MIGRAR DO ACESS PARA FIREBIRD, MYSQL OU MS SQL ?

ANDPAG 14/09/2010 08:16:05
#352929
Entao o SQL Server 2000, SQL server 2005, 2008, etc não são gratuitos... mas tem suas versões compactas que são gratuitas -> SQL Server Express e MSDE....
ADRIANOM 14/09/2010 08:52:27
#352932
ANDPAG... DÁ UMA IDINHA NO MEU TÓPICO E ME RESPONDE DE ACORDO COM O PROPOSTO LÁ..PODE SER?
ABRAÇOS...
http://www.vbmania.com.br/pages/index.php?varModulo=Forum&varMethod=abrir&varID=352909&varWorld=
MARCELO.VB.PIRA 22/09/2010 19:11:08
#353626
Olha...

eu passei por todo esse processo...

de analisar todas as possibilidades antes de sair do access...

de ante-mão deixa te avisar que num vai ser fácil... num vai ser [Ô]bolinho[Ô] como falam...

Optei pelo firebird 2.1

mas me deparei com alguns problemas:

01. existe um erro (em bd grandes) chamado deadlock que vai te consumir o juizo
02. uso a IBOLE.DLL para acesso ao bd... e ela não é tao robusta assim (agora, dois anos depois vou tentar odbc)
03. bd fire na internet é tao dificil que vc naõ encontra muito material sobre isso, tem um componente (zeebeedee acho que é esse o nome) que promete muito mas cumpre pouco
04. algumas instruções SQL são especificas para o fire, deixando vc na mão na hora de migrar...vai ter q mudar muita coisa nos teus codigos
05. em wireless ele é mais lento que o mysql ou o express
06. é quase que obrigatório o backup e compactação diária para que ele mantenha a robustez, velocidade e a confiabilidade
07. A utilização de campos auto-incrementáveis degrada substancialmente a performance
08. os formatos de data e hora que estamos habituados no Brasil tem que ser trabalhados (formatados) a cada inserção ou alteração na base
09. em caso de pane no hardware do servidor fire, vc vai perder TUDO o que fez desde o ultimo backup/compactação (dai a forte necessidade dos backup's/compactações diárias)
10. a função (no painel de controle) de parar o servidor faz com que se percam os dados (igual ao que acontece no item 09)
11. por alguma razão que desconheço, sempre ficam commits abertos dentro do banco de dados
12. ele consome MUITO recurso do servidor
13. nao possibilita sql dentro de sql

PORéM!!!

01. é totalmente gratuíto
02. consegue trabalhar com uma enorme massa de dados
03. facilmente instalado junto com a aplicação através do inno, inclusive com opção de desbloqueio de suas portas no firewall
04. os melhores front end's que ja conheci são para o fire
05. os foruns do fire são muito e bons
06. as possibilidades de criação de funções internas dentro do proprio fire são ricas
07. ele funciona em servidores linux sem muitas dores de cabeça
08. o tamanho do instalador é minusculo


enfim...

vou mudar de ibole para odbc e quem sabe os problemas diminuam...

mas já estudo a possibilidade de migrar para outro bancode dados....

MARCELO.VB.PIRA 24/09/2010 19:10:30
#353793
E Outra:

pretendo migrar (não muito breve... estou adiando o máximo possível) para vb.net...

nao sei como o fire vai se comportar...

DAVIDNUNES 24/09/2010 21:45:17
#353804
Resposta escolhida
para migrar para mysql e facil !
usa esse programa para passar os dado para mysql Bullzip MS Access to MySQL(procura no google que tem e free)

para conectar

Dim usr_id As String [ô] identificacao do usuario para o banco de dados
Dim pass As String [ô] a senha (se tiver) para o banco de dados
Dim mySqlIP As String [ô] o endereco ip da maquina na qual esta o mySql
mySqlIP = [Ô]IP DO SERVER[Ô] [ô] a localizacao do usuario (localhost)

usr_id = [Ô]usuario do server[Ô] [ô] identificacao
pass = [Ô]senha[Ô]
cnn.CursorLocation = adUseClient
cnn.Open [Ô]driver={MySQL ODBC 5.1 Driver};server=[Ô] & mySqlIP & [Ô];uid=[Ô] & usr_id & [Ô];pwd=[Ô] & pass & [Ô];database=banco SQL[Ô]

se vc nao tiver o driver procura no google também
driver odbc 5.1
ADRIANOM 24/09/2010 23:52:43
#353812
puts cara.. sinceramente.. to tomando uma coça do sql server 2005 express... se alguem acha fácil.. me ajude.. por comçar com tudo...
JCHARLES 27/09/2010 11:39:15
#353923
KNILSSON,

Já deu uma olhada no SQLite? Para BDs desktop ele é muito bom: rápido, simples e pequeno. Pode ser distribuído com a sua aplicação sem qualquer problema.

O único porém desse BD é a sua tipagem dinâmica (o que não sei se é um problema ou vantagem)...mas é muito maluco. O melhor de tudo....é opensource.
KNILSSON 29/09/2010 01:09:35
#354073
Oi pra todo mundo!

Eu já tinha até fechado esse topico. Mas como vi que muita gente tinha a mesma duvida resolvi reabri-lo. Estou lendo e pesquisando sobre tudo o que postaram aqui.
Agradeço a participação de todos e vou deixar ele aberto por mais tempo então!

Até mais!
ADRIANOM 29/09/2010 02:38:49
#354076
KNILSSON, como usuário semi-iniciante (aquele que consegue montar programas, com fragmentos de códigos), também passei por essa situação...
Access sempre me atendeu, mas só o fato de existir programas em larga escala divulgados na grande rede que descobrem a senha, o fato da limitação máxima de 2GB e da Microsoft não esquentar a cabeça com o aprimoramento e sim com lançamentos, me vi na obrigação de mudar (além da potencialidade de programar para um fluxo maior de informações)...

O dilema: Qual banco de dados???? - MySQL, SQLite, SQL SERVER, Firebirde, DBF[ô]s, PostgreeSQL... entre outros.. me martelava a cabeça....
Muitos programadores dizem muitas coisas... mas filtrei pelo banco de dados com maior número de características em comum...
O fator X de decisão foi a facilidade em manipular dados...

ZAZZ... decidi.... FIREBIRD.... Muito, mas muito simples de mexer... e as dúvidas podem ser lançadas neste mesmo fórum, e sou testemunha que há pessoas qualificadíssimas que tem o senso de colaboração e lhe ajuda a sanar a dúvida....

Dica de quem está passando pelo mesmo dilema que o teu.... Use fireBird....

Espero que vc se dê bem com ele, como até o momento estou dando....

OBS.: Leitura de artigos, sempre ajuda a compreender a sua estrutura.. e existe o site www.firebase.com.br que lhe dá a introdução necessária....

ABRAÇOS...
MARCOSLOPES 27/01/2011 15:23:45
#363616
Citação:

:
Access para MySQL
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

Access para SQLServer
Único Link



Pesquisando, vi que o link da 2ª parte tb está indo para a 1ª parte e o link certo é o http://imasters.com.br/artigo/1191/access/migrando_do_access_para_o_mysql_parte_02_conhecendo_as_tabelas_do/

Vlw

Página 3 de 3 [30 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas