MIGRACAO

EPISCOPAL 14/02/2012 20:36:05
#394753
OLÁ PESSOAL

eu tomei a iniciativa de migrar de plataforma, mais eu vi por aqui no forum do vbmania que a maioria dos softwares e desenvolvidos em c++ e atualmente em C#. Disseram aqui que o C e mais rápido do que o basic.


os programas desenvolvidos no vb6 precisa da vbrun60.dll pra a aplicação funcionar, então pergunto eu:

1 - VB.NET OU C#???
2 - VB OU C# precisa de alguma DLL para funcionar??? nao digo a nivel de referencia!!!
3 - As duas linguagens são para a mesma aplicação??? preparar softwares comerciais!!!
4 - As duas linguagens pode fazer DLL e OCX???
5 - A nivel de mercado qual o mais preferivel???

Eu vi por aqui que quem migra vai ter que começar do [Ô]ZERO[Ô]. Sendo assim prefiro aprender outra linguagem do que ficar quebrando cabeça, como muitos que migraram do clipper para vb5 e 6 ou outro.
TECLA 14/02/2012 21:29:08
#394761
1 - Se você já tem experiência em VB6, migre para VB.NET. Se você já programou em C ou JAVA, sugiro o C#.
2 - Precisa do .NET Framework compatível com a versão utilizada no projeto.
3 - O potencial das 2 é praticamente o mesmo.
4 - DLL sim, pois a OCX foi praticamente descontinuado.
5 - C# (veja o ranking da TIOBE http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html)
EPISCOPAL 14/02/2012 21:38:45
#394764
é .... valeu tecla!!!

mas ainda o vb.net tem o problema que pode-se reverter o EXE pra codigo fonte .... pra mim isso é uma injustiça e vacilo da microsoft ...


Em tempo: AS OCXs CRIADOS NO VB6 FUNCIONA NO NET????
SAMUKA 14/02/2012 23:04:26
#394778
Citação:

:
é .... valeu tecla!!!

mas ainda o vb.net tem o problema que pode-se reverter o EXE pra codigo fonte .... pra mim isso é uma injustiça e vacilo da microsoft ...


Em tempo: AS OCXs CRIADOS NO VB6 FUNCIONA NO NET????



WOLFFIRE, tanto o VB.NET qto o C# podem ser descompilados. Para resolver esse problema existem os programas para obscurecer o código. Com eles o nome das variaveis, classes, métodos, identificadores em geral são modificados para evitar o entendimento do código. Ainda vai ser possível descompilar, porém será dificil entender. Procure por [Ô]Dotfuscator Software Services[Ô] esse é padrão e vem junto, mas existem outros melhores e pagos.

Sobre OCX, vai depender muito do que ela faz. Muito provavelmente não irá funcionar na plataforma .NET
KERPLUNK 15/02/2012 09:05:30
#394795
Em primeiro lugar, não existe [Ô]migração[Ô] do Vb6 para a plataforma .NET, existe sim a ADOÇÃO. VB6 e .NET são coisas tão distintas, que não existe uma maneira de comparar um com o outro. Todos os paradigmas mudam, todas as metodologias mudam, algumas nem mesmo são mais aplicáveis no .NET de tão obsoletas que são. A plataforma .NET não é simplesmente uma evolução do Visual Studio 6, existe uma colossal diferença entre eles e o nosso amado VB6 ficou na poeira.
Para poder trabalhar realmente bem com .NET, você deve esquecer o que sabe sobre VB6, esqueça o modo como você fazia as coisas no VB6, no .NET é TUDO DIFERENTE. Certo, a sintaxe do VB.NET é parecida com o VB6, mas a coisa pára por aí.
Com .NET conhecimento de sintaxe de comandos é só o pelo na ponta da orelha de uma pulga, sintaxe você deve DOMINAR por completo antes de começar a trabalhar com essa plataforma. Uma boa comparação é:

Digamos que você tenha um funcionário que é estrangeiro e fala tipo búlgaro. Para você manter uma comunicação razoável com ele, você deve no mínimo ser nível avançado em búlgaro, certo? Pois é, agora imagine que você tem uma tarefa complicada para passar para esse funcionário que fala búlgaro fazer. Como você vai fazer para explicar os detalhes da tarefa sem falar bem búlgaro? Bem, você até pode conseguir com alguma perda de tempo, passar tudo e fazer o cara entender, mas não seria muito melhor que você fosse fluente em búlgaro? Bem assim é em relação a sintaxe, você deve ser [Ô]fluente[Ô] nela, a ponto de ver pseudocódigo e saber exatamente como fazer na linguagem de sua preferência, seja C# ou VB.NET
Ok, você ficou fluente em búlgaro e consegue manter uma comunicação muito eficiente com seu funcionário. Acontece que o que ele faz é bastante complicado, digamos que ele construa ogivas nucleares e você seja o engenheiro dessas ogivas. Imagine você desenvolvendo um mecanismo novo para ela, que deve ser construido minuciosamente passo a passo. Mesmo sendo fluente em búlgaro(sintaxe), se você não souber exatamente o que está fazendo, as consequencias podem ser catastróficas. Então, ainda mais importante que ser fluente na sintaxe, você deve dominar também metodologias e conceitos como orientação à objetos;

Com a situação acima já exposta, tenha em mente o seguinte: Não basta só dominar sintaxe, tenho que entender o que estou fazendo. O que quero dizer é não tente ler o programa como o compilador lê, isto é, comando a comando, tente ver além disso, abstrair os comandos e entender o fluxo do que está acontecendo, daí sim, você pode começar a desenvolver algo realmente bom.
Não estou desmerecendo o VB6, de modo algum, trabalhei com ele muito tempo e tenho um certo [Ô]apego[Ô] por ele. Mas as coisas evoluíram, e temos que acompanhar essa evolução, é nosso dever como profissionais de TI estar atento à todas essas mudanças.

Mas respondendo suas perguntas:
1 - VB.NET OU C#???
Questão de preferência pessoal, o que uma faz, a outra também faz.

2 - VB OU C# precisa de alguma DLL para funcionar??? nao digo a nivel de referencia!!!
Com certeza, tanto uma quanto a outra precisam do .NET Framework instalado

3 - As duas linguagens são para a mesma aplicação??? preparar softwares comerciais!!!
Sim, tanto faz.

4 - As duas linguagens pode fazer DLL e OCX???
Como já mencionei acima, o paradigma mudou, DLL e OCX do VB6 são sempre bibliotecas ActiveX, conceito que caiu por terra com a plataforma .NET

5 - A nivel de mercado qual o mais preferivel???
Isso, com certeza C#


Analisando suas dúvidas, vejo que você está preso ainda no paradigma de linguagem. Com .NET as coisas são diferentes. Lembre do caso do funcionário que fala búlgaro e é técnico nuclear? Pois é, imagine que ele também fale o dialeto BANTU e que você tenha um intérprete para esse dialeto. Faz diferença para o técnico em que língua ele recebeu uma instrução para alguma tarefa? Não, para ele tanto faz. é exatamente este o paradigma, o que faz a mágica toda é o .NET Framework, a linguagem que você usa para compilar, é praticamente irrelevante. Tanto que existe programas que [Ô]traduzem[Ô] o que você escreve em VB.NET para C# e vice-versa, sem o menor problema.
Não sei se me fiz claro, se tiver alguma outra dúvida posta ae!

PS: To pensando em pegar isso e escrever um pouco mais, pode até virar um artigo
MARCELO.TREZE 15/02/2012 12:01:06
#394807
Citação:

Analisando suas dúvidas, vejo que você está preso ainda no paradigma de linguagem. Com .NET as coisas são diferentes. Lembre do caso do funcionário que fala búlgaro e é técnico nuclear? Pois é, imagine que ele também fale o dialeto BANTU e que você tenha um intérprete para esse dialeto. Faz diferença para o técnico em que língua ele recebeu uma instrução para alguma tarefa? Não, para ele tanto faz. é exatamente este o paradigma, o que faz a mágica toda é o .NET Framework, a linguagem que você usa para compilar, é praticamente irrelevante. Tanto que existe programas que [Ô]traduzem[Ô] o que você escreve em VB.NET para C# e vice-versa, sem o menor problema.



Me deu até dor de cabeça, kkkk, mas é isso ai mesmo, eu jamais saberia explicar desta maneira.

EPISCOPAL 15/02/2012 12:08:01
#394808
Para encerrar

Qual executa mais rápido? VB.NET OU C#????

GOSTO DE VELOCIDADE ..... APESAR QUE O TECLA ACONSELHOU OPTAR POR VB.NET !!!!


JA QUE VOU TER Q REVER OS CONCEITOS, ENTÃO VOU COMEÇAR DO ZERO UAIII!!!!

EM TEMPO: SE ALGUNS COMPONENTES FEITO NO VB6 FUNCIONAM NO NET ENTÃO VALE A PENA FAZER ELES NO VB6 E IMPLEMENTAR ALGUNS CODIGOZINHOS NO NET ....

OU ESTOU ENGANADO???
KERPLUNK 15/02/2012 12:13:21
#394809
Qual executa mais rápido? VB.NET OU C#????
Você não entendeu o que escrevi... Como eu disse, o que faz a mágica é o .NET Framework, portanto, ambos rodam com a mesma velocidade.

EM TEMPO: SE ALGUNS COMPONENTES FEITO NO VB6 FUNCIONAM NO NET ENTÃO VALE A PENA FAZER ELES NO VB6 E IMPLEMENTAR ALGUNS CODIGOZINHOS NO NET ....

OU ESTOU ENGANADO???
Completamente enganado... Como eu disse, se vai começar com .NET então [txt-color=#e80000]ESQUEÇA O VB6[/txt-color]
EPISCOPAL 15/02/2012 17:57:34
#394835
Citação:

Completamente enganado... Como eu disse, se vai começar com .NET então ESQUEÇA O VB6




Quer dizer então que eu vou estar preso ao framework????

minha criatividade só vai ser aproveitada somente nos forms, classes, modulos????????????

no vb.net nao tem opção de usar referencia então????
quer dizer que as APIs nao mais vai ser útil???

EU TO ACHANDO ISSO MAIS COMPLICADO, EU ACHEI QUE IA SER MAIS FACIL!!!
SAMUKA 15/02/2012 23:10:23
#394843
Citação:

:
quer dizer que as APIs nao mais vai ser útil???



Muitas coisas que em VB6 precisavamos de API pra resolver, no framework já vem incluso.
As possibilidades de extensão são absurdamente maiores.
[Ô]é dificil explicar o gosto do mel pra quem nunca provou[Ô]

Comece a fazer testes, VBMania, Macoratti, youtube .... tem muita coisa na net.

Perca uma semana só fuçando com VB.NET ou C# pra vc ter uma idéia melhor.
Página 1 de 2 [15 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas