CRIAR TABELA E FORMULARIO PELA APLICACAO

EMANUEL 02/08/2007 08:14:06
Pessoal, bom dia!

Minha ideia é a seguinte:

Permitir ao usuario criar TABELAS e FORMULÁRIOS através da minha aplicação.

tipo:

1) Tabela-> definir os campos como Nome,Tipo e Tamanho
2) Formulários-> definir um formulario baseado em alguma tabela criada pelo o usuario

o que eu tava pensando era poder criar pela minha aplicação esses objetos em um MDB, e através da aplicação, executar os formularios.. etc.

pergunta crucial: Como fazer?

bem, a ideia foi lançada!

obrigado,
Emanuel

USUARIO.EXCLUIDOS 02/08/2007 08:40:43

Cara até a parte das tabelas blz....agora o form...esse vai doer...se prepara...pq se levar pra frente isso..vai suar muito...ou algum mágico aki, o q n é dificil, apareça com o código de criação de forms.

abraços..boa sorte e sucesso!!
RODRIGOGBGOMES 02/08/2007 12:59:30
Cara, pra criar formularios tbm nao é complicado... num sei se isso te ajuda

saca so, bem simples ....

Dim NewForm As New NomeDoSeuForm
NewForm.Show

obs: o nome do form criado é igual ao do form original.
USUARIO.EXCLUIDOS 02/08/2007 13:03:47

mas e os componentes?
LCSD 02/08/2007 13:04:57
O problema de VC seguir com essa idéia adiante, é que VC têm tratamentos diferenciados para cada tela criada. Por exemplo:

Num CADASTRO DE CLIENTE que o usuário possa criar dessa forma, como VC vai "programar" o botão INCLUIR e não permitir que o usuário inclusa 2 clientes com o mesmo CPF?? SE VC nem sabe como é a TABELA que o usuário está criando??

Numa tela de MOVIMENTAÇÃO DE ESTOQUE, como que VC vai saber se o produto X têm mesmo no estoque ou não, se VC não sabe nem o campo ID do produto??

Isso falando em casos complexos, mas se pegarmos um caso simples, de uma agenda telefÃÂ'nica, como vc vai conseguir identificar se o que está sendo incluído já não existe, se VC não sabe nem o nome do campo??

PENSE um pouco mais ADIANTE e veja que não vale a pena tanto trabalho assim meu caro.
O USUÁRIO têm só que USAR, e não dar a possíbilidade do seu programa te dar mais dor de cabeça do que lucro...
EMANUEL 02/08/2007 14:46:40
Amigo LCSD,

Concordo com voce no que diz respeito em saber as tabelas ou campos.. enfim.. de como sera criada a rotina.

Mas discordo totalmente quando vc diz PENSE um pouco mais ADIANTE e veja que não vale a pena tanto trabalho assim meu caro.
O USUÁRIO têm só que USAR, e não dar a possíbilidade do seu programa te dar mais dor de cabeça do que lucro

pois eu trabalho com um sistema ERP e o mesmo oferece estes recursos de cricao de tabela, campos e formularios e relatorios.

ou seja, devemos pensar em um sistema profissional e com diferenciais.

Emanuel
LCSD 02/08/2007 15:58:24
Caro Emanuel...

Não discutirei as formas ao qual o sistema ERP que você trabalha funciona, mesmo porque não é politicamente correto eu fazer isso aquí.

Mas eu acredito que por mais que usuários criem CAMPOS, TABELAS e FORMULÁRIOS, é muita complicação pra usuários cujo aqueles que manjam um pouco a mais, é aquele que fez um curso de informática na escolinha Zé DA ESQUINA.

Se fossemos pensar em um sistema aonde eu poderia contruir tudo, conforme a minha necessidade na empresa, seria complicado executar algumas regras padrões de segurança, ou até mesmo, regras pra nós programadores, PRIMORDIAIS para um bom desenvolvimento e entendimento do código para manutenção.

MAS................

Sistemas são sistemas e não se discute, só digo aquí que sou contra essa forma. Mas... Quem sou eu pra julgar isso... costumo dizer que sou o ERRADO no mundo DOS CERTOS mesmo...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas