DUVIDA TRABALHO EM EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO

ALEXPASSOS 01/03/2012 07:48:58
#396110
Olá

Trabalho em uma empresa de consultoria financeira e atualmente sou o único programador e como a empresa esta aumentando a demanda esta pensando em contratar ou um estagiário ou outra pessoa para me ajudar. Só que o pessoal e eu também é claro, não queremos entregar o código fonte para essa nova pessoa já que ainda não conhecemos e nem sabemos se vai dar certo no trabalho. Ai se não der certo a pessoa esta com o código fonte em mãos para fazer o que quiser.

Vamos as perguntas:

1 - Como as empresas fazem em relação a isso para proteger o código fonte?

2 - Como dar acesso pra essa pessoa fazer alterações no código fonte sem poder copiar.

Eu pensei em colocar o código fonte no servidor e a pessoa acessar remotamente (via rede local) e ele só poder copiar o que estiver em uma determinada pasta.

Ideias são bem vindas
SAMUKA 01/03/2012 08:52:55
#396119
Citação:

:
Já vivi historinha dos 3 lados. e começo a achar essa pergunta cada vez indecente



Quais são esses três lados? Você só colocou 1
KERPLUNK 01/03/2012 09:25:55
#396125
Qualquer programador que se valha de código alheio para qualquer motivo que seja, não é um bom profissional. E para isso serve a entrevista, para selecionar um bom profissional. Se você contratar um bom programador, realmente bom, ele não vai querer seu código, se quiser ele escreve o próprio. Não entendo esse medo todo quanto ao código fonte. Deveria ter maior receio quanto à segredos de negócio e regras de negócio. Se o programador manjar todo o seu negócio, seus segredos, isso sim é valioso. Ele pode utilizar isso de várias maneiras, incluindo vender aos seus concorrentes.
Existem umas afirmações que devem ser ponderadas:
- Código fonte, não é um tesouro que deva ser mantido à sete chaves;
- Código fonte, não é o seu negócio, é apenas o modo como a ferramenta que você utiliza foi escrita
- Todo e qualquer código pode ser reescrito(e melhorado) por qualquer programador mediano, quando esse dominar a regra de negócio.
- O seu sistema, deve funcionar baseado nas regras do seu negócio e não ao contrário, tornando o código fonte algo secundário.

é o seu negócio que deve ser protegido, não o código fonte da ferramenta que o mesmo faz uso.
AJSO 01/03/2012 12:00:06
#396160
Caro ALEXPASSOS

Concordo com os colegas acima quanto ao que você realmente quer proteger os fontes realmente fazem parte de seu negócio.
Em um ambiente sem portas USB ou Gravadora de CD ou DVD eum bom sistema de monitoria ou acesso a internet impede a cópia física dos fontes.
Mas se ele aprender como seu sistem funciona em casa podera desenvolver tudo aquilo que ele aprendeu em seu sistema,
Não pense em ter alguem para trabalhar com você em que tena que CONFIAR DESCONFIANDO.

ANTES DE CONTRATAR QUALQUER PESSOA REALMENTE TEM QUE CONFIAR NELA PRIMEIRO.......

Proteção aos seus fontes tem muitos métodos:
Um bom repositório de sistema (SubVersion, Source Safe, Team Foundation Server, etc...)
Terminal de Desenvolvimento (Thin Client, Bloqueio de USB, Retirar Gravadores de CD DVD)
Ambiente de Rede Protegido (Windows Server 2008 x64).
Usuário administrado
ETC........
ETC............
Se o o cara form bom vai arrumar um jeito de fotografar as telas de código fontes de seu sistema e copiar parcialmente.

A MENTE HUMANA é MUITO CRIATIVA E COM MUITOS RECURSOS, POR ISSO TRABALHAMOS COM PROGRAMAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Boa Sorte
ALEXPASSOS 01/03/2012 19:50:10
#396198
Pessoal, eu não disse que não confio.... mais acredito que isso passa na cabeça de todo mundo, pelo menos no tempo de experiência dele ter pelo um pouco de cuidado.
Sei que posso bloquear algumas coisas mais a pessoa de má fé sempre acha um jeito de fazer o mau.

Quanto ele aprender e fazer em casa isso sem dúvida não tem o que fazer, mais ele vai ter que quebrar a cabeça como eu quebrei para fazer funcionar.

Quanto a pergunta, como nosso colega ALEDAORIGINAL se expressou achando que é uma pergunta idiota, eu não concordo, porque ninguém que criar cobra para ser picado e a pessoa que entrar na empresa tem que demonstrar ser um bom profissional e ter um bom carater e conquistar seu espaço. Acho que isso é na maioria das empresas ninguém entra recebendo tudo na mão de graça.
FOXMAN 01/03/2012 21:42:20
#396210
Vou meter meu bedelho nessa conversa porque acho interessante o assunto.

Diferentemente de alguns amigos, eu tbem não concordo na exposição dos fontes sem nenhuma segurança.

Já tive a experiência de ter uma pessoa para me ajudar no desenvolvimento e confesso, não consegui confiar 100%.
Por alguns motivos.

O aluno um dia virá ser concorrente do professor.
E se você der chance a ele , essa concorrência virá mais cedo ainda.

O pior não é ter concorrentes, ao contrário disso, a concorrência pode ser um trampolim para você mostra todo o seu diferencial, pois sem concorrência não há diferencial.
O pior é vc criar o seu concorrente, e dar a ele todas as cartas da manga que você levou anos, desenvolvendo.

Não querendo ser redundante, mas diferentemente dos amigos, eu penso que : a regra do negócio não é o principal, pois todas as regras levam a um mesmo local, a eficiência do sistema.

Tomemos como exemplo o ramo de imobiliária.
A regra de negócios de uma imobiliária pode não servir COMPLETAMENTE para outra, porém serão semelhante em quase toda sua totalidade(semelhante não é igual).
Os softwares é que serão diferentes, uns com mais recursos que outros e por ae vai.

Seguimos com os exemplos.
CASE bancário.
As regras de negócios são tão parecidas que todos os bancos tem AGENCIA COM DIGITO E CONTA COM DIGITO VERIFICADOR, lógico isso é para atestar a validade do código.
Todos os bancos seguem um [Ô]trajeto[Ô] de negócio parecido, porém seus softwares muito provavelmente serão diferentes.

CASE hospitalar.
é sabido que todo paciente deve ter um prontuario, e esse prontuário deve ser um codigo unico , e bla...bla...bla.....
No final das contas as regras [Ô]Básicas[Ô] serão semelhantes em todos hospitais, os softwares não.

Existe uma diferênça básica entre uma empresa de desenvolvimento de software, e uma empresa que tem um departamento de desenvolvimento de sotware.
Muito provalvelmente uma imobiliária que tenha uma ou duas pessoas para desenvolver seu sistema irá pensar mil vezes antes de contratar uma terceira pessoa.
Diferentemente disso, uma empresa que desenvolve software apenas aplicará testes e entrevistas para saber se o candidato tem capacidade para assumir o cargo.


SAMUKA 01/03/2012 21:46:43
#396212
ALEXPASSOS, até o momento só tava acompanhando lendo as opniões, e penso a mesma coisa que o ZEUZEBIO2.

Só quem ralou por anos pra desenvolver um sistema, [Ô]escovando bits[Ô] é que sabe o valor que ele tem.

ALEXPASSOS, só é preciso ressaltar uma coisa, qdo vc disse contratar alguem pra te ajudar a melhorar e consertar um código e na maioria das vezes não tem como fazer isso sem expor boa parte do código fonte. Fora isso, se souber gerenciar desenvolvimento, pode ir modularizando o desenvolvimento em partes que só vc terá o acesso ao código completo, para unificar e testar. Você deve tomar as proteções basicas, para impedir que seja facilmente copiado (citados pelo ALEDAORIGINAL) e um termo de responsabilidade sobre propriedade intelectual, só por garantia.

No fundo isso tudo são só precauções, pq o risco sempre vai ter.
TRTNCG 01/03/2012 22:53:52
#396217
Bem ALEX, estava acompanhando os comentários dos amigos de comunidade e achei interessante dá uma opinião.

é bem verdade que todo dono de software house, fica um tanto quanto receioso ao contratar algum programador, analista ...., o que é natural, pois não sabe a ética da pessoa contratada, comportamento e outros. No entanto isso vai sendo adquirido com um tempo, através de atitudes de confiança e profissionalismo, o que torna a convivência mais produtiva e passa toda confiança ao seu chefe ou companheiro de trabalho. No entanto, isso vai mesmo é de acordo com o caráter e dignidade da pessoa contrata, em minha simples opinião, não há dinheiro ou qualquer que seja o objeto tratado, digo (FINANCEIRO) que compre a minha dignidade. Em contrapartida, conheço pessoas que pegam fontes de outros, roubam, se utilizam das mais sacanas atividades para tentar se beneficiar as custas do suor alheio, mas para tudo existe o seu tempo e pode ter certeza que a alegria dele um dia acabará. Pois aquele que enganar as pessoas que o cercam estão enganando a si mesmo.
AJSO 02/03/2012 01:44:07
#396224
Caros AMIGOS

Não sei aqui quantos de vocês trabalham com homologação de sistemas para PAF-ECF- com TEF Discado ou Dedicado mas para homologação temos que entragar uma cópia dos fontes para homologar o registro, então os fontes ficam em garantia de processos certificados ou analises futuras.
Faço isso para algumas empresa como consultoria para não perder tempo e oriento quanto ao caminho das pedras tenho acesso irestrito aos fontes de todas as empresas e nunca tive problema com relação ao uso indevido destes pois celebramos um contrato com firma reconhecida sobre sigilo de informações não sei se é esse seu caso, pois contratos com pessoa juridica tenha valor civil no caso de violação direitos autorais ou obra intelectual.

Mas acredito que o que é de mais valioso para uma empresa de TI não são os Codigos Fonte e sim as pessoas que trabalham direta ou indireta com sua base de conhecimento, aplicado a ele. Uma empresa não deve proteger apenas seus códigos e sim as pessoas que os desenvolveram dando condições de trabalho bons salários qualidade de vida.

Boa sorte.
Página 1 de 3 [30 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas