? Tipo.
Fazer um programinha que gera o serial. Que possua o cadastro do cliente...
Como Nome, CPF, Endereço e quantidade de dia que deve executar o sistema.
E partir desses dados + Serial do HD (Para mudar de pc para pc) gere um codigo criptografado.
MAS NAO SEI COMO FAZER...[S34]
tive vendo aqui no forum esquemas para pegar o serial do hd...
mas muitos dizem que nao funciona com todos os windows e com todos hd...
nao seria melhor pegar o serial de outro hardware? tipo placa mae..??? o que voces acham
mas muitos dizem que nao funciona com todos os windows e com todos hd...
nao seria melhor pegar o serial de outro hardware? tipo placa mae..??? o que voces acham
A idéia do LUIS HERRERA é boa mas o mesmo serial funcionaria em várias máquinas e se for disponibilizado o serial dele na net como ocorre com as maiorias dos programas??? é complicado...
O serial da placa mãe é bom, a maioria usa a placa de rede, já que a maioria é on-borad, então acaba no mesmo. rss.
Sempre usei o serial do Fabricante do HD e nunca deu problema.
Um destes dois exemplos vão te ajudar:
SERIAL REAL DO HD ou RETORNAR SERIAL UNICO DE UM HD |ID DE FRABRICA| e apesar dos comentários até hoje nunca tive problemas, nem com SATA, SATA2 ou ATA
abraços...
O serial da placa mãe é bom, a maioria usa a placa de rede, já que a maioria é on-borad, então acaba no mesmo. rss.
Sempre usei o serial do Fabricante do HD e nunca deu problema.
Um destes dois exemplos vão te ajudar:
SERIAL REAL DO HD ou RETORNAR SERIAL UNICO DE UM HD |ID DE FRABRICA| e apesar dos comentários até hoje nunca tive problemas, nem com SATA, SATA2 ou ATA
abraços...
ok amigo.
mas como fazer para que dependendo do serial ele libere apenas um tempo?
nao conseguido... alguem teria um exemplo basico?
mas como fazer para que dependendo do serial ele libere apenas um tempo?
nao conseguido... alguem teria um exemplo basico?
amigos... to meio que conseguindo
mas onde eu gravo o serial registrado????
mas onde eu gravo o serial registrado????
Como foi dito acima, grava em INI, registro do Windows (acho o melhor), etc.
O importante é gravar isso criptografado e de uma forma que não "chame" a atenção. Exemplo: ChaveLib.ini.
Eu acho que o melhor é você pegar o serial do hd (aquele que muda com a formatação) + CNPJ (ou outro numero unico) fazer umas contas doidas e gerar sua chave.
Na hora de montar sua chave, vc pode tambem mandar junto o numero da placa de rede (se tiver uma) ou o numero fisico do hd (pq nem todos os hds retornam isso) como uma "segurança" a mais.
Caso o cliente formate o micro, ele te manda o novo codigo do aplicativo e vc manda a nova chave mas vc poderá checar se o numero da placa de rede e o numero fisico do hd são os mesmos.
Agora se ele disse que trocou o hd ou comprou um micro novo, num tem jeito é confiar e liberar, a menos que vc deixe isso claro no contrato (o que pode ter certeza que será um empecilho nas vendas).
Abs
O importante é gravar isso criptografado e de uma forma que não "chame" a atenção. Exemplo: ChaveLib.ini.
Eu acho que o melhor é você pegar o serial do hd (aquele que muda com a formatação) + CNPJ (ou outro numero unico) fazer umas contas doidas e gerar sua chave.
Na hora de montar sua chave, vc pode tambem mandar junto o numero da placa de rede (se tiver uma) ou o numero fisico do hd (pq nem todos os hds retornam isso) como uma "segurança" a mais.
Caso o cliente formate o micro, ele te manda o novo codigo do aplicativo e vc manda a nova chave mas vc poderá checar se o numero da placa de rede e o numero fisico do hd são os mesmos.
Agora se ele disse que trocou o hd ou comprou um micro novo, num tem jeito é confiar e liberar, a menos que vc deixe isso claro no contrato (o que pode ter certeza que será um empecilho nas vendas).
Abs
OK AMIGO... brigadinha...
vou pesquisar como gravar no registro do windows.. por que nao sei como é...
se poder me dar uma luz agradeço.. ;)
vou pesquisar como gravar no registro do windows.. por que nao sei como é...
se poder me dar uma luz agradeço.. ;)
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas