MIGRA?ÃO MYSQL PARA MARIADB!

SINCLAIR 02/04/2016 12:01:45
#460315
Colega NilsonTres,

Citação:

Resumo do resumo no português básico, não existe banco de dados gratuito para que você possa vender junto com seu sistema, cada cliente seu ou você deve pagar por uma licença.



Acredito que você se referia aos softwares sob licença GPL.

Os softwares sob licença BSD podem ser entregues/instalados junto com aplicações comerciais, sem qualquer problema. Basta cobrar apenas pela aplicação comercial e não pelo software sob BSD (como o PostGreSQL).

Tudo de bom.
NILSONTRES 02/04/2016 17:28:22
#460329
Citação:

Acredito que você se referia aos softwares sob licença GPL.


Isso mesmo SINCLAIR, desulpe, corrigindo, sem MYSQL e sem MARIADB.
KERPLUNK 02/04/2016 17:43:01
#460330
SaaS de verdade, não existe nenhum tipo de posse sobre o software. Veja o caso do LinkedIn e Catho, eles vendem acesso, uma conta de usuário que te dá acesso à serviços. Essa é a essência do SaaS. O que é vendido não é o software em si, mas sim o uso dele.
SINCLAIR 03/04/2016 09:34:01
#460347
Kerplunk,

Bom dia.

O Software as Service (SaaS) não se trata de acesso à uma ferramenta social, como Facebook ou (citados por você) Linkedin e Catho. Nestes casos não existe licenciamento de software porque o objeto do contrato não é o software, mas o objetivo final (no caso do Facebook interação social) e do Linkedin contatos profissionais.

Quando objeto for o software, então se poderá dizer que é [Ô]software como serviço[Ô]. Exemplo: o software Conta Azul, totalmente web. O objeto neste caso é o uso do software para os objetivos finais do mesmo. No Facebook (exemplificando) o objeto e o objetivo seriam o mesmo apenas se o Facebook fosse um software para gerar ferramentas de mídias sociais.

Sei que é um tanto complexo separar o objeto do objetivo e pode dar margem à interpretações distintas, mas até o momento o entendimento usual (para o pessoal que vive no meio jurídico) tem sido este.

Tudo de bom.
KERPLUNK 03/04/2016 14:57:02
#460354
SINCLAIR, é exatamente o que me refiro. Desenvolva sua aplicação e hospede, vendendo apenas o acesso à ela, exatamente como o LinkedIn ou Catho fazem.
SINCLAIR 03/04/2016 17:07:06
#460359
Kerplunk...

Modificando um pouco o assunto, mas sem fugir do tema: baixei a GPL v2 e li toda. Toda ela. Na prática posso afirmar sem medo de errar que ela é impraticável. Eu nunca usei sistema GPL, exceto o Linux e uma vez cheguei a ter uma dúvida: se eu instalasse o meu sistema no Linux, o sistema teria que ser gratuito? Visto que se fosse distribuir com MySQL teria que ser gratuito, para funcionar em Linux, por analogia, idem.

A resposta que tive, após 3 meses de pesquisa, é que poderia instalar no Linux e cobrar pelo uso do sistema, porque ao contrário do MySQL, o Linux não estava sendo distribuído junto. Foi ai que comecei a ter noção da diferença entre posse e propriedade e objeto e objetivo.

Aconselho meus clientes usarem Linux nas estações. Mas confesso que, mesmo tendo caráter já formado com não violação de regras, sempre fiquei com uma pontinha de dúvida, porque GPL é um tantinho confusa quando vai ser aplicada.

Tudo de bom.
KERPLUNK 03/04/2016 18:09:55
#460363
Pois é, uns tempos atrás pensei em fazer uma aplicação completinha(ERP, CMS e CRM) e deixar gratuita pra quem quiser baixar e simplesmente sair usando. De vez em quando ainda penso em fazer isso... E obrigado pela boa conversa! Fazia tempo que não lembrava desse assunto e é excelente ter novos pontos de vista sobre isso!
MESTRE 04/04/2016 07:49:39
#460378
Citação:

:
:
:
Vocês sabem bem o que é a licença GPL não é?
Não Kerplunk, não entendi muito bem poderia definir a licença GPL? e se a GPL eu não sei quem dirá a GPL v2

Pois até onde eu sei é assim:
Você está usando um software licenciado pela GPL, no caso o MariaDB. Seu software usa esse software GPL, mas ele não é regido pela GPL, é um software comercial que você cobra pelos binários. Pelo simples fato de estar distribuindo um software regido pela GPL(o banco de dados), significa que você precisa disponibilizar também o acesso aos fontes do banco de dados. Mas você também está distribuindo um software comercial e isso caracteriza violação, pelo menos é o que entendi. Se você distribui software comercial, você precisa pagar a licença mesmo assim. O assunto é polêmico e não sei de um consenso, mas você pode ler sobre isso aqui.

Em resumo, se seu software faz uso de algo regido pela GPL, você precisa distribuir os fontes do SEU SOFTWARE para não estar ferindo a licença GPL. Para distribuir seu software comercialmente, você precisa comprar uma licença.

Distribuir, significa instalar em algum lugar, disponibilizar para download ou qualquer coisa do gênero. E aqui entra mais um benefício gigantesco de aplicações Web: SaaS. Você não está distribuindo o seu software, mas sim disponibilizando-o como serviço, portanto você pode fazer uso de software regidos pela GPL sem precisar disponibilizar os seus fontes.

No caso do MariaDB, a coisa complica um pouco. Ele é basicamente uma versão do MySQL que já foi regido pela GPL, mas não mais. O MariaDB continua fazendo uso da GPL, portanto, seu software também deve ser. Para poder usar o MySQL(ou MariaDB), você usa os conectors, que são também regidos pela GPL, o que torna seu programa uma [Ô]extensão[Ô], logo, tendo que também ser regido pela GPL.



Nossa que complexo, resumindo usar o Postgress é a única saída para um cliente que não queira investir em banco de dados, pois querendo ou não em pequenas e até médias empresas quem é responsável pela intalação do banco de dados e escolher o banco de dados é o próprio desenvolvedor..


Citação:

Colegas,

Não sou advogado, nunca fiz prova da OAB, mas antes de decidir-me sobre os softwares a usar, consultei tudo que eu tinha disponível (que é pouco) e, por ser pouco, submeti à avaliação jurídica de 3 advogados atuantes neste ramo do direito. O entendimento dos 3 foi unânime.

De qualquer sorte, o MariaDB me parece um ótimo banco de dados. O problema reside, de fato, em ser GPL da base GNU.


Resumindo: unico lugar para onde devemos correr é para o Postgress correto? sem gastar com licenças etc etc..
SINCLAIR 04/04/2016 08:15:59
#460381
Kerplunk,

Citação:

Pois é, uns tempos atrás pensei em fazer uma aplicação completinha(ERP, CMS e CRM) e deixar gratuita pra quem quiser baixar e simplesmente sair usando. De vez em quando ainda penso em fazer isso... E obrigado pela boa conversa! Fazia tempo que não lembrava desse assunto e é excelente ter novos pontos de vista sobre isso!



Eu que agradeço às colaborações que tens feito, em todos os posts. O resumo da ópera, sempre acreditei, que nem o lado A e nem o lado B necessariamente estão certos ou errados (um completamente certo e outro completamente errado). Quando se está envolvendo pessoas esclarecidas, geralmente o correto é o C, que mistura o lado correto do A com o lado correto do B, ignorando o lado incorreto de ambos. Só em brigas de foice que posso te dizer que tanto A quanto B, geralmente, estão ambos errados. Ainda bem que aqui tratamos de assuntos com pessoas esclarecidas.

Eu comentei acima que tive dúvidas quanto a usar meu software em Linux, isto porque era em PHP e usaria o famoso LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP). Acabei mudando tudo, ficou o PHP e o Apache, mas o MySQL troquei pelo PostGreSQL. O Linux, para servidor, sempre orientei o FreeBSD, da mesma Universidade e desenvolvedores do PostGreSQL, dai fiquei mais tranquilo quando a não estar incorrendo em falta com direitos autorais (porque, muitas vezes, mesmo sem querer, podemos incorrer em uma falta, por puro desconhecimento).

Mestre,

Citação:

Resumindo: unico lugar para onde devemos correr é para o Postgress correto? sem gastar com licenças etc etc..



Grosso modo, lato sensu, é isto mesmo. Não necessariamente o PostGreSQL, mas qualquer banco de dados que não exija código open source da aplicação e que não exija gratuidade. GPL não se encaixa. A licença BSD do PostGreSQL se encaixa nisto, mas podem haver outras licenças (não pesquisei nomes, mas sei que existem) que exigem algumas coisas, mas não código aberto ou gratuidade. Veja que fiz diferenciação entre código aberto e gratuidade, pois são coisas distintas. Teu software pode ser gratuito para uso e não ter código fonte aberto.

Eu, particularmente, quando sai do Access para ir para outro banco de dados, a via mais comum era o SQL Server. Mas pesquisei, pesquisei, pesquisei, pesquisei... consultei, consultei, consultei, consultei... cheguei a conclusão que seria o PostGreSQL. Não me arrependo. Nem pelas licenças e nem pelo desempenho e imponência do banco de dados.


Tudo de bom a todos.
MESTRE 04/04/2016 08:26:27
#460383
Citação:

:
Kerplunk,

Pois é, uns tempos atrás pensei em fazer uma aplicação completinha(ERP, CMS e CRM) e deixar gratuita pra quem quiser baixar e simplesmente sair usando. De vez em quando ainda penso em fazer isso... E obrigado pela boa conversa! Fazia tempo que não lembrava desse assunto e é excelente ter novos pontos de vista sobre isso!

Eu que agradeço às colaborações que tens feito, em todos os posts. O resumo da ópera, sempre acreditei, que nem o lado A e nem o lado B necessariamente estão certos ou errados (um completamente certo e outro completamente errado). Quando se está envolvendo pessoas esclarecidas, geralmente o correto é o C, que mistura o lado correto do A com o lado correto do B, ignorando o lado incorreto de ambos. Só em brigas de foice que posso te dizer que tanto A quanto B, geralmente, estão ambos errados. Ainda bem que aqui tratamos de assuntos com pessoas esclarecidas.

Eu comentei acima que tive dúvidas quanto a usar meu software em Linux, isto porque era em PHP e usaria o famoso LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP). Acabei mudando tudo, ficou o PHP e o Apache, mas o MySQL troquei pelo PostGreSQL. O Linux, para servidor, sempre orientei o FreeBSD, da mesma Universidade e desenvolvedores do PostGreSQL, dai fiquei mais tranquilo quando a não estar incorrendo em falta com direitos autorais (porque, muitas vezes, mesmo sem querer, podemos incorrer em uma falta, por puro desconhecimento).

Mestre,

Resumindo: unico lugar para onde devemos correr é para o Postgress correto? sem gastar com licenças etc etc..

Grosso modo, lato sensu, é isto mesmo. Não necessariamente o PostGreSQL, mas qualquer banco de dados que não exija código open source da aplicação e que não exija gratuidade. GPL não se encaixa. A licença BSD do PostGreSQL se encaixa nisto, mas podem haver outras licenças (não pesquisei nomes, mas sei que existem) que exigem algumas coisas, mas não código aberto ou gratuidade. Veja que fiz diferenciação entre código aberto e gratuidade, mas são coisas distintas. Teu software pode ser gratuito para uso e não ter código fonte aberto.

Eu, particularmente, quando sai do Access para ir para outro banco de dados, a via mais comum era o SQL Server. Mas pesquisei, pesquisei, pesquisei, pesquisei... consultei, consultei, consultei, consultei... cheguei a conclusão que seria o PostGreSQL. Não me arrependo. Nem pelas licenças e nem pelo desempenho e imponência do banco de dados.





Agora com todo seu conhecimento sobre o Postgress qual seria o impacto da migração do MySQL para o Postgre?

Agora outra questão que me pergunto: 99% dos sites com hospedagem Linux já vem com o LAMP no Cpanel pré-instalado, isso não fere o GPL/GNU?? por ex se eu criar um site utilizar o MySQL da propria hospedagem como banco de dados..

Abraços!
Página 4 de 5 [45 registro(s)]
Faça seu login para responder