MIGRA?ÃO MYSQL PARA MARIADB!

MESTRE 01/04/2016 14:41:47
#460277
Citação:

:
Vou aproveitar o tópico sobre Banco de Dados e tirar uma dúvida !

Falaram sobre o SQL Server e suas limitações, dei uma pesquisada e ví que o [ô]limite[ô] da versão gratuita é de 10gb, memória máxima utilizada de 1 GB ! O quão impacta na aplicação? Vai chegar a um ponto de perder muito o desempenho? Utilizando de exemplo um BD de supermercado..

[]'s


Cara pra mim eu colocaria um Linux com MySQL, MariaDB ou Postgre, voce criar um sistema já limitado penso eu ser errado.. vamos supor que seja um super mercadinho e ele cresce eai? voce estar limitado.. penso eu assim..
SINCLAIR 01/04/2016 14:52:23
#460278
Colega,

Sua citação...

Citação:

Vou aproveitar o tópico sobre Banco de Dados e tirar uma dúvida !

Falaram sobre o SQL Server e suas limitações, dei uma pesquisada e ví que o [ô]limite[ô] da versão gratuita é de 10gb, memória máxima utilizada de 1 GB ! O quão impacta na aplicação? Vai chegar a um ponto de perder muito o desempenho? Utilizando de exemplo um BD de supermercado..



E o que o colega Mestre lhe respondeu...

Citação:

Cara pra mim eu colocaria um Linux com MySQL, MariaDB ou Postgre, voce criar um sistema já limitado penso eu ser errado.. vamos supor que seja um super mercadinho e ele cresce eai? voce estar limitado.. penso eu assim..



O colega Mestre está certo.

Sem considerar o limite de usar apenas 1Gb de memória, o que não adiantaria investir em servidores potentes para melhorar desempenho, pense que não apenas o cadastro de 4 mil itens, em mercado pequeno para médio, será usado.

Imagine as vendas diárias realizadas nos caixas, as contas parceladas (várias contas de cada cliente, em cada dia), as movimentações de estoque, os logs de acessos, os cadastros de histórico de promoções, o histórico de contas renegociadas, o histórico de compras, de logística (supondo ter 2 lojinhas). Rapidinho vais chegar ou no limite de 10Gb ou no limite de desempenho aceitável para 1Gb.

Eu sempre coloco, nos clientes, servidor FreeBSD (e com KDE para gerenciamento gráfico!) e PostGreSQL. Só quem já tem licença do Windows Server (tem que ser 2008 para frente) que acabo trabalhando com Windows.

O meu sistema praticamente roda apenas dentro do PostGreSQL, com funções, triggers e views. O [Ô]coração[Ô] do sistema é o banco de dados.

Nas estações tanto faz, se Windows ou Linux.

Uso PostGreSQL há mais de uma década e não me arrependo de ter parado com o SQL Server Express (levou um tempo até migrar todos).

MySQL só usei, quase 100% das vezes, apenas para [Ô]brincar[Ô] com algo diferente.

PS: Falei em KDE no FreeBSD. Sei que tem gente que vai querer me jogar pedras, porque servidor precisa ser linha de comando, mas o KDE no FreeBSD fica muito bom!
LEANDROVIP 01/04/2016 14:52:27
#460279
Citação:

:
:
Vou aproveitar o tópico sobre Banco de Dados e tirar uma dúvida !

Falaram sobre o SQL Server e suas limitações, dei uma pesquisada e ví que o [ô]limite[ô] da versão gratuita é de 10gb, memória máxima utilizada de 1 GB ! O quão impacta na aplicação? Vai chegar a um ponto de perder muito o desempenho? Utilizando de exemplo um BD de supermercado..

[]'s
Cara pra mim eu colocaria um Linux com MySQL, MariaDB ou Postgre, voce criar um sistema já limitado penso eu ser errado.. vamos supor que seja um super mercadinho e ele cresce eai? voce estar limitado.. penso eu assim..



Tenho o mesmo ponto de vista, apesar de o MSSQL ser um ótimo BD no cenário atual dos clientes que atendemos é inviável a compra da licença.

Provavelmente optarei pelo Postgre..

[]'s
JCM0867 01/04/2016 20:45:56
#460297
Entenderam mal, não digo que precisa ser necessariamente pago para 170 computadores, mas não arriscaria usar MariaDB, pode funcionar bem, mas testou ele sendo acessado por mais de 100 terminais ou os 170 como disse que tem? manutenção seria amigável? Suporte?, Documentação?.
O SQL server express se não me engano só para 10 conexões, 10GB e um nucleo de processamento, logo não serve, só se for o pago aí pode suportar milhares de terminais, logico que precisa ter um suporte altamente qualificado para tal e sei tb que é MUITO CARO.
tem o PostGreSQL, nunca usei, mas sei que roda no linux e tem muita documentação.

Eu tentaria achar algum lugar que falasse dos pros e contras do MariaDB.
MariaDB é servidor de banco de dados como SQL server ou banco único como Access?
MESTRE 01/04/2016 21:06:41
#460299
Citação:

:
Entenderam mal, não digo que precisa ser necessariamente pago para 170 computadores, mas não arriscaria usar MariaDB, pode funcionar bem, mas testou ele sendo acessado por mais de 100 terminais ou os 170 como disse que tem? manutenção seria amigável? Suporte?, Documentação?.
O SQL server express se não me engano só para 10 conexões, 10GB e um nucleo de processamento, logo não serve, só se for o pago aí pode suportar milhares de terminais, logico que precisa ter um suporte altamente qualificado para tal e sei tb que é MUITO CARO.
tem o PostGreSQL, nunca usei, mas sei que roda no linux e tem muita documentação.

Eu tentaria achar algum lugar que falasse dos pros e contras do MariaDB.
MariaDB é servidor de banco de dados como SQL server ou banco único como Access?


Então esse é minha grande preocupação.. o MariaDB na verdade nada mais é que um MySQL modificado, melhorado e com alguns bug[ô]s corrigidos..

Andei dando uma vasculhada e vamos lá:

MariaDB é mantido atualizado com a última versão do MySQL e irá funcionar exatamente como MySQL. Todos os comandos, interfaces, bibliotecas e APIs que existem no MySQL também existem no MariaDB. Não há necessidade de conversão de dados para exibir MariaDB.

Algumas vantagens e desvantagens estão aqui:
http://elderstroparo.blogspot.com.br/2015/03/historia-mariadb_22.html

Talvez uma vantagem de utilizar o MariaDB e MySQL seja que pelo que percebi ambos são bem parecidos, vou tentar trabalhar um pouco na localhost com o
MariaDB, e subir um dump no MySQL e ver o que acontece, se ocorrer tudo bem acho que será uma maravilha pois se apresentar algumas complicações simplesmente
gera-se o dump e back to MySQL..
KERPLUNK 01/04/2016 21:49:16
#460303
Vocês sabem bem o que é a licença GPL não é?
MESTRE 01/04/2016 22:11:43
#460304
Citação:

:
Vocês sabem bem o que é a licença GPL não é?


Não Kerplunk, não entendi muito bem poderia definir a licença GPL? e se a GPL eu não sei quem dirá a GPL v2
KERPLUNK 01/04/2016 22:34:03
#460305
Citação:

:
:
Vocês sabem bem o que é a licença GPL não é?
Não Kerplunk, não entendi muito bem poderia definir a licença GPL? e se a GPL eu não sei quem dirá a GPL v2


Pois até onde eu sei é assim:
Você está usando um software licenciado pela GPL, no caso o MariaDB. Seu software usa esse software GPL, mas ele não é regido pela GPL, é um software comercial que você cobra pelos binários. Pelo simples fato de estar distribuindo um software regido pela GPL(o banco de dados), significa que você precisa disponibilizar também o acesso aos fontes do banco de dados. Mas você também está distribuindo um software comercial e isso caracteriza violação, pelo menos é o que entendi. Se você distribui software comercial, você precisa pagar a licença mesmo assim. O assunto é polêmico e não sei de um consenso, mas você pode ler sobre isso aqui.

Em resumo, se seu software faz uso de algo regido pela GPL, você precisa distribuir os fontes do SEU SOFTWARE para não estar ferindo a licença GPL. Para distribuir seu software comercialmente, você precisa comprar uma licença.

Distribuir, significa instalar em algum lugar, disponibilizar para download ou qualquer coisa do gênero. E aqui entra mais um benefício gigantesco de aplicações Web: SaaS. Você não está distribuindo o seu software, mas sim disponibilizando-o como serviço, portanto você pode fazer uso de software regidos pela GPL sem precisar disponibilizar os seus fontes.

No caso do MariaDB, a coisa complica um pouco. Ele é basicamente uma versão do MySQL que já foi regido pela GPL, mas não mais. O MariaDB continua fazendo uso da GPL, portanto, seu software também deve ser. Para poder usar o MySQL(ou MariaDB), você usa os conectors, que são também regidos pela GPL, o que torna seu programa uma [Ô]extensão[Ô], logo, tendo que também ser regido pela GPL.
SINCLAIR 02/04/2016 07:45:35
#460312
Colega JCM0867,

Em sua citação:

Citação:

MariaDB é servidor de banco de dados como SQL server ou banco único como Access?



Impende ressaltar que o Access não é considerado banco de dados. é considerado gerenciador de arquivos. Um exemplo: não suporta A.C.I.D.

Colega Kerplunk

Citação:

Pois até onde eu sei é assim:
Você está usando um software licenciado pela GPL, no caso o MariaDB. Seu software usa esse software GPL, mas ele não é regido pela GPL, é um software comercial que você cobra pelos binários. Pelo simples fato de estar distribuindo um software regido pela GPL(o banco de dados), significa que você precisa disponibilizar também o acesso aos fontes do banco de dados.



Nesta parte está certo. é isto mesmo.

Mas nesta parte...

Citação:

Distribuir, significa instalar em algum lugar, disponibilizar para download ou qualquer coisa do gênero. E aqui entra mais um benefício gigantesco de aplicações Web: SaaS. Você não está distribuindo o seu software, mas sim disponibilizando-o como serviço, portanto você pode fazer uso de software regidos pela GPL sem precisar disponibilizar os seus fontes.



Há um engano, visto que o Software como Serviço (SaaS) é entendido como estando no mesmo patamar do uso de software baixado e instalado, uma vez que que o software comercial licencia o uso, ou seja, promove a posse e a não a propriedade, dando-se a posse por tempo limitado, exatamente como aluguel de imóveis ou veículos, sendo esta uma regra não apenas brasileira, mas de entendimento comum em países capitalistas.

Colegas,

Não sou advogado, nunca fiz prova da OAB, mas antes de decidir-me sobre os softwares a usar, consultei tudo que eu tinha disponível (que é pouco) e, por ser pouco, submeti à avaliação jurídica de 3 advogados atuantes neste ramo do direito. O entendimento dos 3 foi unânime.

De qualquer sorte, o MariaDB me parece um ótimo banco de dados. O problema reside, de fato, em ser GPL da base GNU.
NILSONTRES 02/04/2016 11:18:41
#460314
Citação:

Em resumo, se seu software faz uso de algo regido pela GPL, você precisa distribuir os fontes do SEU SOFTWARE para não estar ferindo a licença GPL. Para distribuir seu software comercialmente, você precisa comprar uma licença.


Resumo do resumo no português básico, não existe banco de dados gratuito para que você possa vender junto com seu sistema, cada cliente seu ou você deve pagar por uma licença.

Macorati
Página 3 de 5 [45 registro(s)]
Faça seu login para responder