OCX DE TEXTBOX. PROCURO BETA-TESTES

MATRIXCENTER 08/09/2006 16:08:31
#170261
Ola pessoal.
Gostaria de compartilhar com voces esta OCX de Caixa de Texto com multiplos formatos.
Se alguem se interessar em usá-la, por favor, reportar possiveis erros.
Embora ja esteja na versao 3.0, passou por uma release recentemente.
Para os beta-testes estarei presenteando com os fontes dessa OCX.
LUIS.HERRERA 08/09/2006 18:20:00
#170309
Lionardo eu acho que identifiquei um problema.

No campo formato CEP, está criando uma máscara assim: xx.xxx-xxx

Veja o correto, pelos correios, é xxxxx-xxx

Outro detalhe, ele está usando a formatação junto com os dados, então se não configurar a propriedade maxlen ele permite incluir quantos números quiser. Por um lado isso é bom, pois permite que se houver mudança na quantidade de números do CEP, como já ocorreu de 5 para os atuais 8, seja possível aumentar seu tamanho, porém o fato de incluir os caracteres da formatação no valor, não acho legal.

Dessa forma o maxlen precisaria ficar com 10 ao invés de 8 caracteres.

Acredito que deveria ter duas propriedades:
Text e Value, onde text teria formatação + dados e Value somente os dados.

Isso facilita na hora de gravar os dados, pois não se precisa gravar também a formatação.

Uma outra sugestão seria que a formatação já ficasse visível, ao abrir o form e não somente após a digitação parcial. Os espaços facilitam a visualização do conteúdo.

__/__/____

_____-___

___.___.___-__

isso é bem mais atraente e prático.


2) Não entendi a propriedade Efetuar Cálculo. Como se usa?

3) Também não entendi o formato percentual. Se coloco 21 aparece 21 mesmo e não 0,21 ou para que serviria ele, se o text é string e não pode ser calculado diretamente?

Por enquanto é isso.
CLEVERTON 08/09/2006 18:24:30
#170312
Ó“ia minha concorrente.
Hehehehehehe.
Cara, tá bem legal mesmo, tem bastante mascara, só que vc tá deixando deletar as / e ( e - das mascaras

se vc ajustar isso, vai ficar show
CLEVERTON 08/09/2006 18:28:15
#170313
à²ia o olho clinico agindo, o LUIS HERRERA

observa os comentários desse cara que vc vai longe minino
MATRIXCENTER 08/09/2006 19:17:50
#170321
Ola LUIS HERRERA, quanto ao CEP, ate onde eu sei o formato é "99.999-999", mas vou verificar.
-Realmente, na janela propriedades, quando se escolhe o formato a ser usado pela caixa de texto, ele ja tenta PADRONIZAR o MaxLength. Eu nao previ que um dia o CEP pode aumentar de tamanho (coisa que eu sei que é possivel). Vou deixar livre o maxLength do CEP para precaver.
-A inclusao dos caracteres (tanto no CEP, quanto no numero telefone, CPF, CNPJ) tem uma unica razão: facilitar o retorno dos dados para as caixas de texto quando for fazer leitura do banco de dados. Caso contrario, eu teria que reformatar os dados para ficar "apresentavel" na tela.. seja num Label, TextBox ou qualquer outro. E alem do mais, eu penso o seguinte (posso estar errado) pra que economizar uns dois ou tres bytes no banco de dados? nao significa quase nada em termos de tamanho do banco de dados no final... (e HD é barato). Antigamente, na epoca do COBOL e CLIPPER, que tinhamos que ficar regulando espaços.. tentando limitar o nome das variaveis e campos em 8 caracteres e gravando so o necessário nos banco de dados. Mas a sua sugestão para criar o VALUE e TEXT é bem vinda. Vou fazer isto aqui.
- A propriedade Efetuar Cálculo é para que a caixa de texto aceite operadores matemáticos e retorne o resultado da operacao. Exemplo: Se o usuário digitar "10+15-4", quando apertar ENTER ira aparecer na caixa de texto o valor "21". Em algumas telas é util, como no formulario de vendas, caixa...
- O percentual eu criei mais para resolver um problema meu do que para uso geral, mas as vezes pode ser util para outras pessoas: ele simplesmente padroniza para receber numeros e colocar o sinal "%" no final. Existem momentos que quero que o usuario digite um percentual (comissao, Imposto, etc) e quando ele digitar "10", quero que apareça "10,00%" so para ficar CLARO para o usuario que aquilo é um percentual e nao um valor :D


MATRIXCENTER 08/09/2006 19:19:33
#170322
CLEVERTON, realmente o usuario pode DELETAR as mascaras, quando ele retorna automaticamente quando continua a digitacao.
USUARIO.EXCLUIDOS 08/09/2006 19:42:32
#170325
Citação:

E alem do mais, eu penso o seguinte (posso estar errado) pra que economizar uns dois ou tres bytes no banco de dados? nao significa quase nada em termos de tamanho do banco de dados no final... (e HD é barato). Antigamente, na epoca do COBOL e CLIPPER, que tinhamos que ficar regulando espaços.. tentando limitar o nome das variaveis e campos em 8 caracteres e gravando so o necessário nos banco de dados



Falou tudo amado mestre...


Uma sugestão: é realmente um saco ter que ficar colocando labels para rotular todos os controles de um form... Seria interessante se vc colocasse Rótulos automáticos no controle, podendo ser posicionado acima ou a esquerda do controle, dependendo da estética que se queira montar o form, creio que facilitaria mto.... os componentes truedbtex, truedbdate, etc... da ComponentOne possuem esse recurso, mas não permitem colocar o rótulo com fundo transparente, ficando com visual pobre em forms e containers gradientes. Alem de que seu controle é bem mais leve...
CAIO.IN.DUST 08/09/2006 19:59:44
#170329
So esse erro com o formato telefone
MATRIXCENTER 08/09/2006 20:29:17
#170330
CAIO, tentei reproduzir aqui o erro do telefone e nao consegui. QUais foram os passos que voce executou para reportar este erro?
CAIO.IN.DUST 08/09/2006 20:50:29
#170333
Estava com o efeturcalculo como true, se estiver falso ele não gera erro.
USUARIO.EXCLUIDOS 08/09/2006 22:37:08
#170339
Apenas uma sugestão...

pq não desenvolver uma mascara mais flexivel... feita de uma maneira que eu defina a mascara que eu quiser.

por exemplo:

digamos que eu queira uma mascara que tenha que ser XXX-9999, onde o X aceita apenas alfa e 9 apenas números. Ou que 99999, seja entendido que apenas numeros sejam aceitos com limite de 5 caracteres. Ou uma data representada por 99/99/9999.


Página 1 de 3 [23 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas