CONTROLE DE VERSAO DE FONTE

ICHIHARA 27/04/2016 09:07:25
#461487
Bom dia!
Tenho sistemas desenvolvidos em visual studio .net e visual basic 6.
Gostaria de saber os softwares recomendados para controle de versão.
E se possivel falar um pouco sobre tal. Ex. Custo, funcionalidades, etc.

Abrs
MARCELOKROL 27/04/2016 09:59:24
#461491
Bom o pessoal vai sugerir o GitHub. Mas eu mantenho em meu escritório um servidor próprio instalado e configurado o SubVersion. Pra mim ele atende todas as minhas funcionalidades.
Tanto o sub quanto o git eles possuem servidores on-line para tal fim. Mais como não confiei em manter os fontes do meu trabalho na internet, optei em manter um servidor local para tal fim.

https://sourceforge.net/
https://github.com/personal
DS2T 27/04/2016 11:22:10
#461499
Team Foundation Server pra mim é o tal.
ICHIHARA 27/04/2016 12:30:43
#461512
Ola, como funciona este SubVersion?
Vc tem algum material para indicar?

TFS funciona para vb6?
DS2T 27/04/2016 14:58:45
#461523
No .NET ele já vem prontinho pra ser usado.
No caso do VB6, você precisa baixar um pacote de conectividade... E acho que só funciona com a versão SP6.

Segue um guia: http://blog.lambda3.com.br/2013/03/conectando-todas-as-versoes-do-visual-studio-no-team-foundation-server-2012/
ICHIHARA 27/04/2016 16:47:00
#461533
DS2T, obrigado pelo retorno.

No caso vou precisar de um servidor dedicado para ficar instalado o TFS?
Como funciona isso? a cada alteracao do fonte ele cria uma pasta com a data do fonte?
KERPLUNK 27/04/2016 19:36:11
#461544
Resposta escolhida
Uma explicação [Ô]por cima[Ô] de como funciona o TFS(aliás, a maioria dos controladores de versão tem um comportamento parecido):
Você tem seu sistema. Você cria uma versão inicial dele [Ô]subindo[Ô] o código para ele. Todos os forms, scripts e tudo mais que diz respeito ao seu sistema. Então ele fica disponível para quem tiver acesso à ele. Então você precisa adicionar um campo em um formulário. Você abre seu código normalmente porque a versão que você tem local é a mesma que está no server. Você faz a alteração que quiser, testa normal e quando está tudo ok, você [Ô]sobe[Ô] as alterações. Aqui entra o grande barato: você pode criar um [Ô]branch[Ô] que é basicamente uma cópia do que está no servidor, acrescido das suas alterações. Nomeia esse [Ô]branch[Ô] e você pode baixar tanto a versão do seu branch, quanto a versão anterior, onde o form que você mexeu não tem as alterações que você fez. Você pode também simplesmente subir suas alterações normalmente e ainda assim é possível reverter as alterações que você fez no form, baixar novamente e será como se nunca tivesse alterado nada. Mas isso é opção sua. é como se fosse uma pasta que cria cópia do que você cola nela e permite [Ô]voltar[Ô] versões à vontade.
Acho que deu pra entender.
MARCELOKROL 27/04/2016 22:12:57
#461549
segue o tutorial do SubVersion:

tutorial
MESTRE 28/04/2016 07:11:51
#461561
Citação:

:
Uma explicação [Ô]por cima[Ô] de como funciona o TFS(aliás, a maioria dos controladores de versão tem um comportamento parecido):
Você tem seu sistema. Você cria uma versão inicial dele [Ô]subindo[Ô] o código para ele. Todos os forms, scripts e tudo mais que diz respeito ao seu sistema. Então ele fica disponível para quem tiver acesso à ele. Então você precisa adicionar um campo em um formulário. Você abre seu código normalmente porque a versão que você tem local é a mesma que está no server. Você faz a alteração que quiser, testa normal e quando está tudo ok, você [Ô]sobe[Ô] as alterações. Aqui entra o grande barato: você pode criar um [Ô]branch[Ô] que é basicamente uma cópia do que está no servidor, acrescido das suas alterações. Nomeia esse [Ô]branch[Ô] e você pode baixar tanto a versão do seu branch, quanto a versão anterior, onde o form que você mexeu não tem as alterações que você fez. Você pode também simplesmente subir suas alterações normalmente e ainda assim é possível reverter as alterações que você fez no form, baixar novamente e será como se nunca tivesse alterado nada. Mas isso é opção sua. é como se fosse uma pasta que cria cópia do que você cola nela e permite [Ô]voltar[Ô] versões à vontade.
Acho que deu pra entender.


Boa, uso o TFS e digo que é uma maravilha apesar do meu conhecimento ser básico kkkkk pq é possível fazer um monte de separação de divisão de tarefas, e uma série de outras coisas tudo no site da VisualStudioOnline más acho que deveria ter uns tutoriais ou algo do tipo pois eu acho meio complexo mexer na plataforma web do TFS (VisualStudionOnline).. Eu ja precisei de um backup de um form que corrompeu e tchan foi fácil como tirar chupeta da boca de criança..
JCM0867 28/04/2016 08:42:57
#461564
Gostaria de aprender usar o basico do Team Foundation Server
vejo exemplos onde mostram dia em que o codigo sofreu alterações entre outras coisas muito uteis.
Se alguém aqui do forum tivesse bastante conhecimente em TFS, tempo e paciencia de fazer um tutorial desde o primeiro passo a ser tomado, criando um topico fixo e a cada dia acrescenta algo e outros com conhecimento ajudam, tiram dúvidas, acho que seria de grande utilidade para nós programadores saber usar a ferramenta TFS .
A unica coisa que vejo no fontes são as referências que ajuda em muitos casos.
Faço apenas copias simples dos fontes na nuvem diariamente, zipado com senha, mantendo as cópias por tempo indenterminado que já salvaram a minha pele, mas não é o ideal.
MESTRE 28/04/2016 17:53:07
#461630
Citação:

:
Gostaria de aprender usar o basico do Team Foundation Server
vejo exemplos onde mostram dia em que o codigo sofreu alterações entre outras coisas muito uteis.
Se alguém aqui do forum tivesse bastante conhecimente em TFS, tempo e paciencia de fazer um tutorial desde o primeiro passo a ser tomado, criando um topico fixo e a cada dia acrescenta algo e outros com conhecimento ajudam, tiram dúvidas, acho que seria de grande utilidade para nós programadores saber usar a ferramenta TFS .
A unica coisa que vejo no fontes são as referências que ajuda em muitos casos.
Faço apenas copias simples dos fontes na nuvem diariamente, zipado com senha, mantendo as cópias por tempo indenterminado que já salvaram a minha pele, mas não é o ideal.


tambem o problema é o pouco conteudo que achamos sobre o tfs..
tambem gostaria de aprender mais afundo ..sei coisas basicas apenas
Página 1 de 2 [17 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas