COMO DECLARAR ESSE TIPO DE VARIAVEL???

RICKSOUSA 04/02/2010 01:55:00
#333557
estou começando agora no visual basic 6.0, eu gostaria de tirar uma dúvida...

eu tenho uma tela de cadastro de produtos, com os campos, codigoproduto, produto, categoria, quantidade, preço de custo, lucro e preço de venda. e tbm tem os botões Novo, Alterar, Excluir, Concluir, Cancelar eu criei uma varialvel para os botões Novo e Alterar a variavel se chama op
em Generaleu coloco dim op no codigo do botão Novo eu coloco op = 1 e no botão alterar op = 2 .

no botão concluir = if op = 1 then e faço o codigo, ai quer dizer que, quando clicar em concluir ele vai saber que eu cliquei no botão novo, e mesma coisa para o botão alterar.

a minha duvida é a seguinte, eu criei essa variavel apenas dim op, como eu deveria declarar esse tipo de variavel para essa função que estou fazendo????

[txt-color=#0000f0]dim op as ....................[/txt-color]
PROGRAM 04/02/2010 03:49:04
#333560
Não entendi muito bem.
mas tenta
Interger
RICKSOUSA 04/02/2010 04:33:04
#333562
interger é do tipo inteiro, eu acho que não seja interger, nem string....

alguem pode tirar essa duvida???
ASHKATCHUP 04/02/2010 06:57:47
#333564
Resposta escolhida
Se a variável só recebe números, declare ela como integer.
MARCOSLING 04/02/2010 08:38:07
#333573
Citação:

:
interger é do tipo inteiro, eu acho que não seja interger, nem string....

alguem pode tirar essa duvida???



e pq não pode ser string?
MARCELO.TREZE 04/02/2010 09:08:10
#333576
olha neste seu caso existem amis opções

se vc for marcar como 1 e 2, use integer, que significa numeros inteiros, se marcar como string o programa teria de ler como um texto ou seja OP = [Ô]1[Ô] e OP = [Ô]2[Ô] entre aspas, em materia desempenho não muda quase nada, logico alem de ter de incluir as aspas.

porém poderia ser do tipo bolean também ou seja ao invés de 1 e 2 True e False

Op = True
Op = False

existem varias manerias de se tratar isto OK,
KMILLA 04/02/2010 09:13:03
#333577
Pode ser string ou integer, mas no seu caso integer seria a melhor solução, e concordo com ASHKATCHUP, se a variável so recebe numeros , então declare-a como integer...

EXPERT 04/02/2010 10:59:37
#333597
Olá a todos ....

Bem ... levando em conta que vc RICKSOUSA está começando agora em vb6 (provavelmente em programação tbm) ... vou te dar umas dicas:

1° Se for usar uma variável para identificar a ação do usuário ..... prefira, nesse caso, o tipo byte .... afinal vc só usar o número 1, 2, 3 .... e a byte é BEM menor que a integer (como todos estão carecas de saber ) ...

2° Não use essa forma para saber a ação do usuário .... ou status da operação .... pois ..... 1, 2, 3 são dados muito genéricos ..... ai vc pode pensar [Ô]Mas eu sei o que está acontecendo .... se op for igual a 1 ele está .... bla bla [Ô] ...... verdade, vc sabe realmente o que está acontecendo AGORA ..... mas espera o código ter 2 mil linhas .... ou vc daqui uns meses voltar a mexer nele .... aff .... vai dar um trabarro ^^ ....

Sem esquecer que somente vc saberá o que está acontecendo ...... não que outros não consigam entender o código ..... mas até entender

Fica aqui a minha dica:

Num módulo insira o seguinte código ...
Public Enum ModoOperaçao
[Modo_Visualizando] = 1
[Modo_Incluindo] = 2
[Modo_Alterando] = 3
End Enum


No General do FORMULÁRIO .... coloque
Public modModo As ModoOperaçao


No evendo [ô]load[ô] do formulário coloque ...
modModo = Modo_Visualizando


No evento [ô]click[ô] do botão incluir insira ...
modModo = Modo_Incluindo


Pronto!!! .... agora fica fácil saber o que o usuário está fazendo ... por exemplo:

Se eu quiser saber se ele está incluindo....


If modModo = Modo_Incluindo Then
rstAux.Add
End If


E por ai vai .... o código ficará mais legível .... e com certeza mais manuseável .....

FICA COM DEUS!!!!

PS: Pegue o q for bom dessas dicas .... se nada for aproveitável ..... estou trabalhando para melhorar
RICKSOUSA 04/02/2010 19:02:03
#333635
EXPERT eu achei um pouco complicado pra mim a sua dica, mais pelo visto é boa sim, eu não entendi muito bem... e acho que vou colocar como interger mesmo, vou aguardar mais respostas....
TECLA 04/02/2010 21:30:35
#333646
Declare as linhas abaixo no General Declarations
Dim OP As Byte
Const Nenhum = 0
Const Incluir = 1
Const Alterar = 2


Botão Incluir
Private Sub cmdIncluir_Click()
OP = Incluir
End Sub


Botão Alterar
Private Sub cmdAlterar_Click()
OP = Alterar
End Sub


Botão Cancelar
Private Sub cmdCancelar_Click()
OP = Nenhum
End Sub


Evento Load do Form
Private Sub Form_Load()
OP = Nenhum
End Sub


Botão Gravar
Private Sub cmdGravar_Click()
If OP = Incluir Then
[ô]Rotina para incluir
ElseIf OP = Alterar Then
[ô]Rotina para alterar
Else
[ô]Rotina para cancelar
End If
End Sub
WEBMASTER 04/02/2010 23:34:30
#333650
Sinceramente esse tipo de pergunta nao se faz...
Se lê antes de sair fazendo.
Va ao site da Microsoft em :

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/47zceaw7%28VS.80%29.aspx e primeiro entenda o que sao tipos de dados, quais suas limitacoes e como eles devem ser usados, senao voce vai achar que todo numero e inteiro.

Baixe um livros de VB em clientes P2P e leia o basico, se nao achar nada, pegue um excel da vida, abra o editor de VBA dele (ALT+F11) e leia o help para entender as coisas como funcionam, nao sai se atirando assim...quem sai perdendo eh voce mesmo.
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas