JQUERYUI PARA WINDOWS FORM

DS2T 24/03/2016 04:25:34
#459805
Bom dia pessoal!

Depois de me acostumar com os bonitos componentes WEB, dá até um desgosto voltar para essa interface pobre do Windows Form.
Sei que existem uns componentes de terceiros e tudo, e também poderia desenhar meus próprios componentes na munheca usando GDI+... mas demora muito. Também tem o WPF né, mas eu não sei quase nada...

Aí que veio uma [Ô]brilhante[Ô] ideia hahaha Usar os próprios componentes WEB num projeto WinForm. Imagina o seguinte: Eu crio um arquivo web apenas com o componente do JQueryUI que eu desejo. Crio um userControl no Windows Form herdando do WebBrowserControl. Resumindo, cada componente seria uma página...

Bizarro? Extremamente Bizarro? hahahaha
Acredito que o único problema que terei, é ao iniciar o Form, ter que esperar o WebBrowser carregar... Mas como o conteúdo é pequeno, deve funcionar bem.
Alguém sabe me dizer quais problemas eu poderia enfrentar usando esse tipo de tática?
MESTRE 24/03/2016 07:59:26
#459806
Porque nao sai dos gatos e utiliza componente de terceiro?

http://www.telerik.com/products/winforms.aspx
DS2T 24/03/2016 08:31:27
#459807
Já usei alguns componentes de terceiros grátis em meus projetos, e acabou que as vezes dava uns bugs loucos e depois não tinha muita documentação na internet.
Mas eu também só usava quando vinha o código fonte, pois qualquer coisa, eu poderia modificar o código fonte e pronto. Mas projetos sem código fonte, não tenho essa moral... ainda mais em projeto sem grande documentação ou suporte.

O site que me passou, bem bacana. Os caras parecem ter grandes componentes e dão um suporte legal. Mas 999 dólares (o pacote mais básico de todos... e o dólar até semana passada tava 3,63 hahaha) tá meio fora do meu orçamento, ainda mais tendo em vista que não possuo uma empresa, apenas desenvolvo por hobby e freelancer.

Mas obrigado pela sugestão!
KURTGU 24/03/2016 08:40:07
#459809
Resposta escolhida
Se quiser uns free Metro Control Me da um toque que te envio uns links..
GUIMORAES 24/03/2016 09:35:38
#459811
DS2T,

Sempre esperei alguém fazer esta pergunta aqui no fórum, pois acho o assunto interessante também.
A algum tempo atrás, em algumas pesquisas que eu estava fazendo, descobri um aplicativo, chamado Electron. Basicamente, podemos criar aplicações em HTML puro, utilizando jquery, bootstrap, entre outros framework de desenvolvimento, e compilar isto em um executável. O mais bacana de tudo isto é que podemos realizar a compilação para vários sistemas operacionais (Windows, Linux,OS X).
Qual o trabalho disto? Como irei programar?
Bom, podemos usar uma WebAPI para fazer isto, ou um webservice se desejar também, fazer as chamadas via javascript para o servidor, em fim, basta utilizar a criatividade.

Segue link abaixo.

http://electron.atom.io/#built-on-electron
https://atom.io/

Agora, outra opção é o WPF. A alguns anos só tenho utilizado o WPF para desenvolver meus aplicativos, é bem superior ao WF, com muito mais recursos, e garante uma velocidade (na minha opinião) melhor que o WF, mesmo abusando do Design.
Estou utilizando este componente, que é Free, e personalizo o mesmo da minha forma.

http://mahapps.com/


KERPLUNK 24/03/2016 16:37:39
#459845
E porque não simplesmente fazer a sua aplicação em HTML mesmo e usar uma engine de browser para ler ela em um windows form? Você pode até mesmo usar a engine Gecko(Firefox) ao invés do componente WebBrowser, que é basicamente Internet Explorer.
DS2T 26/03/2016 09:47:09
#459920
Obrigado a todos!

Dei uma olhada no Gecko, mas preciso aprender melhor. Outra dica que me deram é procurar a tecnologia WPF e SilverLight...
Vou dar uma olhada no Electron também. Obrigado novamente!
KERPLUNK 26/03/2016 23:52:57
#459941
Silverlight, pode esquecer, já está descontinuado. WPF é bacana, mas o número de aplicações reais usando é bem pequeno, vi em apenas um lugar e para uma aplicação não muito grande. O caminho das pedras para aplicações web é aquele que vivo insistindo: WebAPI e clients que a consomem. Se o client é uma aplicação web, o melhor, sem dúvida é HTML + JavaScript + CSS, aliado à alguma UI estável. Nenhuma das realmente BOAS e completas que conheço são gratuitas, mas o preço vale à pena em todas elas. Com exceção da UI para AngularJS, mas tenho que admitir que AngularJS é razoavelmente mais complexo e difícil de se trabalhar. Porém depois de pronta, a aplicação fica incomparavelmente melhor, mais responsiva, com um desempenho absurdamente melhor e muito bonita. Abaixo uma tabela com várias UI, com seus preços e minha avaliação sobre cada uma delas:
[th][/th]







Frameworks UI
FrameworkMinha opiniãoPreço
KendoUIQualidade é a palavra aqui. Cria da Telerik, conhecida pelos seus excelentes produtos. Excelente nos mínimos detalhes, uma obra de arte tecnicamente falando e muito dinâmico. Os controles nativos são excelentes e com muitas opções.A licença mais barata custa U$ 999,00 bem salgado
JEasyUIPara mim, não fica para trás em nada para o KendoUI, diversos controles tão versáteis e dinâmicos quanto o KendoUIU$ 449,00
ZinoUIMeio pobre em versatilidade, mas extensível e suficiente para aplicações mais simplesU$ 9,00
JQWidgetsTambém um excelente framework, com vários componentes muito vem feitos. O diferencial é o suporte à AngularJSU$ 199,00
MetroUIPra quem quer uma aplicação REALMENTE linda, é esse o cara. Fica idêntica à qualquer aplicação no padrão Metro do windows. A grande deficiência é a falta de um Grid, mas que pode ser suprida com o excelente(e também gratuíto) DataTablesGratuíto
W2UINunca usei. Cheguei a dar uma olhada e me parece muito promissorGratuito
DS2T 30/03/2016 01:24:31
#460112
Pena que a maioria é mais Web mesmo.
Eu nunca fui muito ligado nessa parte de interface gráfica, meus programas sempre são aqueles que você abre e pensa [Ô]Foi feito em .NET[Ô], porque nem o backcolor eu mudo hehehe
Mas hoje em dia, aparência é tudo. Usuário quer coisas bonitinhas, uns efeitos... E pra quem tem um péssimo gosto como eu, fica difícil. Pra ter ideia, eu sou tão ruim com combinação de cores, que me limito a sempre me vestir com calça jeans e camisa preta... porque se eu escolher outra coisa, vou acabar fazendo uma combinação bizarra...

Dei uma olhada em todos os links, principalmente os grátis hehehe. Pena que esses grátis são apenas para Web...
KERPLUNK 30/03/2016 13:56:31
#460141
Está cada vez mais em desuso a programação tradicional em desktop. Praticamente todas as empresas grandes que conheço estão dando preferência para aplicações Web mesmo, geralmente com uso de WebAPI. Outra tendência que vejo, é o uso de thin clients justamente pela necessidade de poderem rodar uma aplicação Web que é muito mais leve. O custo deles é muito menor, tanto para compra quanto para manutenção e upgrade.
DS2T 30/03/2016 15:28:53
#460145
Nem me fale cara. Como você sabe, eu até comecei a programar Web... Mas essa parte do client-side me irrita um bocado. Tenho estudado algumas horas todo dia, mas não é algo que eu sinto que domino, como desktop.
De tanto você falar de WebApi eu já me sinto culpado quando crio um WebService... inclusive esse projeto que peguei pra fazer, irei fazer a comunicação por WebApi hahahaha

Mas será que thin clients faz tanta diferença assim? Com a velocidade de processamento e renderização que temos, aliados a velocidade de internet... Faz tanta diferença assim ter uma página só com css+html+jquery fo que uma página webforms? Obviamente o webforms cria muito lixo, mas eu acho tão insignificante a diferença de velocidade...
Página 1 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas