CONEXAO FIREBIRD

RICARDOCENTENO 09/03/2017 14:11:28
#472326
Citação:

:
Pessoal, ainda sem entender abrir e fechar a conexão no formulário.

Exemplo, ao abri e fechar uma query..



Você pode fazer da seguinte forma:

- Usar um DataTable que é uma espécie de tabela virtual

- Usar o FBDataAdapter que é o [Ô]lincador[Ô] entre o DataTable e o connection do banco de dados usando SQL

Segue com código simples abaixo para isso que te falei


  [ô]No módulo
Imports FirebirdSql.Data.FirebirdClient

Module BD

Public banco as new FBConnection

Public tabTabela as new DataTable

Public DA as new FBDataAdapter

Public sub abrirBD

Try

banco = new FbConnection ([Ô]User=SYSDBA;Password=masterkey;DataSource=localhost;[Ô] _
& [Ô]Dialect=3;Charset=NONE;Role=;Connection lifetime=15;Pooling=true;MinPoolSize=0;MaxPoolSize=50;[Ô] _
& [Ô]Packet Size=8192;ServerType=0;Database=SUABASEDEDADOS.FDB;Port=3050[Ô])

banco.Open()

Catch exFB as fbException

Msgbox ([Ô]Falha na abertura da base de dados devido ao erro: [Ô] & chr(13) & [Ô][ô][ô][Ô] exFb.Message.ToUpper() & [Ô][ô][ô][Ô],MsgboxStyle.Exclamation,[Ô]Erro: [Ô] & exFb.ErrorCode)

Catch ex as Exception

Msgbox ([Ô]Falha na abertura da base de dados devido ao erro: [Ô] & chr(13) & [Ô][ô][ô][Ô] ex.Message.ToUpper() & [Ô][ô][ô][Ô],MsgboxStyle.Exclamation,[Ô]Erro: [Ô] & ex.HResult.ToString.Remove(0,1))

End Try

End Sub


Em qualquer formulário

  

[ô]Chamo a função do módulo
abrirBD

Try

DA= New FBDataAdapter ([Ô]Select * from Cliente[Ô],banco.connectionstring)

TabTabela.Reset [ô]Sempre resetar os dados da tabela virtual

DA.Fill(TabTabela)

banco.close()

Catch exFB as fbException

Msgbox ([Ô]Falha na da tabela selecionada devido ao erro: [Ô] & chr(13) & [Ô][ô][ô][Ô] exFb.Message.ToUpper() & [Ô][ô][ô][Ô],MsgboxStyle.Exclamation,[Ô]Erro: [Ô] & exFb.ErrorCode)

Catch ex as Exception

Msgbox ([Ô]Falha na da tabela selecionada devido ao erro: [Ô] & chr(13) & [Ô][ô][ô][Ô] ex.Message.ToUpper() & [Ô][ô][ô][Ô],MsgboxStyle.Exclamation,[Ô]Erro: [Ô] & ex.HResult.ToString.Remove(0,1))



A partir daí é só você trabalhar com os dados do datatable com o banco de dados fechado, toda vez que foi necessário atualizar a base você pode usar o DataAdapter para a função

  

DA = New FbDataAdapter ([Ô]Insert into Cliente....[Ô], banco.connectionstring)

tabTabela.Reset

DA.Fill(tabTabela)

banco.Close



Lembrando que sempre que formos fazer alguma instrução de banco de dados, é aconselhável fazer com o Try..Catch para termos uma depuração melhor se houver problemas. Já vou pedindo desculpas caso haja alguma falha de digitação pois não estou com VB.NET instalado em meu PC.

Bem espero ter ajudado.
NILTON.VIANNA 09/03/2017 15:36:29
#472329

Já tentou
DA.Connection.Close()
RICARDOCENTENO 09/03/2017 18:18:26
#472335
MOREIRA

Recebi o seu projeto que você me mandou no meu e-mail como exemplo, fiz a parte de login e senha da forma mais simples possível. Mandei pro seu e-mail mas deixarei aqui também para ajudar algum outro usuário que esteja enfrentando as mesmas dificuldades que você.

Caso tenha ajudado, finalize o tópico para uma organização do fórum.

Abraços.


MOREIRA 09/03/2017 18:53:29
#472336
Citação:

:
MOREIRA

Recebi o seu projeto que você me mandou no meu e-mail como exemplo, fiz a parte de login e senha da forma mais simples possível. Mandei pro seu e-mail mas deixarei aqui também para ajudar algum outro usuário que esteja enfrentando as mesmas dificuldades que você.

Caso tenha ajudado, finalize o tópico para uma organização do fórum.

Abraços.





Grato pela colaboração,
Sim, compartilhar conhecimento, é também aprender.

Página 2 de 2 [14 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas