CONTROLE DO SISTEMA NO CLIENTE

LIZA 23/12/2013 09:15:52
#432404
Amigos, no meu sistema faço um controle, a cada micro que instalo no cliente deve ter um arquivo em um local do disco, caso o sistema não encontre, não roda. Porém tem um local que o cliente tirou uma imagem toda do windows, pra facilitar a instalação em um novo micro em caso de pane do windows, mas não quero que o sistema rode sem que eu faça a instalação, a solução seria qual ?, pegar um serial da lan por exemplo e guardar em uma tabela criptografada ?, estou em dúvida do que fazer...
CRIQUIO 23/12/2013 09:43:35
#432407
Olá! é VB ou Access? Se for VB, você pode utilizar as Settings para criar e armazenar configurações, como por exemplo guardar o MAC Address da placa de rede. Ao abrir o aplicativo, será feita a checagem. Caso essa configuração seja diferente da placa de rede que está no PC, não deixa rodar. Só tem que levar em conta que talvez seja necessário deixar uma válvula de escape para o caso do cliente ter que trocar a placa. Aí você poderia deixar uma forma de reconfigurar isso ou então criar um novo exe com a nova configuração. Eu geralmente deixo isso fechado e, quando necessário, recompilo o projeto com o novo serial. Se for Access, aí pode usar a mesma técnica, mas dividindo o banco em Backend e Frontend e deixando o backend criptografado. Como dá um certo trabalho para esconder a senha do backend em tabelas vinculadas no frontend, seria mais prático desvincular e fazer uma conexão DAO por VBA ou então criar um backend exclusivo para essa configuração. Aí apenas essa tabela ficaria desvinculada.
LIZA 23/12/2013 09:57:44
#432408
é vb6 com banco sql server, para não ter que recompilar nada as pressas, pensei em um projeto padrão, criar uma tabela que guarde os macs dos micros dos clientes, e ao logar no sistema, checar se o micro ja tem mac cadastrado..e estando criptografado fica mais seguro. Aceito sugestões..rs..
MARCELOKROL 25/12/2013 11:30:10
#432444
Ola se eu fosse você pegaria o serial do HD, pois se analisar a placa de rede pode queimar, sendo necessário a troca de placa, ai terá que liberar o sistema novamente.
Eu faço assim: eu pego o serial de fabrica do HD, junto com razao social, cnpj, filial, embaralho tudo e salvo no registro do Windows, pois... se o cliente espelhar o hd, como o seu fez, o serial será outro, pois utilizo o serial de fabrica do mesmo (ate tem mais a [Ô]gambiarra[Ô] seria muito grande), e salvo em um campo criptografado no registro do Windows.


_________

Feliz Natal a todos
LIZA 03/02/2014 14:47:38
#434137
E como faço para pegar o serial do HD no vb6 ?, pensei em criar uma tabela no próprio banco dos clientes para salvar o serial criptografado, e checar toda vez que loga no sistema....como estara criptografado, acho que seria a melhor solução..
MARCELO.TREZE 03/02/2014 17:07:23
#434150
liza eu desenvolvi um sistema que cria uma chave de liberação, esta chave é baseada no numero do hd, ou seja ao se executar o programa pela primeira vez o programa pega o numero serial do HD e converte para um numero que somente o programa consegue ler, você terá uma segundo programa que irá gerar uma chave, para enviar para o cliente para que o mesmo libere o uso do software, não sei se te ajuda vai vou postar os programas

é o seguinte no arquivo em anexo existem duas pastas uma (programa) que simula um programa que vai gerar o numero a ser enviado pra você, e outra (criar chave de validação) que vai ficar com você este programa não pode ser distribuído, bom copie a serial gerado no programa de simulação cole no programa que cria a chave e clique em criar.envie esta chave para o cliente e esta chave será gravada no registro do windows.

teste ai e depois tiramos duvidas, o código é simples e está comentado.

LIZA 03/02/2014 17:43:30
#434153
Marcelo, mas neste caso, se o sistema esta em uma rede com 15 micros por exemplo, a validação é feita micro por micro ?

MARCELO.TREZE 03/02/2014 18:37:11
#434156
é este metodo que enviei é para uma máquina apenas, ou seja a validação é para cada micro, eu não havia entendido que o sistema estava em uma rede.
FILMAN 03/02/2014 19:29:39
#434157
LIZA, você pode controlar o seu sistema por maquinas da seguinte maneira.

1º: Limitar o sistema para uma quantidade máxima caso queira uma nova maquina o cliente te informa e você libera.
2º: Ao iniciar o sistema o mesmo verifica no banco se a quantidade de de acesso esta dentro do limite.
3º: Validar o acesso pelo MAC Address da maquina caso já esteja ativo ode permitir que abra outra instância. Depende do seu critério.
4º: Caso o cliente exceda o limite mostre uma mensagem para o mesmo avisando que não pode acessar.

Essa é minha dica.

Baseia-se no que o MARCELO postou para liberação de quantidade de maquina e trate o sistema para bloquear o acesso.

Espero ter ajudado. Qualquer duvida poste ai
WEBERTSALVINO 03/02/2014 21:53:14
#434170
LIZA,

Já passei por este stress a um tempo e resolvi da seguinte forma:

Como o sistema estará rodando em rede, com certeza terá um servidor... No meu caso, criei um aplicativo que fica rodando no servidor e verificando o status da licença, ou seja, se a chave já expirou ou não, se houve alguma tentativa de pirataria, ou até mesmo se o cliente tentou burlar a data do sistema para evitar o travamento por tempo de utilização...

Se quiser posso te mandar o exemplo, aí você pode adaptar pra sua realidade..
LIZA 04/02/2014 08:40:17
#434182
Weber, estou analisando todas as idéias dos colegas para não perder muito tempo, a principio havia pensado em algo online, tipo manter um servidor no meu escritório onde o sistema de cada cliente, iria verificar a licença através de uma conexão, mas corre o risco do cliente ficar sem net.....ai ja viu né ??..então algo rodando no servidor do cliente seria mais viável, porém tem que ser seguro, pois alguém pode parar esse serviço..também pensei em tabela no banco do cliente com dados criptografados...Enfim, aceito todas as sugestões para analisar o melhor meio, alias o mais seguro..
Página 1 de 2 [20 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas